Economia
Estado credencia instituições financeiras ao fundo de aval MT Garante; investimento é de R$ 100 milhões

O ato de credenciamento será realizado na Sala Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, às 15 horas, nesta segunda-feira
O Governo de Mato Grosso credencia, nesta segunda-feira (27), as cinco instituições financeiras interessadas em operacionalizar linhas de crédito, por meio do Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso, o MT Garante. O investimento do governo no fundo é de R$ 100 milhões, beneficiando diretamente microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, pequenos e médios produtores rurais, cooperativas e economia solidária.
O ato de credenciamento será realizado na Sala Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, às 15 horas, com o governador Mauro Mendes, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, e as instituições financeiras Sicred, Sicoob, AL5, Unicred e Desenvolve MT.
MT Garante
O fundo de aval é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) garantindo crédito às operações de financiamento contratadas por meio da Desenvolve MT, cooperativas e demais instituições financeiras públicas e privadas. A expectativa é de que o afiançamento pelo governo possibilite R$ 1 bilhão em linhas de crédito, que vão beneficiar Microempresas Individuais (MEIs); Microempresas (ME); Empresas de Pequeno Porte (EPP); Pequenos e Médios Produtores.
Com a formalização do investimento, o Governo viabiliza e reduz uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pequenos empresários, microempreendedores e produtores rurais, que buscam suporte financeiro para manter o próprio negócio, como exigências de garantias, taxas de juros elevadas e prazos curtos de pagamento, dentre outros empecilhos burocráticos.


Economia
10 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo

Saiba como se preparar para essa fase do processo seletivo
Por Eco Editorial
A dinâmica em grupo é a etapa do processo seletivo em que os candidatos interagem uns com os outros para desenvolver determinadas tarefas em equipe. Esse tipo de teste costuma ser muito cobrado, por isso, é fundamental estar preparado para ele. Confira a seguir 10 dicas para se sair bem e garantir uma vaga.
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1. Conheça a empresa
Procure se informar sobre a empresa e a vaga antes de iniciar a dinâmica. Pode haver perguntas sobre isso.
2. Preste atenção ao vestuário
Procure descobrir como as pessoas nessa empresa se vestem. Na dúvida, opte por roupas clássicas.
3. Seja você
Não tente fingir o que você não é, buscando “acertar” qual é o perfil desejado para a vaga. Os profissionais da seleção costumam saber quando alguém está fingindo. Seja autêntico!
4. Fale o essencial
Não fale demais, tentando “roubar” o tempo dos outros ou interrompê-los o tempo todo. Mas também não fique quieto demais. Apresente e defenda as suas ideias.
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5. Faça parte do grupo
Participe ativamente das atividades em grupo, dando ideias e colaborando com os demais.
6. Cuidado com as gírias
Não use gírias e palavrões. Evite vícios de linguagem , como o excesso de gerúndio.
7. Escute com atenção
Para não repetir o que já foi dito, escute com atenção os demais candidatos.
8. Preste atenção na explicação do recrutador
Atente-se à explicação do recrutador. Há várias atividades que avaliam justamente a atenção do candidato.
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9. Seja pontual
Chegue 15 minutos antes do início da dinâmica.
10. Deixe a timidez de lado
Por mais que você seja tímido e não goste de participar de dinâmicas em grupo , entenda que em algum momento vai ter que passar por isso. Apenas faça o seu melhor e lute pela vaga desejada.
Confira mais dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode!’
Fonte: IG ECONOMIA
Economia
8 etapas para montar o plano de negócios da sua empresa

Veja como detalhar os objetivos e as estratégias para alcançar o sucesso
Ao abrir uma empresa, você precisa planejar cada passo que irá dar. É necessário detalhar os objetivos e estratégias para alcançar o sucesso do empreendimento. Para isso, você deve montar um plano de negócios.
Ele funciona como um organizador de ideias, cujo objetivo é direcionar suas ações. “É o conjunto de informações que o empresário deve arrecadar e que vai mostrar todas as particularidades relativas ao negócio, são informações relevantes para o bom andamento da empresa”, explica João Batista Duarte, do Instituto JBDuarte – Coach e Empreendedorismo.
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Conheça o seu ramo de atuação
Para montar o seu plano de negócios, você precisa entender muito bem o ramo em que vai atuar. “Não é o caso, no primeiro momento, em ser um expert, mas é o caso de pesquisar e conhecer o mercado, suas tendências, casos de sucesso e insucesso, propensos clientes, fornecedores, concorrentes, perfil de cada um deles e alterações ocorridas no mercado nos últimos anos. Com essas informações básicas, você estará pronto para elaborar o plano”, esclarece Jorge Bahia, do Grupo Bahia & Associados.
Montando o plano de negócios
O plano de negócios será o seu guia, uma espécie de sumário executivo. “Dados como referências dos empreendedores com suas experiências acadêmicas e profissionais, dados do empreendimento (indústria, comércio, serviços, foco em algum mercado específico), missão da empresa, tipo de formatação jurídica, enquadramento tributário, capital social, fontes de recursos, principais clientes e fornecedores, localização e perfil dos colaboradores são fundamentais na composição do plano”, lembra o Jorge Bahia.
De acordo com Luiz Eduardo Rego, presidente do Grupo Nyoá, o plano de negócios deve seguir algumas dessas etapas:
1. Descrição da empresa
Nessa primeira etapa, deverá ser feita a delimitação do negócio e da sua origem.
2. Planejamento estratégico
Serão expostas aqui as ações para alcançar os objetivos da empresa, com definição da missão, visão e valores, assim como a análise SWOT (objetivos e metas com a criação de controle e retorno de informações).
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3. Produtos e serviços
Lista de itens comercializados.
4. Análise de mercado
Delimitação do cenário atual e projeção de futuro, se existem e quais são os concorrentes, fixação de fornecedores e público-alvo e o diferencial da empresa .
5. Plano de marketing
A partir dos 4Ps (produto, preço, praça e promoção) será criada a estratégia para propagar a marca.
6. Plano operacional
Aqui deverão ser listadas minimamente todas as funções da empresa e qual setor será o responsável por cada tarefa.
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7. Plano financeiro
Deverá apontar como a empresa chegará ao lucro.
8. Plano de investimentos
Lista de escolhas financeiras que darão origem à solidez futura da empresa. Deve ser um elemento utilizado em toda sua vida para que o negócio possa crescer e passar confiança para o público, assim como para possíveis investidores.
Confira mais dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode! ‘
Fonte: IG ECONOMIA
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