conecte-se conosco


Cuiabá

Ação integrada leva orientações, serviços e atendimento de saúde à profissionais do sexo

Publicado

Uma ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá,  coordenada pela Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos, cerca de 40 (quarenta) profissionais do sexo e pessoas trans que trabalham na região do Distrito Industrial, foram atendidas com diversos serviços como vacinação da gripe, consultas médicas e odontológicas, bem como orientações básicas sobre os cuidados e as formas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis- IFST’s e outros agravos. Essa foi a quarta ação realizada no local.

“Realizar essa ação demonstra a preocupação e atenção da gestão Emanuel Pinheiro quanto ao atendimento desse público tão vulnerável, que mesmo com o passar dos anos, o preconceito permanece. Por isso que sempre realizamos ações dessa natureza para que os serviços ofertados pela rede pública de saúde cheguem até elas. Isso é uma gestão humanizada”, disse a secretária- adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.  com os projetos Consultório de Rua e o Projeto Amor, para conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

“Somos esquecidas em razão da forma do nosso trabalho e ainda mais, sofremos muito com a discriminação. Então quando a gente recebe eventos com uma grande oferta de serviços, a gente aproveita. Eu mesma, sempre que a equipe vem, eu consulto com o psicólogo. É muito gratificante e recompensador”, afirmou a profissional do sexo, Dayane.

“Estamos muito satisfeitas com todo esse cuidado da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Direitos Humanos. Aproximar os serviços, principalmente os de saúde é fundamental, uma vez que, a maioria dessas profissionais não têm tempo para se deslocar a uma unidade de atendimento. Sem falar do preconceito, que ainda prevalece entre a sociedade. As meninas pertencem a um grupo extremamente marginalizado e discriminado pela população. A nossa eterna gratidão”, declarou a ex-profissional do sexo e colaboradora do projeto Incluiabá, Xica da Silva.

Além do atendimento em saúde, a equipe da Assistência Social esteve no local para o cadastramento dessas profissionais para recebimento dos benefícios sociais do Governo Federal.

A Câmara de Vereadores por meio da Sala da Mulher, também se fez presente com a entrega de cestas básicas. “Ações pontuais como essa devem ser mantidas. A Câmara Municipal de Cuiabá é e sempre será parceira da Prefeitura e de projetos como esse. Mesmo em meio a tantas dificuldades, medos, procurem seus direitos. A Câmara de Cuiabá está de portas abertas”, ressaltou a secretária de Comunicação da Câmara, Elizângela Tenório. 

“Há cada edição conseguimos mais parceiros para que essas pessoas marginalizadas pela sociedade tenham acesso a dignidade com mais qualidade de vida e a saúde em dia”, destacou a secretária-adjunta.

O respeito a todos e todas é uma marca da Gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, que inclusive, vem empoderando esse grupo social dentro do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá com o projeto Incluiabá, finalizou.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Conferência Municipal oferece espaço democrático para debate técnico sobre VLT xBRT

Publicado

Durante a abertura da Conferência Municipal VLT x BRT, na manhã desta quinta-feira (07), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios- AMM, o anfitrião do evento, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que o objetivo da realização desse encontro é para apresentar as vantagens e ou desvantagens dos dois modelos. 

Mais de 250 pessoas participaram do evento nesta manhã, entre autoridades como o presidente do Creci MT, Benedito Odário, presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, presidente da Ucamb, Édio Martins, diretoria da OAB-MT, presidente da Femab, Walter Arruda, e diversos representantes e líderes comunitários.

“Essa Conferência Municipal é voltada exclusivamente para o povo e para a sociedade. Não é para nenhuma autoridade, prefeito, vereador ou governo. É uma contribuição que a Prefeitura de Cuiabá, com a realização desse encontro, dá para colocar luz no debate sobre a escolha do melhor modal de transporte. O Brasil está colocando luz, para que Cuiabá possa sair das trevas desse embate que já dura cerca de dez anos, com 44 vagões parados e um projeto já aprovado”, declarou o prefeito.

Em sua fala, Emanuel Pinheiro reforçou dizendo que, a promoção dessa discussão, é para que a população de um modo geral, possa conhecer quanto já foi gasto de fato com o projeto do VLT, que prazo vai levar para conclusão da obra, qual será a forma de operacionalização, valor da tarifa.

“É um evento para debater o que será o VLT e o BRT. É um espaço para esclarecimento sobre o que realmente interessa, qual o melhor modal a fim de promover a cidadania e dignidade para quem depende do transporte público”, pontuou o prefeito.

O vice-prefeito José Roberto Stopa disse que a Conferência é um espaço para esclarecimento de dúvidas e informações técnicas. “Claramente a Prefeitura de Cuiabá defende o VLT. Nós temos a certeza de que esse é o melhor caminho. É o modal mais moderno, eficiente e sustentável. É inadmissível deixar para trás mais de um bilhão de reais. Deixar um sistema moderno e mudar para um modelo conservador. As grandes capitais estão deixando o BRT e migrando para o VLT. Por isso, esperamos com essa conferência deixar tudo bem esclarecido”, ponderou Stopa.

Presente ao evento, o engenheiro e secretário municipal de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego explicou que, da forma em que estão apresentando o funcionamento do BRT é bem diferente. “Esse modelo é exclusivo para ônibus. Da forma em que estão colocando que terá acesso para outros veículos como ambulâncias, não será um corredor exclusivo. O VLT é uma linha exclusiva, proporcionando um tráfego ágil e moderno”, destacou Juarez.

Outro fato importante e que deve ser explicado, conforme o secretário, é em relação a composição tarifária. Esse levantamento é semanal, tendo como base o número de passageiros por dia. “As questões relacionadas a valores da tarifa, é bem relativo. No mês de agosto, o valor era de R$ 8,00 e hoje está R$ 6,00. Entretanto, no mês de agosto, eram transportados cerca de 70 mil usuários. Hoje são mais de 205 mil passageiros”, explicou Juarez.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná, informou que o legislativo municipal não está de braços cruzados sobre os modais de transporte. “Se formos analisar friamente , nós não dependemos do transporte. É a população que precisa ser ouvida. Estamos à disposição e agradecemos em nome da Câmara de Cuiabá, parabenizá-lo, pela iniciativa, sempre voltada para o bem estar da população cuiabana”, disse o vereador.

Entidades de diversas classes representativas foram convidadas. O presidente do Conselho de Corretores de Imóveis de Mato Grosso- Creci, professor Benedito Odário foi claro e objetivo ao dizer que a classe imobiliária defende a continuidade do projeto do VLT. “Costumo dizer que os corretores de imóveis, as imobiliárias de Cuiabá são os grandes responsáveis por terem vendido na época da Copa do Mundo, em 2014, por terem vendido a ideia, comercializado os imóveis na espera de um modal de transporte eficiente, moderno e humano.  O mercado imobiliário considera um retrocesso o BRT, considera o modelo como um ônibus melhorado”, defendeu.

“O comércio é o maior empregador de Mato Grosso. Nós deixamos de perguntar para aquele que depende do transporte coletivo para locomoção diária, não foi consultado. Essa consulta pública já devia ter sido realizada. Nós não apoiamos nenhum lado político. Nós defendemos os nossos trabalhadores, que merecem um transporte de qualidade e seguro. Nós somos a favor da população cuiabana e varzeagrandense. Se o primeiro mundo merece, nós de Mato Grosso vamos retroceder e falar em BRT? É um retrocesso muito grande”, questionou o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Júnior.

O diretor e representante da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB MT, Helmut Daltro, considera a discussão mais do que válida. “Debates que trazem como linha de ação o bom diálogo, principalmente em questões sensíveis à sociedade, sobre o caso dessa discussão técnica sobre o VLT ou BRT. A OAB está sempre à disposição da Prefeitura de Cuiabá para servir de balizador. Esperamos que seja escolhido o melhor e o modelo mais recomendado do modal de transporte que atendam os anseios da sociedade”, argumentou Helmut.

O senador José Medeiros parabenizou a iniciativa do prefeito em colocar em debate o assunto VLT. “O VLT é um assunto que tem tomado dimensão nacional. Vários segmentos voltaram os olhos para a capital de Mato Grosso, mas não de forma positiva. Por isso que te parabenizou, em colocar pela primeira vez, o assunto num debate técnico. Sou a favor daquele que não quer jogar um bilhão no mato’”, disse Medeiros.

“Dar a oportunidade da população conhecer de fato e de direito. O que é esse modal, vantagens e desvantagens. Uma situação que se arrasta há mais de dez anos e nada definido. A Conferência é realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Nós defendemos o VLT, mas o mesmo espaço, nesse ambiente técnico foi colocado à disposição para quem defende o BRT. Queremos virar a página”, finalizou Pinheiro.

Mais de 250 pessoas, entre autoridades como o presidente do Creci MT, Benedito Odário, presidente do Crea-MT, Juarez Samaniego, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, presidente da Ucamb,Édio Martins, diretoria da OAB-MT, presidente da Femab, Walter Arruda e diversos representantes e líderes comunitários.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro entrega nova Unidade de Saúde Família no Residencial Nico Baracat

Publicado

A gestão Emanuel Pinheiro realizou a entrega da unidade básica de saúde (USF) Enfermeira Mirian Pinheiro, na noite de quarta-feira (8). Dessa vez, os contemplados foram os moradores do Residencial Nico Baracat 1,2 e 3 e adjacências. Aproximadamente 10 mil pessoas/mês serão beneficiadas pelas equipes de saúde.

A obra realizada no local teve como objetivo oferecer mais comodidade para os pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com capacidade de acolher duas equipes de Saúde da Família, a unidade foi entregue totalmente climatizada, equipada com novas mobílias e equipamentos de última geração, além de salas odontológicas.

A unidade de saúde Mirian Pinheiro vai servir como ponto de apoio para as equipes, que irão realizar os atendimentos de aproximadamente 12 bairros locais. São realizados ainda atendimentos médicos, enfermagem e alguns procedimentos técnicos como: vacinas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, saúde bucal, farmácia, dentre tantos outros.

“É mais uma unidade de saúde totalmente equipada com o que há de melhor e preceituando com o que assumimos com a população de se fazer uma gestão mais humanizada, com atendimento digno para nossa gente. As pessoas quando chegam, às vezes, nem sempre precisam de atendimento, mas de um acolhimento, de uma atenção”, disse o vice-prefeito José Roberto Stopa.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Welignem Leite da Silva, a comunidade local vai contar com atendimento de uma equipe multidisciplinar, que será feito por um médico da família, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista e um auxiliar em saúde bucal. “Nós estimamos que iremos atender cerca de 150 pessoas. Isso quer dizer que serão aproximadamente mais de 10.000 pessoas beneficiadas no local mensalmente”, completou Silva.

A USF Nico Baracat- Enf. Miriam Pinheiro teve um investimento de aproximadamente R$ 850 mil com uma área total construída de 340,04 m². Conta ainda com duas equipes de Atenção Básica, e cada equipe será responsável por acompanhar as 10.000 mil pessoas. A unidade conta ainda com duas modernas cadeiras odontológicas para facilitar o acesso da população aos locais de atendimentos de saúde bucal.

A unidade de saúde é a terceira a ser entregue pela gestão Emanuel Pinheiro, somente em 2022, de um total de 10 previstas para serem entregues ainda neste ano. A secretária municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, aproveitou para anunciar que outras dez unidades serão entregues ainda esse ano.

“Hoje estamos recebendo uma ferramenta que é muito importante e que fará diferença na vida de milhares de pessoas, e também mostra cada vez mais o compromisso que o nosso prefeito assumiu em fazer uma gestão mais humanizada para com as pessoas que vivem distantes do centro da capital”, comentou a secretária.

Já para Benedita Paixão Almeida, presidente do bairro Nico Baracat, a entrega do posto de saúde é fundamental para que os moradores do local possam ter acesso a saúde de qualidade sem necessariamente precisar se deslocar até o centro de Cuiabá. “Até dias atrás, não tinha cobertura aqui no bairro, e com essa entrega do nosso prefeito vamos passar a ter uma melhoria para a nossa família, pois vamos ter o posto, médica, consulta, resumindo o que posso dizer é que hoje é um dia ímpar para nós moradores do Nico Baracat.

Os bairros que serão contemplados com a USF serão: Mirante do Parque, Vila Cuiabá, Assentamento Liberdade, Manduri, Residencial Aricá, Benedita Costa Marques, Salvador Costa Marques, Condomínio Ilhas Canárias, Condomínio Ilhéus, Residencial Nico Baracat I,II,III e Colina Verde.  

Funcionamento

De acordo com a  secretária Suelen Danielen Alliend, a unidade de saúde já entrou em funcionamento nesta quinta-feira (9). “Aos moldes de um PSF, a unidade prestará todos os atendimentos inerentes da Atenção Primária com um diferencial de humanização do prefeito, que será a área de odontologia. A equipe já está preparada e devidamente qualificada para realizar os atendimentos de livre demanda à população, fortalecendo a virada de página na Saúde. Os atendimentos são feitos das 7h às 17h com uma pausa às 11h e retornando às 13h do almoço.

Autoridades Presentes

Além do Vice- Prefeito, José Roberto Stopa e da Secretária de Saúde Municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, fizeram parte do dispositivo de honra diversas lideranças locais e os vereadores: Adevair Cabral, Cezinha do Nascimento e Mário Nadaf.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana