conecte-se conosco


Mulher

4 formas de se conscientizar sobre as pautas LGBTQIA+

Publicado


source

Alto Astral

4 formas de se conscientizar sobre as pautas LGBTQIA
Reprodução: Alto Astral

4 formas de se conscientizar sobre as pautas LGBTQIA

Em junho, é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ! O principal objetivo da data é chamar a atenção para a importância de se discutir pautas relacionadas à comunidade, visando, assim, combater o preconceito e a violência contra pessoas fora do padrão hétero-cis.

A necessidade do tema é tamanha que, em meados de maio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo contra discriminação LGBTQIA+. Em seu pronunciamento, ele lembrou que 69 países ainda criminalizam e condenam as relações entre pessoas do mesmo sexo ou formas de expressão de gênero. Além disso, segundo a ONU, desde o início da pandemia de COVID-19, foi documentado pelas Nações Unidas o agravamento da discriminação, violência e discurso de ódio, por exemplo.

De acordo com relatório de 2018 do Grupo Gay da Bahia , instituição que se dedica a levantar dados sobre a população LGBTQIA+ no Brasil, a cada 20 horas, uma pessoa da comunidade LGBT+ morre no Brasil simplesmente por ser LGBT+, em outras palavras, por LGBTfobia.

Portanto, é urgente falarmos sobre o assunto e entendermos a importância do Mês do Orgulho. Mas como começar? Bem, primeiro, é preciso entender alguns pontos, veja abaixo.

Sigla

Em resumo, as letras da siglaLGBTQIA+ significam o seguinte:

L ésbicas

G ays

B issexuais

T ranssexuais e travestis

Q ueer e questionando

I ntersexo

A ssexual

+ representação de que são plurais as formas de orientação sexual e identidade de gênero, a fim de englobar todas as pessoas.

Identidade de gênero x orientação sexual

Identidade de gênero é se identificar ou não com o seu gênero (feminino e masculino). Assim, pessoas que não se identificam com seu gênero, ou sexo biológico, são transgêneras . Aquelas que se identificam com o gênero que foram designadas ao nascer são cisgêneras.

Já a orientação sexual tem a ver com quem alguém se relaciona e a ligação afetiva que pessoas têm entre si. Logo, heterossexuais são aqueles que se relacionam com pessoas do sexo oposto (homem/ mulher); homossexuais são as pessoas que se relacionam com o mesmo sexo (homem/ homem ou mulher/ mulher). No entanto, há aqueles que sentem atração por ambos os sexos, são os bissexuais.

E, antes que você pergunte: sim, uma pessoa pode ser transsexual e heterossexual, por exemplo. Isso porque identidade de gênero e orientação sexual são coisas diferentes.

Agora que você já entendeu o que significam as letras da sigla LGBTQIA+ e a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, veja o que você pode fazer para se conscientizar e se tornar um aliado da comunidade mais colorida do mundo!

Assista a filmes e séries

Representatividade importa, e muito!

Você viu?

Apostar em obras do audiovisual para entender melhor o tema e as lutas da comunidade LGBTQIA+, pode ser uma boa pedida! Felizmente, as grandes cias do entretenimento estão entendendo cada vez mais a importância de trazer personagens e narrativas LGBTQIA+ para as telas e, hoje, o leque de filmes, documentários e séries é grande.

Orange Is The New Black, Sex Education, Queer Eye e Me Chame Pelo Seu Nome são algumas opções disponíveis na Netflix !

Consuma conteúdos de criadores da comunidade LGBTQIA+

Uma das melhores formas de aprender sobre determinado assunto é buscar a informação direto na fonte! Assim, que tal sair da bolha, escutar vivências diferentes e acompanhar criadores de conteúdo que abordam as temáticas LGBTQIA+ em suas publicações?

Se você não sabe por onde começar, Jonas Maria , Rita Von Hunty , Marcela Mc Gowan , Duda Salabert , Samuel Gomes e Louie Ponto são alguns dos nomes que abordam a temática da sexualidade em seus respectivos perfis.

Repense suas posturas e falas

Apesar do ano ser 2021, ainda não é raro escutar algumas frases bastante problemáticas e desrespeitosas para com a comunidade LGBTQIA+. Portanto, vale repensar a partir de já as expressões com as quais você está acostumado, pois, acredite, elas podem ser muito ofensivas!

“Pode ser lésbica, mas não precisa se vestir como homem”

“Tudo bem ser gay, mas não precisa ficar dando pinta”

“Você não acha que é lésbica só por que nunca encontrou o homem certo?”

“Bissexualidade não existe”

“Nossa, que desperdício”

“Você nem parece ser gay”

“Você está parecendo uma travesti”

“Voz de traveco”

“Não sou homofóbico, tenho amigos gays”

Essas são apenas algumas das frases que devem ser retiradas do seu vocabulário, hoje e sempre. Respeitar as diferenças e todas as formas de existência não é somente necessário, mas sim urgente e fundamental.

Informe-se e informe

Pesquisar e procurar entender as pautas levantadas pela comunidade LGBTQIA+ é de extrema importância. Leia notícias, assista reportagens de jornais e lembre-se: o lugar de fala é importante, sim. Desse modo, sempre considere o que as pessoas LGBTQIA+ têm a dizer, afinal, suas vivências são diferentes e somente eles podem dizer o que é ser LGBT+ no Brasil.

Vale também sempre dividir seus conhecimentos com seus amigos e familiares, de forma que todos caminhem juntos nessa luta diária pelo simples direito de existir, sem preconceito, discriminação ou violência.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 25 de julho de 2021

Publicado


source
O horóscopo do dia apresenta uma previsão para o seu signo com base na previsão dos astros
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta uma previsão para o seu signo com base na previsão dos astros


ÁRIES 

É importante cultivar uma atitude mais livre, independente e menos provocadora. Com a Lua ainda na fase cheia em Aquário, muitas situações chegam ao clímax. Fique atento aos temas que surgem em sua vida pedindo limpezas e mudanças. Vale pensar no futuro, olhar pra frente, fazer algo diferente. Porém, com mais inquietação, tome cuidado com a intolerância. Continue a evitar atitudes imprudentes para não tropeçar na própria perna ou se envolver em situações agressivas. Período ideal para abandonar velhos condicionamentos. 


TOURO 

Tempo de liberar velhas mágoas e promover limpezas emocionais. Insights, novidades, mudanças, surpresas e novas ideias estão em pauta. Com a Lua em Aquário, procure abrir-se para novos pontos de vista. Porém, é melhor evitar discussões acaloradas, pois todos podem ficar mais impacientes. Você pode cultivar liberdade, mas com responsabilidade. O aprendizado é se conectar com novas correntes de pensamento, abrir a mente para novos caminhos, novas visões, novos ensinamentos e soluções.

GÊMEOS

Vale cultivar independência e autonomia, mas sem pecar pela rebeldia. Você sai ganhando se respeitar o ponto de vista alheio e aceitar o outro como ele é. Os condicionamentos ficam mais baixos e você pode sentir a vida com mais liberdade. Porém, é melhor evitar a companhia de pessoas agressivas e intolerantes. Evite também críticas rígidas. A prudência, a calma, a atenção e a diplomacia é que garantem o avanço em seus projetos. Situações opressoras podem chegar ao limite. É hora de decidir: o que é preciso ser deixado para trás? 

CÂNCER

Não deixe que os problemas do mundo afetem sua paz interior, seu equilíbrio e sua saúde. O período de Lua cheia revela sua maturidade nos intercâmbios, a verdade, a cumplicidade e o comprometimento em suas relações. É importante conectar-se com o coração, identificar-se com novas soluções e projetos que visam o bem da coletividade. Com mais independência e movimento, você pode evitar a ansiedade e a impaciência. Pode também abrir os olhos, o coração e a mente para novas possibilidades. 

LEÃO

Com a Lua ainda na fase cheia procure tomar mais cuidado com reações exaltadas. Evite pecar pela agressividade, prefira promover limpezas e mudanças em hábitos e comportamentos. É importante abrir-se para a compreensão, sem ações intempestivas. Tanto nos assuntos profissionais, quanto na vida amorosa. No período da noite a Lua confronta Marte: cuidado também com a impulsividade, é bom programar um passeio ou uma caminhada para gastar energia. Procure refletir e se inteirar sobre as questões mais elevadas da vida. 

VIRGEM

Você viu?

É tempo de libertações, independência e novos aprendizados. Perceba agora o que já não condiz com sua consciência e deve ser deixado para trás. Procure evitar assuntos pesados, negativos ou pessoas que o puxam pra baixo. O desafio é equilibrar os compromissos e responsabilidades com a necessidade de afastar-se um pouco para relaxar e meditar. Evite radicalismos, pois o céu pede abertura para novas compreensões. Cultive a independência emocional com a Lua cheia de Aquário. 

LIBRA

Seus dons diplomáticos e conciliadores podem se tornar ainda mais necessários com a Lua ainda na fase cheia. Os ânimos podem ficar mais exaltados. Procure respeitar os limites dos outros também para não se envolver em conflitos ou provocar rupturas. Vale também perceber situações que tolhem e limitam para promover libertações. Procure refletir: O que é preciso finalizar de vez e já não condiz com sua consciência e maturidade? É importante refletir, cultivar compreensão, alegria e gratidão acima de tudo. 

ESCORPIÃO 

A Lua cheia de Aquário continua pedindo flexibilidade, independência e autonomia. A ideia é buscar caminhos alternativos, novas soluções,  modificar o que for possível. Porém, procure manter-se acessível, cuidado com a agressividade. Procure também tomar cuidado com assuntos polêmicos. Posturas rudes, rebeldes, imprudentes e individualistas podem ficar mais evidentes. Respire fundo para relaxar a mente e exercitar o autocontrole. Sua energia pode ser canalizada para algo mais criativo e independente.

SAGITÁRIO

O nível de intolerância pode ficar mais alto com a Lua em Aquário. Principamente no período da noite, quando a Lua confronta Marte. Procure descontrair o ambiente com sua leveza e seu bom humor. Cresce a vontade de agir com liberdade. Você pode pensar no futuro, buscar novas soluções, identificar-se com correntes vanguardistas, libertar-se de cobranças e de preconceitos. Evite cobranças e discussões, não é boa hora para provocar ninguém. Você pode colocar-se em movimento, investir em limpezas e mudanças.

CAPRICÓRNIO

Se suas relações estão desgastadas, você pode mostrar-se mais flexível. Não permita que uma situação emocional negativa o perturbe para atingir a meta, nem perca tempo com discussões improdutivas. No período da noite a Lua confronta Marte, fique atento para evitar conflitos. Prefira agir com autonomia, sem cobranças. Vale fazer algo diferente, atualizar informações, buscar novas tecnologias com a Lua cheia de Aquário. Prefira também os ensinamentos inovadores, assim pode aprimorar ideias, negociações e projetos. 

AQUÁRIO

A Lua cheia ainda segue em seu signo, trazendo o clímax para muitas situações. Hoje a Lua confronta Marte, procure colocar-se em movimento. Evite ficar muito tempo parado em lugares fechados. Você pode buscar novas rotas, rearranjar ou concluir situações que se arrastam, transformar ou libertar relações que se tornaram difíceis ou emperradas. Tudo o que favorece a quebra de velhos hábitos e padrões continua favorecido. Porém, dê às pessoas que ama o tempo e o espaço que merecem. 

PEIXES

Com a Lua cheia em Aquário, todos podem ficar mais sensíveis e avessos às restrições de qualquer espécie. A intolerância e a impaciência podem causar prejuízos. Com calma e tranquilidade, você pode determinar melhor o que pode ser feito e o que não é viável. Você pode agir com autonomia, porém, com cuidado para não parecer muito crítico. O desafio é lidar com as demandas práticas, as responsabilidades e o ritmo acelerado dos acontecimentos, ao mesmo tempo em que reserva tempo para meditar e interiorizar-se.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Redes sociais: aprenda a bombar seu perfil

Publicado


source

Alto Astral

Redes sociais: aprenda a bombar seu perfil
Reprodução: Alto Astral

Redes sociais: aprenda a bombar seu perfil

Nos dias de hoje, praticamente todos aqueles que têm um perfil nas redes sociais são, querendo ou não, criadores de conteúdo. Quando você compartilha momentos da sua vida, sua rotina e trata sobre alguns temas, está organicamente gerando conteúdos para quem te segue.

Essa onda dos creators não serve apenas para perfis pessoais, não! Muitas empresas de produtos e serviços vêm investindo pesado nas mídias sociais, a fim de captar clientes, manter um relacionamento mais moderno e marcar presença onde todo o seu público está. Sendo assim, cada vez é mais necessário falar sobre redes sociais, estratégias de engajamento, criatividade e tudo que engloba esse universo. empresa que conecta marcas a pessoas reais para impulsionar campanhas publicitárias.

Para tornar sua conta ainda mais relevante e autêntica, listamos 5 dicas valiosas sobre conteúdo e posicionamento com a colaboração de Joel Amorim , diretor da The Insiders, empresa que conecta marcas a pessoas reais para impulsionar campanhas publicitárias.

1. Engajamento

Independentemente de qual seja o seu nicho, é fundamental estar sempre informado das principais notícias relacionadas ao tema. Embora sua opinar seja importante, é preciso fundamentar-se em argumentos e bases com credibilidade. Use dados e fontes confiáveis e quando passar sua mensagem, mostre seu ponto de vista e linha de pensamento com começo, meio e fim.

2. Honestidade

Quando o conteúdo é sobre um produto ou serviço, é imprescindível ser sincero com seus seguidores. Só declare que gostou daquilo se tiver realmente gostado. Caso contrário, explique o porquê de não ter dado certo. A influência precisa, acima de tudo, de verdade, ok?

Você viu?

3. Transparência

De mãos dadas com a honestidade, ser transparente é agir do mesmo fora na frente e atrás das câmeras. Fuja de máscaras e “filtros” que mudem sua personalidade e jeito de agir diante do público. Quem te acompanha com frequência perceberá que se trata de um personagem, portanto, seja verdadeiro, autêntico e sincero!

4. Empatia

O ponto de partida sobre empatia na internet é simples e já deveria ter sido compreendido por todos: não faça comentários ofensivos sobre as pessoas, principalmente a respeito de seus corpos. O mundo virtual pode ser um grande causador de problemas emocionais, insegurança e baixa autoestima. Além disso, procure respeitar os outros pontos de vista e não julgar conteúdos ou posicionamentos de outros usuários.

5. Criatividade

Eis a mais poderosa ferramenta de um criador de conteúdo! Com tantos perfis falando sobre tudo, pode parecer difícil se destacar nesse meio. Por isso, aposte em criar postagens criativas, de qualidade, com dedicação e utilizando todos os recursos disponibilizados pelas plataformas.

Fonte: Joel Amorim, formado em administração pela FEA-USP e diretor da The Insiders.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana