RUMO ÀS URNAS

Abilio confirma que Bolsonaro já definiu Medeiros e Mauro Mendes para disputa ao Senado

· 1 minuto de leitura
Abilio confirma que Bolsonaro já definiu Medeiros e Mauro  Mendes para disputa ao Senado

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta terça-feira (16) que a chapa bolsonarista ao Senado em 2026 já está desenhada. Segundo ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu como pré-candidatos o deputado federal José Medeiros (PL) e o governador Mauro Mendes (União Brasil).

A definição, de acordo com Abilio, foi ratificada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan.

Apesar da sinalização de Bolsonaro, Valdemar admitiu que ainda há impasses internos. O maior deles envolve o senador Wellington Fagundes (PL), que articula sua candidatura ao Governo do Estado e defende espaço para sua nora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), em uma composição ao Senado. Janaina aparece bem posicionada em pesquisas de intenção de voto e seria uma aposta do MDB numa eventual aliança com os liberais.

Abilio, no entanto, minimizou a disputa. Para ele, a decisão de Bolsonaro prevalece, embora outros partidos tenham liberdade para lançar candidatos. “Os pré-candidatos do Bolsonaro ao Senado são o Mauro e o Medeiros. Isso já está resolvido. Qualquer partido pode lançar nomes, isso é natural, mas o presidente já fez sua escolha”, declarou.

Outro ponto que ainda precisa ser ajustado é a sucessão ao Palácio Paiaguás. Enquanto Wellington busca viabilizar sua candidatura pelo PL, Mauro Mendes mantém apoio público ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Na visão de Abilio, o cenário não inviabiliza alianças futuras. Ele lembrou a eleição de 2022, quando houve indefinição entre os projetos de Wellington e Neri Geller (Republicanos) ao Senado, mas a convergência acabou acontecendo com o apoio de Mendes a Wellington. “Tudo tem seu tempo. Hoje estamos apenas construindo as conversas para 2026. O presidente Bolsonaro tem uma preocupação central, que é garantir representatividade no Senado”, completou.