EM CUIABÁ

Abílio ataca ministro Carlos Fávaro em lançamento da Expoagro 2025; veja vídeo

· 1 minuto de leitura
Abílio ataca ministro Carlos Fávaro em lançamento da Expoagro 2025; veja vídeo
Em discurso no evento, Abilio desdenhou da importância do cargo ocupado por Fávaro no governo federal

Conteúdo/ODOC - Durante o lançamento da 57ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), realizado na noite de quinta-feira (10) em Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini (PL) causou polêmica ao fazer declarações ofensivas contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Em discurso no evento, Abilio desdenhou da importância do cargo ocupado por Fávaro no governo federal, afirmando que "ser ministro da Agricultura de um governo petista é a mesma coisa que bosta".

A fala, registrada em vídeo, repercutiu negativamente entre autoridades e representantes do setor agropecuário. A Expoagro, considerada uma das principais feiras do agronegócio em Mato Grosso, está programada para acontecer entre os dias 10 e 20 de julho, com expectativa de movimentar milhões em negócios e atrair milhares de visitantes.

Além das críticas direcionadas ao ministro, o prefeito também usou seu discurso para criticar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o ensino nas escolas sobre o setor agropecuário. Segundo ele, os estudantes não têm acesso a informações claras sobre o papel de Cuiabá no agronegócio e são induzidos a acreditar que o MST produz alimentos, o que, na visão de Abilio, não corresponde à realidade.

As declarações do prefeito geraram reação imediata. O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Mato Grosso, Leny Rosa Filho, que estava presente no evento, se manifestou pelas redes sociais. Em publicação no Instagram, Leny elogiou a organização da feira, mas lamentou a postura do prefeito.

“Parabéns ao Sindicato Rural de Cuiabá pela organização da 57ª Expoagro. Pena que o brilho da festa foi ofuscado pela falta de educação e despreparo do prefeito de Cuiabá, que desconhece o papel institucional do Ministério da Agricultura e não tem respeito pelas autoridades eleitas de forma democrática pelo povo”, escreveu.
Essa não é a primeira vez que Abilio Brunini, pré-candidato à reeleição, utiliza eventos públicos para fazer críticas contundentes ao governo federal e a lideranças políticas.