Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) poderia unificar a direita em Mato Grosso caso decidisse disputar uma vaga no Senado pelo Estado.
Carlos, filho “02” do ex-presidente Jair Bolsonaro, transferiu recentemente seu domicílio eleitoral para Santa Catarina, onde pretende concorrer ao Senado em 2026. A mudança, porém, gerou instabilidade no bolsonarismo catarinense e abriu espaço para que o vereador cogitasse disputar por outros estados considerados redutos conservadores.
Para Abilio, mesmo diante das resistências, Carlos tem demonstrado capacidade de diálogo. “Eu acho que o Carlos, se viesse para cá, ajudaria a agregar à direita. Ele entrou em um Estado que tem divergências entre os candidatos, mas tem sido um conciliador. Vejo o Carlos puxar a Carol De Toni para perto, diminuindo as diferenças”, declarou.
Em Santa Catarina, Carlos deve disputar uma das duas vagas ao Senado com a deputada federal Caroline De Toni (PL), mas encontra oposição de lideranças políticas locais, do setor empresarial e de nomes que pretendem a reeleição, como o senador Esperidião Amin (PP). A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) já se posicionou contra a “importação” de candidatos, reforçando a tensão dentro do PL e no entorno do bolsonarismo regional.
A possível candidatura de Carlos é vista nos bastidores como uma estratégia da família Bolsonaro para ampliar sua força no Senado em um dos estados onde o movimento conserva forte apoio popular. Críticos, no entanto, afirmam que a tentativa de impor o nome do vereador pode fragmentar a direita catarinense, desgastar o partido e dividir votos na corrida eleitoral de 2026.
Apesar das resistências, Abilio entende que o papel conciliador atribuído ao vereador em Santa Catarina poderia se repetir em Mato Grosso. Para o prefeito, Carlos mostra disposição para aproximar lideranças e reduzir conflitos internos, um movimento necessário para fortalecer o campo conservador em todo o país.
Na avaliação de Abilio, essa postura tem potencial para ser reproduzida em outras unidades da federação. “Esse trabalho que ele está fazendo em Santa Catarina, de conciliar projetos positivos para representar o estado, nós precisamos fazer em cada unidade da federação. Eu também tenho que buscar alinhamento, em vez de inflamar problemas. Esse não é naturalmente meu papel”, brincou o prefeito.