SE RETRTOU

Abilio recua após chamar UFMT de “bosta”: “errei demais”; veja vídeo

· 1 minuto de leitura
Abilio recua após chamar UFMT de “bosta”: “errei demais”; veja vídeo
Na postagem de retratação, Abilio usou como referência um trecho de entrevista da reitora

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou atrás e reconheceu publicamente nas redes sociais que “errou demais” ao classificar o ensino da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como “bosta”. A declaração, feita dias atrás e baseada em suas convicções ideológicas, causou revolta generalizada e colocou o liberal no centro de uma onda de críticas de todos os lados, inclusive de políticos e personalidades que têm vínculo direto com a instituição.

Na postagem de retratação, Abilio usou como referência um trecho de entrevista da reitora Marluce Aparecida, que classificou o ataque como “incompreensível”. Ela lembrou que, enquanto deputado federal, o próprio Abilio havia sido um dos maiores aliados da universidade, destinando recursos por meio de emendas parlamentares.

O prefeito admitiu a gravidade do que disse. “Errei demais, não deveria usar um adjetivo deste e ofender esta instituição tão importante para Cuiabá e Mato Grosso. A minha insatisfação com os dias atuais da universidade não me dá o direito de ofender toda a sua história e os que por lá passaram”, afirmou.

Mesmo pedindo desculpas, Abilio voltou a insistir no argumento de que sua fala surgiu do incômodo com o que chama de “militância político-partidária” dentro da UFMT e a ausência de um posicionamento mais firme da instituição diante de episódios de violência em seu ambiente. “Nada me dá o direito de ofender a instituição, e a boa memória dos que por lá passaram. Eu amo a UFMT (apesar deste último gesto não demonstrar), gosto tanto da instituição que sou o deputado federal que mais mandou recursos para universidade”, reforçou, tentando equilibrar o pedido de perdão com críticas à gestão atual.