conecte-se conosco


Mulher

5 sinais de que você não está respeitando a sua essência

Publicado


source
5 sinais de que você não está respeitando a sua essência
Bia Albuquerque

5 sinais de que você não está respeitando a sua essência

Cada ser é único e carrega dentro de si a sua essência. De acordo com a visão espiritualista, é possível atingir um nível de satisfação quando a vida se desenvolve em conformidade com o que o eu profundo e original de cada um deseja verdadeiramente.

A sociedade atual, baseada fortemente no materialismo, leva as pessoas a passarem a maior parte do tempo em um estado muito acelerado e, consequentemente, desconectadas da sua essência. No âmbito mental, são tomadas por diversos pensamentos simultâneos. Em relação ao emocional, não conseguem processar e elaborar o que sentem, sendo arrastadas por paixões e desejos viscerais.

Em termos energéticos, desrespeitar a sua essência é, em última instância, falta de amor-próprio, um ato de violência contra si mesmo.

Esse processo pode desencadear problemas nos relacionamentos, dificuldades em resolver situações, diminuição na autoconfiança e perda de oportunidades, além da sensação de vazio. Tudo isso refletindo em desequilíbrios no corpo físico, com possibilidade de descargas hormonais indesejáveis e consequente somatização.

Tipo normal

É possível que essas características perdurem por tanto tempo que passam a ser entendidas como algo estrutural, como se viver dessa forma fosse uma condição e as coisas fossem assim mesmo.

Por isso, perceber que não é bem assim, ou melhor, que dá para ser diferente, e fazer o movimento de sair dessa situação, pode ser um verdadeiro desafio.

Veja os 5 sinais que indicam que você não está respeitando a sua essência:

Sinal 1: Estado de contração

Os diversos contextos do dia a dia vão criando situações de nervosismo e preocupação. Ocorre que nem sempre os problemas são fatos reais. Muitas vezes, a mente acelerada provoca uma série de pensamentos que constroem um cenário de ameaça que, por sua vez, desencadeia a sensação de medo. 

Diante disso, o corpo reage, contraindo os músculos em um movimento de se proteger e ficar pronto para atacar. Esse processo se torna tão sistemático que não há mais espaço para a atividade contrária, de relaxamento. Assim, mente e corpo – principalmente a região das costas, ombros e pescoço – estão sempre cansados e enrijecidos.

Sinal 2: Reatividade emocional 

É o chamado “à flor da pele”, estado em que a pessoa age sem nenhum tipo de elaboração. Diante de algo a ser resolvido, apenas reage. Muitas vezes de maneira que pode soar como grosseira ou desequilibrada.

A questão está no fato de não conseguir ser eficiente, tendo como resultado da ação algo desalinhado ao objetivo. É o falar sem pensar, que pode magoar ou causar desentendimento sem necessidade.

Sinal 3: Sensação de “dar branco”

Leia Também

Apesar de muitas vezes agir sem pensar, emoções conturbadas e excesso de informações também podem provocar momentos de paralisação, em que não se consegue reagir adequadamente diante de um acontecimento.

A sensação de “eu devia ter falado tal coisa” e “eu sabia a resposta, mas na hora travei” são exemplos dessas situações.

Sinal 4: Saudades não sei do quê

Vigilância constante em relação ao mundo externo, preocupação com o que os outros irão pensar e a ambição por aquilo que alguém disse que traria a felicidade não permitem um estado de presença plena em você mesmo. Assim, não consegue compreender o que deseja em seu interior e, muito menos, o que fazer para conquistar isso.

Permanece, portanto, longe de si mesmo e separado do que gosta e quer de maneira autêntica. A conta por esse afastamento do eu original uma hora chega e a sensação de vazio torna-se predominante. 

Sinal 5: Fera ferida

Imagine um animal que está machucado: tudo o que se aproxima, ele tende a atacar, em um movimento de ser preservar e defender sua vulnerabilidade.

O processo de desconexão com a essência leva às chamadas dores da alma. Quem está em dor, percebe os acontecimentos ao seu redor como “cutucadas” em sua ferida e vive amargurado, principalmente em relação às atitudes dos outros. Vibra uma frequência de insatisfação. 

Por outro lado…

Em um estado de respeitar a própria essência, a pessoa encontra-se alinhada com ela mesma mesma, disponível para novas informações e experiências, com foco no presente e atenta para perceber as possibilidades do Universo, conectada com o que verdadeiramente faz sentido para ela e disposta a receber as soluções para as questões da vida da forma como são possíveis acontecer e não da maneira que gostaria que se realizassem.

Viver dessa forma parece algo distante e difícil de se atingir? Talvez seja o momento de procurar o auxílio de um terapeuta, que acompanhará você nesse processo de olhar para dentro, se conhecer melhor e desenvolver seu autorrespeito. 

Texto: Bia Albuquerque ( @biaaterapeuta ), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2021

Publicado


source
A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021
Foto: Marcelo Dalla

A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021

ÁRIES

Deixe de lado as disputas de poder e os antagonismos, sorrisos e amabilidade fazem toda a diferença. Marte desafia Júpiter, mas se alinha com Plutão, você leva vantagem se souber cultivar paz e tranquilidade, procure evitar situações arriscadas e conflitos. Aproveite para libertar-se de vícios ou situações aprisionadoras. A Lua segue em Peixes, favorecendo assuntos transcendentais, meditação, atividades artísticas e contemplativas: música, cinema ou o contato com a água. Procure inspirar-se com tudo o que é bom, belo e do bem.

TOURO

Você pode atualizar informações, investir em contatos, estudos e divulgações. A Lua segue em Peixes, favorecendo a intuição, a sensibilidade e a imaginação. Além disso, Sol e Mercúrio seguem em Sagitário: aproveite para ler, estudar e expandir conhecimentos. Assim pode ganhar novo estímulo para seguir adiante. Assuntos ligados à magia, filosofia, metafísica ou ocultismo ganham destaque. Vale programar terapias e atividades relaxantes, meditar, ouvir música suave ou buscar o contato com a natureza.

GÊMEOS

Continue aberto para ouvir opiniões, avaliar ideias e incorporar o recurso dos outros. Sócios, clientes, investidores e colaboradores continuam em primeiro plano. Mercúrio segue junto com o Sol em Sagitário: bom período para cultivar a clareza de propósitos, investir em parcerias consistentes e duradouras. Com a Lua em Peixes, o período é bom também para ouvir a intuição e obter respostas. O que estava escondido pode vir à tona. Vale investir em atividades de cunho mais elevado, artístico ou transcendental.

CÂNCER

O clima é de sonho, empatia e compaixão. A Lua nova ingressa em Peixes para trazer mais inspiração, sensibilidade e criatividade. Aproveite para renovar os sentimentos, doar, reciclar ou jogar fora o que não serve mais. Período propício para tudo o que traga encantamento, que eleve a alma, amplie a fé e a confiança numa Força Maior que nos guia. Meditação, dança, música, poesia, ensinamentos elevados, o contato com a natureza, principalmente com a água, pode alimentar a alma.

LEÃO

Cuidado com a impulsividade: não decida nada sem antes refletir e ponderar. Espere para poder raciocinar melhor e decidir o que deve fazer. Marte desafia Júpiter, o aprendizado é equilibrar os seus direitos com o direito dos outros. É importante também estar aberto e disposto a ouvir, equilibrar acordos, mudar de ideia e de opinião se for necessário. Vale aproveitar o período para inspirar-se com as artes, os ensinamentos elevados, programar terapias e atividades culturais. Você pode também ampliar seu círculo social com novas amizades.

VIRGEM

Leia Também

Leia Também

Marte desafia Júpiter e pede cuidado com disputas. Fique atento para não alimentar críticas, reclamações ou pensamentos negativos. Com a Lua em Peixes, vale dedicar-se aos assuntos mais transcendentais da vida, programar terapias e atividades relaxantes, meditar, ouvir música suave ou buscar o contato com a natureza. Vale investir em novos projetos e novos assuntos, fazer algo diferente, renovar velhos sentimentos, livrar-se de velhas mágoas e culpas. Assim espaço para novas experiências emocionais.

LIBRA

Atenção redobrada com os relacionamentos. Marte e Júpiter pedem cuidado com agressividade, que pode trazer prejuízos. Procure também manter-se à margem dos mal-entendidos ou das disputas. A gentileza é sua melhor aliada, evite maledicências, discussões e confrontos, ou pode haver rupturas. É bom lembrar-se de respirar devagar e profundamente, alongar-se, relaxar e fazer tudo com calma, sem ansiedade. Com a Lua em Peixes, vale investir nas práticas espirituais ou nas atividades artísticas.

ESCORPIÃO

Esteja flexível e acessível. Marte e Júpiter pedem que desacelere, que evite ações precipitadas ou impulsos imediatistas. Evite também debater sobre assuntos polêmicos, ou pode ser mal compreendido. A Lua ingressa no transcendental Peixes: a ideia é buscar inspiração, fugir da rotina, fazer algo diferente e se abrir para novas oportunidades que estão prestes a chegar. Lembre-se que a energia que doa é como um bumerangue, sempre volta. Aproveite para cultivar inspiração e fé, com conversas sensíveis e profundas.

SAGITÁRIO

Novas oportunidades à vista! Júpiter segue em Aquário, é hora de olhar pra frente, traçar metas e estratégias. Aproveite para conectar-se com as correntes vanguardistas de pensamento. O aprendizado é levar em conta interesses coletivos, mas com respeito às diferenças e às liberdades individuais. Porém, cuidado com a ansiedade e a agressividade. Os acontecimentos mostram até que ponto suas relações são livres, fluentes e respeitosas. Marte desafia Júpiter: há tendência para inquietação, prefira um passeio tranquilo ao ar livre para refletir.

CAPRICÓRNIO

Continue a investir terapias, investigações, análises e compreensões mais profundas. Seu dia-a-dia pode se tornar mais saudável e equilibrado. Mas este equilíbrio deve ser obtido de dentro pra fora, é importante evitar conflitos e disputas. Procure cultivar a harmonia interior e ela se refletirá no mundo externo, em suas relações. Vale reservar momentos para ficar sozinho para ler, pensar na vida, analisar o quanto avançou e quais serão os novos projetos, que serão ativados após seu aniversário.

AQUÁRIO

Com a Lua em Peixes, vale também dedicar-se às artes e aos assuntos mais transcendentais da vida. Júpiter segue em seu signo, trazendo mais entusiasmo e prometendo mais oportunidades. É tempo de programar estudos, ampliar o olhar sobre a vida e refletir sobre como pode expandir seus horizontes. É tempo de espaço e independência também. O comprometimento nas relações deve ser harmonizado com a liberdade individual. Procure dar às pessoas que ama o tempo, o respeito e o espaço que merecem.

PEIXES

Sua capacidade de observar, compreender e formular diagnósticos fica favorecida. A Lua nova ingressa em seu signo: cresce sua criatividade, a intuição fica afiada. Bom dia para pesquisas, exames, terapias e diagnósticos. Evite ambientes tóxicos. Pelo contrário, procure elevar-se com a beleza, a arte e os assuntos edificantes. Você pode analisar, investigar, descobrir e perceber o que estava confuso ou escondido. Atividades ligadas à restauração, artes, reciclagem, reformas e reabilitação ficam favorecidas.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas

Publicado


source
Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas
Redação João Bidu

Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas

Diante de milhares de pessoas perdendo o olfato devido às consequências da covid-19, muitas pessoas começaram a valorizar mais esse sentido. Hoje, é de conhecimento geral que o paladar está ligado ao nosso olfato, assim como outras sensações. Com os holofotes voltados aos aromas, uma técnica medicinal milenar, a aromaterapia que utiliza óleos essenciais para tratamentos , agora passou a usar também perfumes? Saiba mais como são utilizados os aromas e como você pode aproveitar para ganhar mais bem-estar e até afastar o mau humor!

De acordo com o perfumista Olindo Caverzan Júnior, dentre os cinco sentidos, o olfato é o que afeta mais rapidamente as nossas emoções. “O olfato está diretamente ligado às emoções por meio das memórias. De forma resumida, o odor é uma partícula química que entra pelo nosso nariz e é enviada ao bulbo olfatório. Nessa região do cérebro, células receptoras processam a informação, que é transmitida até a amídala, local em que as emoções são assimiladas. Então, esta sensação vai até o hipocampo, que é a área responsável pelo aprendizado e pela nossa memória”, explica o especialista.

Portanto, pode-se dizer que o olfato é único sentido que está ligado diretamente ao cérebro, fazendo com que os aromas evoquem lembranças e memórias profundas inconscientemente, liberando serotonina e afetando o humor.

Mas vale lembrar que o cérebro armazena as informações de formas diferentes, por isso nem todas as lembranças e sentimentos em relação aos aromas podem ser positivos. Cada pessoa terá uma perspectiva diferente sob o mesmo cheiro, levando a diferentes emoções.

Um aroma para cada momento

Leia Também

Segundo Olindo Caverzan Júnior, é possível escolher um aroma para cada atividade que será desempenhada no dia. “Cada aroma age de forma diferente no organismo, por isso devemos conhecer suas características para obtermos os melhores benefícios. Por exemplo, o alecrim pode ser usado para ambientes onde precisamos de concentração, como no trabalho ou estudo, por ter ação energizante e revigorante, porém durante a noite pode provocar insônia”, alerta o diretor na Água de Cheiro.

Já para atividades que exigem calma, o perfumista indica o aroma de lavanda, pois traz paz, relaxamento e tranquilidade aos ambientes, por isso é muito usado para aromatizar o quarto na hora de dormir. E a lavanda já é bem conhecida como um tranquilizante natural e isso faz com que os perfumes com suas notas ofereçam a mesma referência, regularizando a resposta do organismo com o sistema nervoso.

Outro aroma conhecido é o da baunilha. De acordo com o profissional, essências com notas de baunilha, trazem lembranças da infância – como sorvete e biscoito –, pois eram comuns esses alimentos serem consumidos como recompensa e em momentos de prazer. Por isso, o aroma carrega efeito relaxante e de conforto.

Leia Também

Olindo Caverzan Júnior também fala sobre outros aromas e as sensações. “A laranja-doce oferece segurança e equilíbrio e ajuda a eliminar alguns temores, como medo infantil, medo noturno, medo de dirigir. Já o ylang-ylang desperta paixão e sensualidade, tornando os momentos entre os casais inesquecíveis”, revela o diretor da franquia.

Para quem levantou da cama com o pé esquerdo e não sabe o que fazer para mudar o mau humor, a dica do perfumista são os aromas cítricos. “Perfumes com notas cítricas, como laranja e limão, estão associados ao bom humor. Isso porque a essência está ligada ao frescor e ao revigoramento de energia.”

Contudo, o especialista alerta que cada pessoa por ter uma percepção diferente do cheiro. “Diversos motivos influenciam, como sensibilidade a aromas específicos ou olfato mais aguçado. Porém, na aromaterapia, eles agem da mesma forma nas pessoas. Para melhorar o humor são indicados os aromas energizantes e revigorantes, como o alecrim ou o Lemon Grass, também conhecido como erva-cidreira”, aconselha.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana