PERÍODO CHUVOSO

Abilio faz apelo para população reforçar prevenção contra dengue e chikungunya

· 1 minuto de leitura
Abilio faz apelo para população reforçar prevenção contra dengue e chikungunya

Conteúdo/ODOC- O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), fez um apelo à população para que redobre os cuidados durante o período chuvoso e participe das ações de prevenção contra doenças como dengue e chikungunya. A declaração foi dada em entrevista à imprensa, em meio ao aumento do risco de proliferação do mosquito transmissor.

Segundo o prefeito, o mês de fevereiro costuma concentrar o maior número de focos do mosquito, em razão do acúmulo de água provocado pelas chuvas. Ele alertou que atitudes simples no dia a dia podem fazer a diferença para evitar um cenário mais grave nas próximas semanas.

“A chuva começou e as coisas estão difíceis neste momento. Cuiabá precisa melhorar a sua cultura. Não deixe lixo no chão, limpe sua casa, não deixe recipientes com água parada”, afirmou.

Abilio também reforçou a necessidade de atenção com locais que costumam ser esquecidos pela população, mas que representam risco elevado. “Não deixe piscina abandonada, caixas de água descobertas e qualquer objeto que acumule água porque as consequências vão vir em fevereiro, quando tiver o maior número de focos dos mosquitos da dengue e chikungunya”, disse.

O prefeito lembrou ainda das ações realizadas pela administração municipal nos últimos anos e destacou que o envolvimento da população é decisivo para a redução dos casos. “Em 2025 fizemos muitos mutirões e ações com as secretarias em conjunto para tentar corrigir problemas que ocorreram em 2024. Espero que em 2026 a gente tenha indicadores menores do que em 2025. A participação de todos é fundamental”, concluiu.


A Prefeitura de Cuiabá mantém campanhas de orientação e mutirões de limpeza em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de eliminar focos do mosquito e reduzir a incidência das doenças.