conecte-se conosco


Carros e Motos

A nova Honda CBR 650R na pista

Publicado


source
Honda
Divulgação

A esportiva Honda CBR 650R em ação no circuito Haras Tuiuti. O novo farol duplo tem inspiração na superesportiva Honda CBR 1000RR Fireblade

Apresentada no Salão Duas Rodas no ano passado, finalmente a nova Honda CBR 650R pôde ser avaliada na pista, depois que seu lançamento oficial, que seria em abril deste ano, foi adiado.

Durante a apresentação oficial da Honda CBR 650R , que  ocorreu em uma live pela internet , as alterações no modelo que permitiram a troca da letra “F” no seu nome anterior pelo “R” – letra essa que indica uma boa disposição as pistas (Racing) -, foram descritas, mas só mesmo pilotando em uma pista essas novidades poderiam ser verificadas.

Antes de sair com a Honda CBR 650R para avaliação de pista, o papo entre os jornalistas e os técnicos da Honda foi meio nostálgico, lembrando a chegada da icônica Honda CB 600F Hornet , ainda com carburador e farol convencional circular. Apesar de suas características que atualmente seria consideradas deficiências, a Hornet era uma motocicleta muito agradável e popularizou o motor de quatro cilindros modernos entre os brasileiros.

Sua evolução, com visual renovado, farol streetfighter e injeção de combustível, realmente era muito melhor, mas ficava a saudade da carburada anterior. A motocicleta foi tão bem aceita que o Brasil foi o mercado onde mais se vendeu Hornet no mundo.

Foi em 2014 que chegou a sua substituta, a Honda CB 650F, juntamente com sua versão esportiva CBR 650F. Lembro que cheguei a achar que a nova motocicleta, mesmo com seu motor de maior cilindrada e mais tecnologia, era mansa demais para substituir a fogosa Hornet, que tinha o motor derivado da superesportiva Honda CBR 600RR. Mas essa imagem foi corrigida com a chegada da nova geração das 650, em 2017, quando pude experimentá-las no ótimo circuito dos Cristais , em Curvelo, Minas Gerais.

Desta vez, no entanto, a família Honda 650 está ainda melhor, com muitas alterações tecnológicas importantes. A naked Honda CB 650F, que cedeu seu lugar para a nova CB 650R NSC, passa a integrar também a família Neo Sports Café, inaugurada pela Honda CB 1000R , e que estará aqui na próxima semana, em uma avaliação de estrada. Hoje teremos a esportiva Honda CBR 650R, em uma avaliação no circuito Haras Tuiuti.

Bem diferentes em sua concepção, o circuito de Tuiuti é estreito, com curvas fechadas e cheio de aclives e declives, enquanto que o circuito dos Cristais é largo, longo e plano, com muitas curvas muito longas e abertas. Mesmo assim foi possível perceber a melhor dirigibilidade esportiva da nova Honda CBR 650R, que fez por merecer o “R” ao final do seu nome.

O circuito me pareceu bastante favorável à nova Honda CBR 650R, pois ela se mostrou extremamente estável mesmo em uma sequência de curvas fechadas. Um dos motivos pela melhor adaptação às pistas foi a alteração da parte posterior do quadro tubular de aço, onde é acoplada a balança da suspensão traseira. Essa modificação foi também responsável pela redução de 1,9 kg no peso total da motocicleta.

Mais importante, no entanto, foi a adoção da suspensão dianteira com garfo invertido, uma Showa SSF (Separated Function Fork, uma bengala age como amortecedor e a outra age como mola). Nos freios, a Honda CBR 650R passa a ter cáliperes de quatro pistões fixados radialmente na roda dianteira. Com essas alterações, a posição de pilotagem ficou levemente mais esportiva, e também mais confortável na pista, com o avanço de 30 mm na posição dos dois novos semi-guidões.

Honda
Divulgação

Melhor posição de pilotagem em um novo banco de duas partes

A Honda CBR 650R passa a ter também o sistema de controle eletrônico de tração HSTC – Honda Selectable Toque Control, que limita a perda de aderência na roda traseira em acelerações mais fortes em pisos de baixa aderência (desligável por um botão no punho equerdo do guidão), e a embreagem deslizante de acionamento assistido. Tem ainda o sistema de emergência Emergency Stop Control, que aciona o pisca-alerta por alguns segundos em frenagens fortes acima de 56 km/h.

Visualmente, a Honda CBR 650R está fácil de ser diferenciada da anterior CBR 650F, principalmente pelos novos faróis inspirados na superesportiva maior da marca, a Honda CBR 1000RR Fireblade. O painel de instrumentos, do tipo blackout LCD, tem agora shift light, que indica a melhor rotação para a troca de marcha, configurada pelo piloto, e indicador digital de marchas. A Honda CBR 650R está disponível nas cores vermelho e cinza e tem preço de R$ 41.080.

Fonte: IG CARROS

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carros e Motos

Lexus UX 250h estreia novos equipamentos

Publicado


source
Lexus
Divulgação

Lexus UX 250h: modelo híbrido é o mais vendido na marca no Brasil e agora passa a ficar mais equipado de série na linha 2020

Modelo mais vendido da divisão de luxo da Toyota no Brasil, o SUV híbrido Lexus UX 250h ganha novos equipamentos de série no mercado brasileiro.

Uma das adições é o pacote de segurança ativa Lexus Safety System, que na versão de entrada Dynamic (R$ 233.990) conta com controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa, frenagem automática de emergência, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado na traseira. Já a versão de topo Luxury (R$ 266.990) do SUV traz todos esses itens mais o monitor de pontos cegos.

Outra novidade é a incorporação de Android Auto e Apple CarPlay ao sistema multimídia, com tela de 7″ (Dynamic) e 10,3″ (Luxury) e que já funcionava como um DVD player. Em ambas as versões, a lista de equipamentos do utilitário esportivo híbrido traz bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, rodas de liga leve de 18″, faróis de LED, seletor de modos de condução, ar-condicionado automático de duas zonas e chave presencial.

O Lexus UX 250h é montado sobre a plataforma modular GA-C, a mesma que é empregada no Toyota Corolla. O conjunto motriz é composto por um motor 2.0 a gasolina e outro elétrico, que desenvolvem a potência combinada de 184 cv. Com tração nas rodas dianteiras e um câmbio automático, o UX 250h acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge 177 km/h de velocidade máxima.

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Carros e Motos

Toyota Corolla Hybrid Premium: sedã campeão de vendas hi-tech

Publicado


source
Corolla
Carlos Guimarães/iG

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium: versão topo de linha do sedã médio mais vendido também agrada pelo visual moderno

Se não fosse a pandemia, teríamos novos lançamentos no mercado automotivo. Entretanto, de um jeito ou de outro, ainda são poucas as opções eletrificadas no Brasil, e o Toyota Corolla Hybrid é uma das mais lembradas e mais em conta. Tudo bem que os R$ 137.890 cobrados pela versão Altis Hybrid e os R$ 145.390 pelo Altis Hybrid Premium não são exatamente “baratos”, mas a realidade é que ainda se trata de uma tecnologia cara mesmo.

 O Toyota Corolla Hybrid é nacional, montado em Indaiatuba (SP), e se tornou o primeiro modelo híbrido flex do mundo. Como sedã médio sem pretensões esportivas, conta com motor 1.8, de ciclo Atkinson (feito para ser mais econômico por exigir menos força do movimento ascendente dos pistões), que rende 101 cv e razoáveis 14,5 kgfm. Para ajudar na eficiência energética, existe o motor elétrico, de 72 cv e 16 kgfm, carregado apenas nas frenagens e com o movimento das rodas, sem precisar ser plugado na tomada.

Logo de cara fica claro que um dos pontos positvos do carro é a economia de combustível. Segundo dados do Inmetro, o sedã faz até 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol, os números caem para 10,9 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada), o que não deixa de ser bom para o segmento — com carros que pesam próximo de uma tonelada e meia.

Por outro lado, o Corolla não é exatamente um carro primoroso no desempenho. Acelera de 0 a 100 km/h em medianos 12 segundos e chega à máxima de 180 km/h. Apesar disso, suas respostas ao acelerador e retomadas de velocidade são ágeis, principalmente no modo Sport (com botão posicionado no console), devido à entrega instantânea de torque, ajudado pelo motor elétrico.

Quanto ao espaço interno e ao conforto, por sua vez, a Toyota fez seu dever de casa e evoluiu com o novo Corolla. Com aumento de 1,5 cm no seu balanço traseiro e 1 cm de largura, os ocupantes ganham mais espaço. Atrás, há muito espaço para as pernas, já que praticamente não existe túnel central no piso e a largura permite acomodar três adultos. No porta-malas, vão bons 430 litros.

Fluido, macio e desenvolto

Corolla
Divulgação

Mostrador digital do Corolla vem com várias funções, entre as quais a que monitora o funcionamento do sistema híbrido

Ao volante, chama atenção o rodar suave e o bom trabalho da suspensão, que consegue unir bem a rigidez com a maciez, nas situações. A altura reduzida em 2 cm ante a antiga geração e a suavização das linhas da carroceria e das áreas frontais, foi decisiva para a aerodinâmica, que otimizou o isolamento acústico.

Com novos amortecedores, além da revisão na posição da barra estabilizadora dianteira e da nova geometria da suspensão, o carro passou a ter mais estabilidade em velocidades altas. Algo que favorece bem a segurança, que nesta versão topo de linha conta com itens como frenagem de emergência, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa, reconhecimento de placas de trânsito e acendimento automático das luzes.

E a forma como você se sente a bordo é bem agradável. Além disso, o acesso aos equipamentos é simples. E tanto a qualidade dos acabamentos quanto a utilização dos materiais ao redor também agradam. Couro e plásticos  contribuem para a sensação de toque macio nas superfícies.

O banco permite todas as posições possíveis, sempre com boa visão e integração ao carro. Isso se deve ao painel mais baixo, bem como às colunas mais estreitas e aos posicionamento dos retrovisores que não criam pontos cegos.

As telas do carro se resumem ao cluster digital e à central multimídia de 8 polegadas sensível ao toque com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. Também é fácil de usar, mas sua interface não é a das mais agradáveis e intuitivas do segmento.

Conclusão

O Toyota Corolla sempre foi (e continua sendo) um carro de excelência, por equilibrar muito bem todos os atributos que se espera de um sedã médio. Tem conforto, tecnologias, eficiência e confiabilidade. 

Na nova geração, bem que poderia trazer a conectividade mais refinada oferecida pelos concorrentes, e nessa inédita versão híbrida, apimentar um pouco mais o motor, para uma adicionar um pouco mais de empolgação em meio a toda a sua suavidade. Bastou esses dois aspectos para o Toyota Corolla Hybrid ser o automóvel definitivo.

Ficha técnica: Toyota Corolla Hybrid

Preço: A partir de R$ 137.890 (R$ 145.390 na versão testada)
Motor: 1.8, quatro cilindros, flex (Atkinson)
Potência: 101 cv (E) / 98 cv (G) a 5.200 rpm
Torque: 14,5 kgfm a 3.600 rpm
Transmissão: Automático, CVT , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / braços sobrepostos (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 225/45 R17
Dimensões: 4,63 m (comprimento) / 1,78 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)
Tanque: 43 litros
Porta-malas: 470 litros
Consumo etanol: 10,9 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 16,3 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana