conecte-se conosco


Várzea Grande

Ação contra Covid-19 chega neste final de semana nos bairros Pirineu, Planalto Ipiranga, Costa Verde e Engordador 

Publicado


.

11/09/2020    5

A sexta edição da ação “Várzea Grande contra a Covid-19” será realizada neste final de semana, dias 11 e 12 de setembro, e, abrangerá uma região com quatro bairros: Pirineu, Planalto Ipiranga, Costa Verde e Engordador. 

A estrutura para atender a população está montada na Escola Municipal de Educação Básica “Eunice César de Melo” e são realizados: testagem da Covid-19, aferição de temperatura, atendimentos médicos em casos positivos, distribuição de kits de tratamento, vacinação contra H1N1, além da emissão do cartão SUS e atualização do Cadastro Único. 

A ação integra o plano de prevenção e combate ao Coronavírus em Várzea Grande e já esteve nas regiões do Parque do Lago, São Mateus, José Carlos Guimarães, Canelas e Capela do Piçarrão. Ao todo, somente nesses bairros foram realizados 5.267 testes rápidos, 922 pessoas confirmadas positivas com a Covid-19, distribuídos 473 medicamentos, e, 2.365 pessoas vacinadas contra a H1N1. 

“Esse mutirão visa promover ações de educação em saúde relacionadas à prevenção da Covid-19 nestas comunidades além fortalecer as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária relacionadas ao novo coronavírus junto ao comércio das regiões abrangidas. Na ação também atentamos para a assistência à pacientes com sintomas gripais, realizamos a vacinação contra Influenza e fazemos a testagem rápida após uma pequena entrevista. Inicialmente planejamos realizar somente nos bairros com maior incidência da doença, mas devido aos resultados positivos, ou seja, da redução da propagação do vírus continuaremos em mais bairros”, explicou o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, destacando que a testagem orienta a equipe de saúde e ajuda a observar a evolução da doença e nas tomadas de novas decisões. 

Diógenes Marcondes acrescentou que Várzea Grande está conseguindo controlar a pandemia da Covid-19 por ter investido pesado em saúde pública. “Todas as obras realizadas, ações desempenhadas, equipamentos adquiridos estão tendo reflexos positivos agora, basta lembrar que as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) dos bairros Ipase e Cristo Rei foram construídas e inauguradas na atual gestão e servem de referência para outras cidades de Mato Grosso por recomendação do Ministério da Saúde”.                      

Na ação estão envolvidas as secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Assistência social, Defesa Social, Governo e de Saúde. “Acreditamos na integração de esforços na hora de prestar serviços à população. Com esse mutirão não será diferente e teremos mais um trabalho conjunto em benefício de toda a sociedade várzea-grandense. Somente da equipe da Saúde são mais de 50 profissionais trabalhando nesses mutirões”, disse a coordenadora dos trabalhos, Cláudia Gracinha 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Lucimar antecipa salário de outubro e autoriza aumento para professores

Publicado


27/10/2020    11

Em respeito a todos os servidores públicos que comemoram seu dia nesta quarta-feira, 28 de outubro, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, anunciou o pagamento dos salários do mês de outubro na data de hoje, 27, e o envio para a Câmara Municipal de Projeto de Lei assegurando  a correção salarial de 12,89% para os professores da Rede Pública Municipal, concursados e contratados como determina o piso nacional do magistério.

A folha de pagamento importa na ordem de R$ 31,7 milhões com os salários e encargos sociais e atende a 8 mil servidores da Prefeitura Municipal, da Previdência Social de Várzea Grande (PREVIVAG) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG).

“Os servidores públicos sempre foram parceiros da Administração Municipal e prestam serviços em todas as áreas educação, saúde, social, obras entre outras e atendem aos cidadãos que são nossos patrões”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos assim que terminou sua reunião com a equipe econômica definindo a antecipação dos salários para hoje.

Lucimar Sacre de Campos anunciou que foi construído um entendimento com a Câmara Municipal, através do seu presidente Fábio Tardin, para que um novo Projeto de Lei fosse encaminhado para recompor os salários dos professores da Rede Pública Municipal.

Segundo a Legislação Federal o Piso Salarial é para os professores efetivos, mas Várzea Grande ampliou também para os professores contratados.

“Encaminhamos um projeto de Lei no início deste ano, mas uma emenda parlamentar, acabou tornando o mesmo inconstitucional, o que acabou sendo confirmado pelo Poder Judiciário, mas para demonstrar que nosso interesse é atender a categoria dos professores, nós estamos remetendo um novo projeto de lei, já que o anterior se tornou ilegal, e vamos pagar o referido aumento salarial que corresponde ao Piso Nacional dos professores retroativo a março deste ano”, explicou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

O presidente da Câmara Municipal, Fábio Tardin, lembrou que os vereadores emendaram o Projeto de Lei inicial e isto acabou tornando o Projeto de Lei inconstitucional, mas conforme preceitua a legislação e utilizando de bom senso, a prefeita Lucimar Sacre de Campos e nós construímos um entendimento que irá permitir que seja assegurado aos professores o referido aumento salarial.

A prefeita reafirmou ainda que o calendário salarial anunciado no inicio do ano será rigorosamente cumprido e que ainda neste ano de 2020, mais de R$ 128 milhões em salários e encargos sociais serão quitados para circular na economia e permitir que o comércio e a indústria, assim como os servidores públicos, possam planejar seu final de ano.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

Publicado


27/10/2020    4

Treze escolas da rede municipal estarão abertas para coletar óleo de cozinha usado dentro da Campanha Semana Lixo Zero que acontece entre os dias 23 de outubro a 1º de novembro. Dia 27 é o Dia D da coleta, pois é o Dia do Óleo. O evento é organizado pelo Lixo Zero Várzea Grande em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.

“O tema deste ano é “lixo zero inspira a minha cidade a…” aproveitando essa ideia e o momento vivido causado por desequilíbrios ecológicos, por conta da intervenção humana na natureza, o convite é feito para a comunidade refletir, informar, praticar, divulgar e engajar a sociedade de forma geral a participar da semana e criar novos hábitos para um novo mundo, um novo normal”.

Em Várzea Grande, a I Semana Lixo Zero passou a fazer parte do calendário municipal de Várzea Grande após lei sancionada este mês (Lei Municipal N° 4634/2020) que instituiu no calendário oficial do município, numa ação articulada pelo Lixo Zero Várzea Grande com o apoio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A I Semana Lixo Zero em Várzea Grande teve inicio no dia 23 de outubro e vai até o dia 1º de novembro com 30 ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Várzea Grande, Aeroporto Internacional Marechal Rondon , Empresas , Associação de catadores, Escolas municipais e outros parceiros. Esse movimento é em prol de uma sociedade mais sustentável e com o máximo reaproveitamento do lixo.

As temáticas que serão abordadas no evento são: Escola Lixo Zero, Reciclagem e a Geração de Oportunidades; Tecnologias para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Cidades Lixo Zero; Temática Sustentável na Cultura; Escolas Lixo Zero; Logística Reversa, Cidades Sustentáveis, Consumo consciente; Redução, Reutilização, Reciclagem e Compostagem; Ações para a sensibilização social e Valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais, voltadas para o meio ambiente.

 Atualmente o lixo é um dos principais problemas das cidades brasileiras, e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Além disso, hoje boa parte dos nossos resíduos tem como destino o aterro sanitário.

Segundo Kamila Barros, Coordenadora da Semana Lixo Zero em Várzea Grande e Embaixadora do Lixo Zero Várzea Grande: “A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de trazer sensibilização ambiental para que a população possa entender que ela também deve ter uma atitude cidadã e se inspirar para tornar a cidade melhor e mais justa. A Abordagem será por meio de palestras, lives, vídeos, oficinas, workshops, eventos esportivos e artísticos na cidade, em diversos locais , tais como: universidades, escolas, comunidades, empresas, juventude, mulheres, projetos sociais e ambientais entre outros” pontuou.

De acordo com a coordenadora, a ideia esse ano é valorizar as iniciativas virtuais ou presencias e qualquer pessoa que possa  participar. Quem tiver interesse em organizar ações durante a Semana poderá se inscrever no instagram do @lixozervarzeagrande. Podem ser cadastrados eventos como palestras, lives, oficinas, limpezas em áreas internas, exposições, fóruns ou qualquer atividade ligada à conscientização e boas práticas para redução da geração de resíduos. Lembrando que este ano todas as ações serão digitais e, caso haja alguma iniciativa presencial, deverá respeitar todas as recomendações de saúde pública para evitar contágio da Covid-19.

“O evento é organizado por voluntários e embaixadores em parceria com o Instituto Lixo Zero e entidades públicas e privadas. É importante ressaltar que a Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização social, e depende da participação e do protagonismo dos seus voluntários” disse.

Conceito Lixo Zero:Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração. 

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Além do Drive thru no Aeroporto para recolhimento de materiais recicláveis como equipamentos eletrônicos, papel, papelão e plástico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural sustentável  também está recebendo óleo de cozinha usado em sua sede na Av. da FEB.

As escolas que estão recebendo o óleo de cozinha usado nesta semana são:

EMEB Deputado Ary Leite de Campos- Rua H Q-14 Parque das Mangabeiras

EMEB Irenice Godoy de Campos- Rua Camarões. Jd . Imperial

EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias- Av. Principal- Praia Grande

EMEB Mamed Untar – Rua Marfim – Jd. Alá

EMEB Júlio Domingos de Campos- Rua Luís Pedro de Lima, 970. Capão Grande

EMEB Juvenília Monteiro – Rua principal- Engordador

EMEB Eliza Maria da Silva- Av. Chile. Cohab Cabo Michel

EMEB Vereador Zeno – Rua Antídio Manoel da Silva- Distrito Pai André

EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha – Av. Venezuela- Mapim

EMEB Apolônio Frutuoso da Silva – Av. Valter Fontana. Construmat

EMEB Honorato Pedroso de Barros – Av. Filinto Muller- Água Vermelha

EMEB Salvelina Ferreira da Silva – Av. São Sebastião. Maringá III

Confira a programação completa por meio das plataformas do instagram e facebook ( www.instagram.com/lixozerovarzeagrande e www.facebook.com/lixozerovarzeagrande).

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana