MORADORES DO CONTORNO LESTE

Abilio endurece discurso contra protestos: “quem optar por esse caminho não terá o apoio de Cuiabá”

· 1 minuto de leitura
Abilio endurece discurso contra protestos: “quem optar por esse caminho não terá o apoio de Cuiabá”

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a criticar a forma como moradores do Contorno Leste têm realizado protestos pela regularização fundiária. Em vídeo publicado nas redes sociais, o gestor afirmou que não vai abrir diálogo com manifestantes que bloquearem ruas ou danificarem vias públicas com a queima de pneus.

“Não vamos conversar com quem faz manifestação queimando pneu e fechando via”, declarou Abilio, ressaltando que atos de vandalismo afastam qualquer possibilidade de negociação com a Prefeitura.

O prefeito disse que seguirá a mesma linha adotada pelo Governo Federal em relação às manifestações de 8 de janeiro de 2026, quando as ordens judiciais determinaram a desobstrução das vias sem negociação com os envolvidos. “Aqui em Cuiabá é a mesma regra. Se queimou pneus, fechou vias, não haverá conversa”, reforçou.

Além disso, Brunini anunciou que moradores flagrados depredando o patrimônio público não serão contemplados em futuros programas de distribuição de lotes municipais.

As declarações ocorrem na mesma semana em que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a ordem de desocupação do Contorno Leste. A medida atendeu pedido de José Leonardo Vargas Galvis, morador da área.

Apesar do tom mais duro, Abilio ressaltou que não rejeita manifestações pacíficas. Segundo ele, já atendeu diversas vezes manifestantes que protestaram em frente à Prefeitura. “Eu sempre desci para conversar. Se querem marcar reunião, eu participo. Mas queimar pneus e prejudicar o asfalto não vai chamar minha atenção, vai me afastar”, disse.

O prefeito concluiu reforçando que os atos violentos não terão respaldo de sua gestão: “Quem optar por esse caminho não terá o apoio de Cuiabá”.