conecte-se conosco


Mulher

6 coisas que você nunca deve dizer para a mãe de um bebê prematuro

Publicado

Ter um bebê prematuro é uma situação bastante delicada, afinal, em muitos casos, o filho fica um tempo no hospital após o nascimento. Além de lidar com todas as questões da maternidade, a mãe ainda tem as expectativas em relação à saúde da criança para enfrentar. 

Leia também: Bebê prematuro ganha “formatura” ao deixar a UTI e viraliza na web


bebê prematuro
shutterstock

Familiares e amigos próximos devem apoiar os pais de um bebê prematuro, por isso, é importante evitar algumas falas

É um período difícil, principalmente se o bebê está na UTI. Por isso, o apoio de familiares e amigos é fundamental. No entanto, nem sempre as pessoas próximas sabem lidar com um bebê  prematuro . Na tentativa de ajudar e mostrar preocupação, acabam dizendo falas desagradáveis e que acabam machucando a mãe. 

A escritora e roteirista Marina Barbieri passou por algo assim recentemente. Seu filho nasceu com 30 semanas de gestção e teve de passar 85 dias numa UTI Neonatal. Lá ela viu e viveu situações que ninguém gostaria de passar e que a mudaram completamente como pessoa e, agora, como mãe.

Hoje, seu filho já está em casa e recuperado. Para que outras mulheres não passem o que ela passou, Marina listou seis falas que devem ser evitadas quando se está conversando com a mãe de um prematuro . Se é o seu caso, provavelmente vai se identificar.

1. “Quando vai sair da UTI?”

Marina explica que bebês prematuros, principalmente prematuros extremos, tendem a ficar meses na UTI Neonatal . Por isso, cada dia é extremamente desgastante para a mãe. “Ela, mais do que qualquer outra pessoa, não vê a hora da tão desejada alta e se questiona todos os dias quando esse dia chegará, mas nem ela e nem os médicos tem essa resposta fácil, pois cada bebê se desenvolve e responde de uma forma única”, comenta. 

É preciso tempo e calma para que o bebê venca seus desafios pessoas. “Ele mata um leão por dia e precisa viver um dia de cada vez. É necessário muita calma e paciência”, fala. Geralmente, a previsão de alta vem com dois ou três dias de antecedência e, muitas vezes, pode até ser suspensa por algum motivo. 

Ou seja, a mãe não quer ouvir perguntas sobre quando seu filho vai sair da UTI. “A frustração de não saber quando seu filho irá para casa é uma agonia sem fim. Então, não a lembre desse sentimento que ela só quer esquecer”, diz. Você pode trocar essa pergunta para “Como está o seu filho?”. Dessa forma, a mãe se sentirá mais confortável para se abrir com você e te contar sobre a alta. 

Leia Também:  Engolir o choro não vai ajudar os nossos filhos; eles precisam lidar com emoções

2. “Vai ter alguma sequela?”

A prematuridade é extremamente delicada e requer muitos cuidados. Tanto durante os dias de UTI quanto em casa. Mas é importante lembrar que não é uma doença. A maioria dos bebês se desenvolvem normalmente. Há bebês que passam por intercorrências, infecções e doenças que infelizmente geram sequelas, mas isso não é um a regra geral.

Bebês a termo (que nascem no tempo certo) também podem apresentar sequelas irreversíveis, mas ninguém pergunta isso para uma mãe de bebê a termo, então porque perguntar para uma mãe de prematuro? Para a mãe, seja de bebê a termo ou de prematuro, o seu filho é perfeito. Portanto, não fala essa pergunta.

Leia também: Mãe de primeira viagem? Confira 13 fatos que você precisa saber

3. “O filho da minha vizinha nasceu prematuro, mas morreu”

“Isso até parece brincadeira, mas é inacreditável a quantidade de pessoas sem noção e maldosas que falam isso para uma mãe”, desabafa Marina. Como ela falou, os dias no hospital são incertos e, com certeza, a mãe sabe os riscos que o seu filho corre — incluindo a morte. No entanto, isso é algo que ela não gosta de pensar.

“Conte histórias positivas, de superação, de milagres, de finais felizes. É isso o que ela precisa ouvir. São essas as histórias que importam. Nunca tire a esperança de uma mãe. Você não tem esse direito. Dê força, esperança e apoio. Ou é melhor não dar nada.”

4. “Ele tem cara de prematuro, né?”

Marina fala que nunca entendeu o que as pessoas querem dizer com “cara de prematuro”, mas sabe que essa expressão não é um elogio. “É como se a pessoa estivesse falando que o bebê daquela mãe é feio. E vamos combinar que feio não é bebê prematuro, mas sim o interior de uma pessoa que fala um absurdo desses para uma mãe.”

Leia Também:  E quando o primeiro encontro não dá certo? Mulher compartilha dilema no Twitter

O bebê prematuro costuma ser pequeno, magrinho, às vezes enrugadinhos outras vezes quase transparente. Para as mães, são lindos em todas as fases. E a opinião de ninguém importa.  

5. “O bebê da Fulana já engatinha/anda/fala/etc. O seu não está atrasado, não?”

Comparar bebês definitivamente não é algo que deve ser feito. Não há uma competição. Cada um tem o seu próprio tempo de desenvolvimento. Nunca, em hipótese alguma, compare bebês, principalmente se for um bebê prematuro. Marina explica que bebês prematuros tem a idade cronológica (a idade que de fato nasceram) e a idade corrigida (a idade que teriam se tivessem nascido no tempo certo).

“O desenvolvimento do bebê prematuro é de acordo com a sua idade corrigida e não com sua idade cronológica, pois ele precisou passar muito tempo aqui fora desenvolvendo seu corpinho, seus órgãos e suas habilidades, como respirar, sugar e se aquecer, que deveriam ter sido adquiridas dentro do útero”, fala.

No entanto, isso não faz com que o bebê seja atrasado. Não se esqueça que ele nasceu quando ainda deveria estar na barriga da mãe. Por isso, não faça comentários desnecessários. 

Leia também: 10 fatos que assustam os pais de bebês recém-nascidos, mas são normais

6. “Você é muito chata com os cuidados com o seu bebê”

“Só uma mãe de UTI sabe o que é passar por dias, semanas ou meses praticamente vivendo dentro de uma UTI. Só ela sabe o que é ver seu bebê todo cheio de tubos, fios e aparelhos conectados a ele”, fala. 

Ou seja, quando o bebê prematuro recebe alta, a última coisa que essa mãe quer é que ele corra o menor risco de voltar para lá. Então, todo o cuidado que ela tomar com a saúde de seu bebê não é chatice, mas sim necessidade. A imunidade de um bebê é baixa por si só, já que o seu sistema imunológico ainda está em formação. Quando ele é prematuro, o cuidado precisa ser ainda maior. 

Portanto, respeite os cuidados da mãe com o bebê prematuro. Se ela pedir para você lavar as mãos e passar alcoól gel, faça isso! E, por fim, Marina lembra: se o que você tem a dizer não for necessário ou agradável, não diga nada.

Fonte: IG Delas
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mulher

Mãe fica furiosa com convidado em primeiro aniversário da filha

Publicado

source

O relato furioso de uma mãe dividiu opiniões em um fórum sobre maternidade. Na publicação, a indiana Reshni Ratnam explica sobre o aniversário de um ano da sua primeira filha , Isla. De acordo com ela, a menina comeu o bolo de aniversário da festa “sem a sua permissão”, o que configura uma situação de desrespeito por parte de quem ofereceu.

Leia mais: Mãe tira foto de filhos sem perceber cobra venenosa a metros das crianças

bebe arrow-options
Reprodução/Arquivo pessoal

Furiosa, a mãe reforça que apenas ela e o marido pode escolher o que a filha pode ou não comer

“Nós acompanhamos a alimentação da nossa filha de perto e evitamos ao máximo produtos industrializados. Também não adicionamos sal à comida caseira”, conta Reshni, que viu a filha nascer prematura e pesando apenas 1,2kg, o que rendeu à pequena o apelido de “bebê-milagre”.

Para elan – especialmente considerando os riscos que a filha correu ao nascer – o corpo de Isla ainda não estava pronto para uma “bomba de açúcar” e ficou seriamente doente após a festa de aniversário. 

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 10 de julho de 2019

Leia mais: Veja 10 erros na alimentação dos filhos e saiba como evitá-los

A mãe também desabafou sobre os comentários de julgamento que recebeu dos outros convidados após a situação. De acorodo com ela, muitas pessoas questionaram o seu comportamento. “As pessoas dizem que é ‘só bolo’ e questionam o motivo de ela não poder comê-lo no próprio aniversário ”. 

“Ela vomitou bastante no final da festa e teve uma dor de barriga que durou dias, o que é uma das evidências de que não estava preparada para o que comeu”, relembra Reshni. Apesar disso, a mãe reconhece que “as fotos do aniversário certamente ficaram ótimas e nós vamos nos divertir quando ela melhorar”, diz. 

Por último Reshni tranquiliza as pessoas que enxergam uma postura autoritária em sua irritação, comentando que, quando tiver mais idade, a filha obviamente poderá ampliar a dieta, mas por enquanto essa decisão cabe apenas aos pais da criança. “Você não decide o que a minha filha pode ou não comer. Eu decido”, finaliza. 

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 15 de abril de 2019

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 13 de dezembro de 2019

Publicado

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

Leia também: Quer saber como será sua vida amorosa em 2020? Veja a previsão para o seu signo

ÁRIES

A Lua cheia segue no sensível Câncer e o clima fica mais intimista. É importante cuidar de seu equilíbrio emocional para que tudo ocorra bem no mundo lá fora. O céu apresenta aspectos harmoniosos, favorecendo um astral mais positivo e prazeroso. Vênus combina forças com Plutão, favorecendo a paixão, a intensidade e a cumplicidade nas relações. Você pode clarear dúvidas, obter informações, tomar iniciativas importantes. Você pode também fortalecer os laços de afeto com quem ama.

TOURO 

Com a Lua no sensível Câncer, procure estar próximo de quem ama e oferecer apoio às pessoas mais queridas. Júpiter se combina com Urano, beneficiando as novidades, as boas surpresas e a criatividade. Fica mais fácil cultivar prazer e otimismo. Vênus segue junto com Plutão, você segue agora mais apaixonado e ambicioso. Apenas cuide para não ficar muito possessivo, controlador ou ciumento. É importante deixar a teimosia e o orgulho de lado para ouvir, perdoar, rever velhas ideias e conceitos desgastados.

GÊMEOS 

A Lua segue em Câncer, dá vontade de passar mais tempo com pessoas queridas, de tornar o ambiente que o cerca mais acolhedor. Período bom para pesquisas, estudos e investigações. Mercúrio segue em Sagitário, pedindo mais foco e empenho. Cuidado para não assumir mais compromissos do que pode dar conta, prometer o que não pode cumprir ou deixar passar detalhes importantes nos intercâmbios. Conversas animadas podem propiciar encontros agradáveis, bem humorados e divertidos. 

CÂNCER 

Você alimenta seus sonhos? Exerce alguma atividade com inspiração, encantamento, arte, prazer, amor e alma? Caso não, pode buscar conselhos, dialogar e se dedicar a esta descoberta. Conte com mais otimismo, sedução e colaboração. Aproveite o período para ativar os contatos possíveis, esclarecer dúvidas, equilibrar as emoções e as relações. A Lua segue em seu signo, indicando mais sensibilidade. Vale passar mais tempo em casa, investindo em acolhimento e tudo o que possa alimentar sua alma. 

Leia Também:  Engolir o choro não vai ajudar os nossos filhos; eles precisam lidar com emoções

LEÃO 

Bom período para cultivar a fé, a tranquilidade emocional, a solidariedade e fortalecer os laços de afeto com quem ama. Aproveite para abrir o coração, cultivar generosidade e adotar uma atitude mais acolhedora. Esteja aberto para deixar o orgulho de lado, ouvir, dialogar, perdoar, relevar. Vênus encontra Plutão: fica mais fácil aprofundar os laços com quem ama. Você pode inclusive retomar algo que havia deixado para trás. Seja por falta de oportunidade, de estímulo ou de inspiração.

VIRGEM 

Vale programar um passeio, um novo curso, uma viagem, algo que traga inspiração, novas compreensões e estimule sua imaginação. O céu apresenta aspectos harmoniosos, indicando um astral mais leve. Mercúrio segue em Sagitário, cuidado com a dispersão. Cresce o volume de compromissos e intercâmbios. Quanto mais foco, mais produtivo pode ser o período. Procure canalizar seus esforços em metas claras e projetos bem estruturados. É preciso estabelecer prioridades e cultivar perseverança para avançar. 

LIBRA 

Bom período para encaminhar os negócios e propor conciliações. Vênus encontra Plutão, favorecendo contatos, atividades artísticas, encontros e trabalhos em colaboração. Aproveite pra caprichar no visual, conhecer pessoas que podem abrir novas portas. Cresce a intensidade nos relacionamentos. Você fica mais investigativo, disposto a descobrir os sentimentos, pensamentos e segredos dos outros. Porém, cuidado para não ficar desconfiado, controlador ou ciumento demais.

ESCORPIÃO 

Você pode aproveitar o momento para fazer contatos, reuniões, encaminhar negócios e pendências. Reuniões, encontros, conversas e acordos estão favorecidos. As relações mais íntimas também ficam favorecidas. A Lua segue no acolhedor Câncer, enquanto Vênus encontra Plutão: conte com mais sensibilidade e sedução. Conte também com mais magnetismo, intuição, confiança e força para que possa promover curas e transformações em sua vida. Novas oportunidades à vista!

Leia Também:  Já pensou em abraçar um pênis gigante? Com Pierre, a almofada, é possível

SAGITÁRIO 

O astral do dia promete ser mais leve sensível e inspirado. O céu favorece o amor, a fé e os sentimentos elevados. Aproveite para sintonizar-se com as mais altas frequências. Sol e Mercúrio seguem em seu signo, aproveite para fazer contatos, expandir sua consciência com leituras, estudos, cursos e assuntos filosóficos. Os bons momentos de prazer junto das pessoas que ama pode restaurar suas forças. O romance está em alta! Atividades artísticas e culturais ficam favorecidas. 

CAPRICÓRNIO 

Bom período para os intercâmbios e a vida cultural. Bom dia também para momentos de alegria junto de quem ama. Vênus encontra Plutão em seu signo, favorecendo encontros. Procure inspirar-se com tudo o que alimenta a alma, assim pode compreender mais os outros e estreitar os laços em suas relações e parcerias. Você pode também organizar melhor a vida financeira, quitar pagamentos e promover transformações necessárias em sua vida, abrindo-se para novos modelos e novas oportunidades. 

AQUÁRIO 

Bom período para compromissos sociais, encontros e contatos. Júpiter e Urano seguem em harmonia: você pode desenvolver um projeto criativo, original e ousado, mas ao mesmo tempo bem elaborado, pesquisado e estruturado para que se tornem viáveis e sejam postos em prática com boas estratégias. Aliás, o céu está cheio de aspectos harmoniosos: um convite para atividades artísticas, filosóficas, mais sensíveis e inspiradas. Aproveite para cultivar o equilíbrio emocional e investir nas relações de afeto. 

PEIXES 

Período de mais sensibilidade e inspiração, bom para cultivar a solidariedade, a inspiração e a compaixão. Marte se combina com Netuno: conte com mais fé, sensibilidade e entusiasmo. Você pode se dedicar a atividades artísticas, culturais ou de cunho transcendental. A cooperação geral, a troca de afeto e os projetos comunitários ficam beneficiados. Os processos de cura, limpeza e desintoxicação continuam em evidência também. Reflita: o que não quer mais para a sua vida? O que deve ser deixado para trás?

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana