COMENTÁRIO NO INSTA

Abilio cobra Janaina após defesa de ação dos EUA contra Maduro: “coloque #ForaLula”

· 1 minuto de leitura
Abilio cobra Janaina após defesa de ação dos EUA contra Maduro: “coloque #ForaLula”

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá (0 km de Cuiabá), Abilio Brunini (PL), alfinetou a deputada estadual Janaina Riva (MDB) após uma publicação da parlamentar em defesa da ofensiva militar dos Estados Unidos na Venezuela, que terminou com a captura do presidente Nicolás Maduro.

Nas redes sociais, Janaina falou sobre acolhimento de venezuelanos em Mato Grosso e associou a ação americana à possibilidade de reconstrução democrática do país vizinho. Segundo a deputada, a população da Venezuela vive uma crise profunda, marcada por extrema pobreza e restrições a direitos básicos, o que justificaria medidas internacionais para restabelecer a soberania nacional.

O post provocou reação imediata de Abilio Brunini. Ao comentar, o prefeito cobrou um posicionamento mais incisivo da deputada e condicionou o discurso a críticas diretas ao presidente da República. Para ele, o governo brasileiro e apoiadores do Partido dos Trabalhadores têm responsabilidade indireta pela sustentação do regime venezuelano.

Na resposta, Abilio afirmou que qualquer condenação à ditadura de Maduro deveria vir acompanhada de um “#ForaLula”, sob o argumento de que aliados do presidente brasileiro também dão respaldo político ao governo venezuelano.

A postagem que deu origem à troca de declarações citava o fluxo migratório de venezuelanos para Mato Grosso em busca de melhores condições de vida e apontava que mais de 80% da população da Venezuela enfrenta situação de extrema pobreza. Dentro desse contexto, Janaina defendeu que decisões adotadas pelo governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, poderiam permitir que o povo venezuelano retomasse o controle do próprio destino.

Além do prefeito, a queda de Maduro também repercutiu entre outros políticos do estado. O deputado federal José Medeiros (PL) e a senadora Margareth Buzetti, também usaram as redes sociais para comemorar a captura do presidente venezuelano, afirmando que o episódio representa um momento histórico para a Venezuela e para a América Latina.