conecte-se conosco


Mulher

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Publicado


source

Alto Astral

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam
Reprodução: Alto Astral

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Quando a menstruação atrasa, o primeiro pensamento que vem a cabeça de uma mulher é, muitas vezes, gravidez. Mas, antes de acionar o modo desespero, é preciso considerar outras possibilidades, porque, ao contrário do que muitos pensam, diversos fatores podem atrasar o fluxo menstrual.

Segundo Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra da Clínica GRU, vale lembrar que “ao longo da vida, o organismo da mulher passa por uma série de alterações hormonais, como durante a adolescência e a menopausa”. E isso, de acordo com a médica, pode levar a variações no ciclo menstrual, incluindo o tão temido atraso.

Porém, é preciso estar atenta: a menstruação atrasada também pode ser sinal de condições mais sérias. Abaixo, confira alguns dos fatores que podem causar esse problema durante o período menstrual.

Prática intensa de exercícios físicos

Diversas atletas profissionais tendem a sofrer com atraso da menstruação. “Isso porque a atividade física, quando realizada em excesso e intensivamente, pode levar a alterações hormonais, atrapalhando, assim, o ciclo menstrual normal”, afirma Pinho.

Estresse e ansiedade

Ainda de acordo com Eloisa Pinho, a irregularidade da menstruação também pode ocorrer em períodos de estresse . “Durante momentos estressantes, liberamos uma série de hormônios, como o cortisol, que podem causar alterações no ciclo hormonal regular da mulher, desorientando o organismo”, explica a médica.

Tatiana Megale, doutora pela Escola Paulista de Medicina, relata que algumas mulheres ficam tão estressadas e ansiosas, por medo de uma possível gravidez, que a menstruação acaba sendo atrasada justamente pela reação. “É normal esse atraso acontecer nesses casos, sim”, pondera Megale.

Como resultado, o ciclo menstrual pode ser interrompido e a menstruação ocorrer mais tarde ou até mesmo não acontecer.

Síndrome do Ovário Policístico

Atingindo cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) tem como um de seus principais sintomas o atraso da menstruação. “A SOP é uma desordem endócrina caracterizada pelo surgimento de cistos que interferem no processo de ovulação, impedindo que os óvulos sejam liberados e a menstruação ocorra”, explica Pinho.

Você viu?

Além disso, a obstetra afirma que outras doenças do aparelho reprodutor, como endometriose e tumores, também podem afetar a regularidade da menstruação.

Uso de métodos contraceptivos

Segundo Pinho, alguns métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional e o DIU hormonal, podem fazer com que as menstruações cessem por completo; até porque interferem diretamente nos níveis hormonais, provocando enormes alterações no organismo.

Má alimentação

Uma alimentação inadequada e distúrbios alimentares também podem fazer com que a menstruação atrase. “Isso acontece porque o organismo precisa de nutrientes específicos e uma grande quantidade de energia para produzir corretamente os hormônios necessários para ovulação”, esclarece Pinho.

Caso isso não ocorra, devido a uma alimentação precária, o organismo não terá forças suficientes para realizar seu trabalho, causando, assim, o atraso.

Alterações na tireoide

Os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, também figuram entre as causas desse atraso, visto que os hormônios da tireoide influenciam diretamente o funcionamento adequado dos ovários. Quando em desequilíbrio, podem favorecer a irregularidade do ciclo menstrual.

Por fim, Pinho lembra que uma pequena variação na regularidade do ciclo menstrual é perfeitamente normal. Logo, um atraso de alguns dias não deve ser motivo de preocupação. Contudo, se a menstruação não desce há mais de três meses, é fundamental consultar seu médico ou médica. “Apenas um profissional será capaz de realizar uma avaliação e diagnosticar a causa exata do problema, indicando assim o melhor tratamento para cada caso”, finaliza.

Consultoria: Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra pós-graduada em ultrassonografia ginecológica e obstétrica pela CETRUS; Tatiana Megale, ginecologista e obstetra com doutorado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

4 formas de se conscientizar sobre as pautas LGBTQIA+

Publicado


source

Alto Astral

4 formas de se conscientizar sobre as pautas LGBTQIA
Reprodução: Alto Astral

4 formas de se conscientizar sobre as pautas LGBTQIA

Em junho, é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ! O principal objetivo da data é chamar a atenção para a importância de se discutir pautas relacionadas à comunidade, visando, assim, combater o preconceito e a violência contra pessoas fora do padrão hétero-cis.

A necessidade do tema é tamanha que, em meados de maio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo contra discriminação LGBTQIA+. Em seu pronunciamento, ele lembrou que 69 países ainda criminalizam e condenam as relações entre pessoas do mesmo sexo ou formas de expressão de gênero. Além disso, segundo a ONU, desde o início da pandemia de COVID-19, foi documentado pelas Nações Unidas o agravamento da discriminação, violência e discurso de ódio, por exemplo.

De acordo com relatório de 2018 do Grupo Gay da Bahia , instituição que se dedica a levantar dados sobre a população LGBTQIA+ no Brasil, a cada 20 horas, uma pessoa da comunidade LGBT+ morre no Brasil simplesmente por ser LGBT+, em outras palavras, por LGBTfobia.

Portanto, é urgente falarmos sobre o assunto e entendermos a importância do Mês do Orgulho. Mas como começar? Bem, primeiro, é preciso entender alguns pontos, veja abaixo.

Sigla

Em resumo, as letras da siglaLGBTQIA+ significam o seguinte:

L ésbicas

G ays

B issexuais

T ranssexuais e travestis

Q ueer e questionando

I ntersexo

A ssexual

+ representação de que são plurais as formas de orientação sexual e identidade de gênero, a fim de englobar todas as pessoas.

Identidade de gênero x orientação sexual

Identidade de gênero é se identificar ou não com o seu gênero (feminino e masculino). Assim, pessoas que não se identificam com seu gênero, ou sexo biológico, são transgêneras . Aquelas que se identificam com o gênero que foram designadas ao nascer são cisgêneras.

Já a orientação sexual tem a ver com quem alguém se relaciona e a ligação afetiva que pessoas têm entre si. Logo, heterossexuais são aqueles que se relacionam com pessoas do sexo oposto (homem/ mulher); homossexuais são as pessoas que se relacionam com o mesmo sexo (homem/ homem ou mulher/ mulher). No entanto, há aqueles que sentem atração por ambos os sexos, são os bissexuais.

E, antes que você pergunte: sim, uma pessoa pode ser transsexual e heterossexual, por exemplo. Isso porque identidade de gênero e orientação sexual são coisas diferentes.

Agora que você já entendeu o que significam as letras da sigla LGBTQIA+ e a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, veja o que você pode fazer para se conscientizar e se tornar um aliado da comunidade mais colorida do mundo!

Assista a filmes e séries

Representatividade importa, e muito!

Você viu?

Apostar em obras do audiovisual para entender melhor o tema e as lutas da comunidade LGBTQIA+, pode ser uma boa pedida! Felizmente, as grandes cias do entretenimento estão entendendo cada vez mais a importância de trazer personagens e narrativas LGBTQIA+ para as telas e, hoje, o leque de filmes, documentários e séries é grande.

Orange Is The New Black, Sex Education, Queer Eye e Me Chame Pelo Seu Nome são algumas opções disponíveis na Netflix !

Consuma conteúdos de criadores da comunidade LGBTQIA+

Uma das melhores formas de aprender sobre determinado assunto é buscar a informação direto na fonte! Assim, que tal sair da bolha, escutar vivências diferentes e acompanhar criadores de conteúdo que abordam as temáticas LGBTQIA+ em suas publicações?

Se você não sabe por onde começar, Jonas Maria , Rita Von Hunty , Marcela Mc Gowan , Duda Salabert , Samuel Gomes e Louie Ponto são alguns dos nomes que abordam a temática da sexualidade em seus respectivos perfis.

Repense suas posturas e falas

Apesar do ano ser 2021, ainda não é raro escutar algumas frases bastante problemáticas e desrespeitosas para com a comunidade LGBTQIA+. Portanto, vale repensar a partir de já as expressões com as quais você está acostumado, pois, acredite, elas podem ser muito ofensivas!

“Pode ser lésbica, mas não precisa se vestir como homem”

“Tudo bem ser gay, mas não precisa ficar dando pinta”

“Você não acha que é lésbica só por que nunca encontrou o homem certo?”

“Bissexualidade não existe”

“Nossa, que desperdício”

“Você nem parece ser gay”

“Você está parecendo uma travesti”

“Voz de traveco”

“Não sou homofóbico, tenho amigos gays”

Essas são apenas algumas das frases que devem ser retiradas do seu vocabulário, hoje e sempre. Respeitar as diferenças e todas as formas de existência não é somente necessário, mas sim urgente e fundamental.

Informe-se e informe

Pesquisar e procurar entender as pautas levantadas pela comunidade LGBTQIA+ é de extrema importância. Leia notícias, assista reportagens de jornais e lembre-se: o lugar de fala é importante, sim. Desse modo, sempre considere o que as pessoas LGBTQIA+ têm a dizer, afinal, suas vivências são diferentes e somente eles podem dizer o que é ser LGBT+ no Brasil.

Vale também sempre dividir seus conhecimentos com seus amigos e familiares, de forma que todos caminhem juntos nessa luta diária pelo simples direito de existir, sem preconceito, discriminação ou violência.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

5 simpatias com mel para conquistar amor e dinheiro!

Publicado


source

Alto Astral

5 simpatias com mel para conquistar amor e dinheiro!
Reprodução: Alto Astral

5 simpatias com mel para conquistar amor e dinheiro!

Quando o mel é bom a abelha sempre volta, não é mesmo? Além desse ingrediente ser super versátil na cozinha , ele é rico em minerais e melhora os níveis de colesterol . No entanto, poucos sabem, mas o mel também é um alimento poderosíssimo para fazer simpatias!

Para conquistar de vez a pessoa amada e aumentar suas chances de sucesso, apostar nas simpatias com mel é a decisão certa. Contudo, esses rituais também podem ser utilizados como ferramenta para atrair prosperidade ! Perfeito, não é?

Sendo assim, que tal adoçar um pouco mais sua vida apostando nessas simpatias com mel para conquistar amor e prosperidade? Confira:

Para arrasar na conquista

Comece escrevendo a lápis o nome da pessoa amada em um papel vermelho. Coloque o papel em um pires e despeje, em cima do nome, um pouco de mel e de canela, dizendo: “O poder do fogo tudo encanta e tudo transforma. Então, faça com que (nome da pessoa) se deixe encantar por mim. Com o doce do mel atraio (nome da pessoa) e com o calor da canela o seduzo. Que esta simpatia com mel me ajude a conquistar o amor de minha vida”. Acenda uma vela vermelha e coloque sobre tudo; observe sua chama durante dez minutos, enquanto visualiza mentalmente a pessoa que você quer conquistar.

Para não perder ninguém

Coloque mel em um pires. Embaixo do pires, deixe uma folha de papel com o nome da pessoa que você não quer perder. Mantenha um copo de água ao lado do pires e não toque em nada dessa simpatia por três dias; não permita, também, que outras pessoas vejam. Ao final do terceiro dia, jogue a água do copo no pires e retire o mel.

Você viu?

Amarrar seu par

Embrulhe uma foto 3×4 do seu amado em uma calcinha sua usada. Costure muito bem com uma linha vermelha e derrame sobre a peça uma colher (chá) de mel e pingue sete gotas do seu perfume preferido. Enterre o embrulho em um vaso de sua casa que tenha uma planta bem bonita e cuide muito bem dela. Caso a planta não vingue, refaça a simpatia até conseguir manter uma bem viçosa, jogando o vaso antigo (com tudo) no lixo.

Trazer de volta o amor

Estenda um pano em uma mesa e espalhe mel sobre esse pano. Adicione três sachês ou colheres de açúcar e misture para que o pano fique bem melado. Em seguida, recite a seguinte oração: “Meu amor de Deus, volte para meus braços, conheça meus braços, sou forte e quero ser sua (seu)!” Repita o processo durante quatro dias, contando o primeiro.

Para chamar dinheiro na casa

Encha um vaso com água e misture uma colher (sopa) de noz-moscada e uma de mel. No mesmo vaso, coloque três ramos de rosas-amarelas e três ramos de girassóis. Então o deixe em algum lugar da casa ou do seu trabalho. Uma vez por semana, de preferência toda quinta-feira, troque os arranjos do vaso – ramos de flores, água, mel e noz-moscada – por novos.

Fonte: João Bidu

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana