Carros e Motos
ABB investe mais de R$ 150 milhões em fábrica de carregadores

Buscando se manter na liderança no segmento de soluções de carregamentos de veículos elétricos, a ABB E-mobility inaugura sua maior fábrica de carregadores, o “Centro de Excelência em E-Mobility”, localizado em Valdarno, na Itália.
A nova fábrica irá ter a produção focada em soluções de carregamento de Corrente contínua (DC) e segundo a ABB, seus carregadores irão contemplar todos os setores de transporte que utilizem de energia elétrica.
A ABB informa que já vendeu mais de 680 mil carregadores veiculares em mais de 85 países, e esse novo investimento de US$ 30 milhões serviu para dobrar a capacidade de produção e ampliar a fábrica, que agora pode construir mais de 10 mil carregadores do tipo DC anuais.
“A abertura de nossa nova instalação em Valdarno demonstra o compromisso da ABB em construir um futuro de emissão zero . Além do aumento da capacidade de produção, o investimento ajuda a consolidar nossa reputação como líder mundial em soluções de carregamento de veículos elétricos , fornecendo soluções para os veículos de hoje e amanhã.” Declarou Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.
A nova fábrica conta com sete linhas de produção, e quinze instalações de testes que conseguem realizar até mais de 400 seções de recarga por dia consegue produzir um carregador do tipo DC a cada 20 minutos

A tecnologia está presente em todos os lugares da fábrica, até o chão da estrutura é automatizado e é conectado ao armazém, e controla o estoque, que é totalmente rastreado e apoiado com veículos guiados automaticamente .
A ABB investiu cerca de 14% das suas receitas de 2021 em Pesquisa e Desenvolvimento, e a nova estrutura terá um espaço de 3.200 m² para a prototipagem de novos produtos.
Além disso, mais de 10% dos funcionários da estrutura serão responsáveis para soluções inovadoras como softwares e novas ferramentas de gerenciamento de vida de baterias de veículos elétricos.
Além disso, a fábrica de Valdarno (Itália) busca ser o mais eficiente possível e coleta água da chuva e utiliza na irrigação, os resíduos de produção são reciclados e a energia utilizada na fabricação é oriunda da energia solar , e todos esses recursos evitam a emissão de 338 toneladas de CO2 por ano.
Segundo a ABB toda a sua rede de transporte corresponde a 29% da emissão de gases poluentes da empresa, e a busca por desenvolvimento de tecnologias de baterias elétricas e carregamentos de ônibus e veículos pesados, podem auxiliar neste sentido.
Fonte: IG CARROS


Carros e Motos
BMW abre nova linha de produção para módulos de bateria na Alemanha

A BMW inaugura a sua segunda linha de produção de módulos de baterias elétricas na planta de Leipzig, na Alemanha. A expansão da capacidade da fábrica é resultado de um investimento de 70 milhões de euros.
A fábrica de Leipzig é responsável pela produção dos módulos de baterias que o BMW i4 utiliza, e a nova linha de fabricação ocupa o espaço onde era produzido o BMW i3 , descontinuado no fim de junho .
“O lançamento da segunda linha de produção de módulos de bateria de Leipzig é uma contribuição importante para fornecer os componentes de bateria necessários para fabricar um número crescente de veículos eletrificados”, disse Markus Fallböhmer, Head de Produção de Motores e E-Drive do BMW Group .
A planta de Leipzig passou a produzir módulos de baterias em Maio do ano passado, fabricando os módulos do SUV iX , e agora, cada módulo de bateria da i4 passará por 196 estações de produção, antes de ser concluído.
A produção das baterias para os carros elétricos do Grupo BMW é dividida em duas etapas: Produção dos módulos e montagem da bateria de alta voltagem.
A primeira etapa consiste em um processo automatizado de limpeza com plasma das células de íon-lítio, após isso, as células passam por um revestimento especial e então são combinadas em módulos maiores.
Quando concluído, o módulo é colocado em uma estrutura de alumínio, junto com conectores que controlam a energia e resfriamento de toda a unidade.
Para a BMW é importante ter a produção dos módulos “em casa” já que a quantidade de módulos necessários para produzir uma bateria depende até da versão do modelo produzido.
Atualmente, a fábrica emprega mais de 700 funcionários , e a nova linha ainda irá criar mais 250 novos empregos na região. A BMW ainda planeja aumentar a fábrica num momento próximo.
A fabricante possui um plano de expansão para a planta de Leipzig, e irá produzir também motores elétricos, podendo ser responsável por todo o trem de força de um modelo elétrico do Grupo BMW.
Nesse sentido, os investimentos em Leipzig passam também pela produção dos módulos de baterias do sucessor do Mini Countryman . O novo SUV da Mini terá opção 100% elétrica, e irá se beneficiar da estrutura presente em Leipzig.
Fonte: IG CARROS
Carros e Motos
Nova geração do Toyota Yaris estreia na Tailândia. Mas virá ao Brasil?

A Toyota revela na Tailândia o novo Yaris Ativ que por lá já está na quarta geração. Visualmente, o sedã compacto lembra bastante o Corolla. Na dianteira, uma grande abertura cobre a maior parte do para-choque, ladeada por dois faróis agressivos que se conectam através do acabamento.
Já a parte lateral revela traços mais “musculosos” remetendo à esportividade e ao mesmo tempo certo ar de sofisticação. Já na traseira adota uma postura mais esportiva com lanternas traseiras angulares e uma silhueta mais aerodinâmica, mais próxima da carroceria fastback.
Por falar em esportividade, além das rodas com visual agressivo de aro 16 de série, o Yaris Ativ conta com uma série de complementos mais esportivos como parte do pacote opcional Presto, incluindo extensões de para-choque e soleira lateral, além de um enorme aerofólio.
O carro que em alguns mercados recebe o nome de Vios é baseado na Daihatsu New Global Architecture (DNGA ), ao contrário do hatchback Yaris de especificação da UE, que fica na plataforma TNGA-B.
Dessa maneira, o carro é um pouco maior que a geração anterior , medindo 4.425 mm de comprimento, 1.740 mm de largura e 1.480 mm de altura. A maior diferença é a distância entre eixos de 2.620 mm que é mais longa em 70 mm em relação ao modelo antigo.
Sob o capô, o Toyota permaneceu com o motor de quatro cilindros, de 1,2 litro naturalmente aspirado que produz 93 cv de potência e 11,21 kgfm de torque . E no sistema de transmissão conta com uma caixa automática CVT, enviando potência para o eixo dianteiro.
Por dentro, o design é bastante moderno e conta com materiais de melhor qualidade para o segmento. A tela sensível ao toque de infoentretenimento independente de 9 polegadas é compatível com todos os recursos de conectividade , juntamente com um painel de instrumentos semidigital de 7 polegadas atrás do novo volante com muitos botões integrados.
O novo Toyota Yaris também tem entradas USB, ar condicionado automático com saídas de ar para todos os passageiros (dianteiros e traseiros), iluminação ambiente de 64 cores, sistema de som Pioneer de seis alto-falantes e divisores de espaço para bagagem no porta-malas.
Além disso, não poderia faltar o Toyota Safety Sense com muitos ADAS, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego traseiro traseiro e monitoramento de ponto cego.
O Toyota Yaris Ativ já está disponível na Tailândia com preços que variam entre 539.000 baht (R$ 78.047) e 689.000 baht (R$ 99.767), dependendo do acabamento. O lançamento em outros mercados asiáticos onde adotará a placa de identificação Vios provavelmente ocorrerá nos próximos meses.
No Brasil
Por aqui, a linha Yaris foi lançada em 2018 nas configurações hatch e sedã. No entanto, essa geração atual do modelo existe desde 2013 na Tailândia e, sendo assim, acaba de passar por uma série de mudanças mais significativas.
No mercado brasileiro, a linha Yaris ganhou apenas uma leve reestilização em janeiro deste ano. Mas há rumores de que a Toyota não deverá apostar em uma nova atualização do modelo no Brasil, onde tudo indica que um novo SUV compacto será o escolhido para ser o modelo de entrada da marca no país.
Fonte: IG CARROS
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