conecte-se conosco


Cuiabá

1ª dama destaca Qualifica 300 como política pública de fortalecimento do espaço das mulheres na sociedade

Publicado

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, participou do simpósio ‘Fortalecimento da Mulher no Espaço de Poder e Decisão’, nesta quarta-feira (26.06), na Câmara Federal, em Brasília. O encontro teve como discussão central, o papel da mulher na sociedade.  

Na linha do tema do debate, a primeira-dama destacou o programa Qualifica Cuiabá 300 anos como um exemplo de poder e decisão das mulheres, em virtude da participação de mais de 80% do público feminino nas mais de duas mil vagas ofertadas desde o início do projeto.

“Nós percebemos que a mulher está com maior poder de decisão quando vemos que mais de 80% dos alunos do Qualifica são mulheres que decidiram deixar a dependência de seus maridos e não se sujeitarem à violência verbal, física, psicológica chegando até o feminicídio, porque não possuem outra opção para o sustento familiar, de cuidar de filhos”, comentou.

A ideia foi corroborada pela Promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Gabriela Manssur, ao apontar que 27,5% dos casos de violências recebidos em seu gabinete são de mulheres totalmente dependentes de seus companheiros, seja financeiramente ou de outros afins. A ideia é oferecer condições para elas se tornarem independentes e contribuir consideravelmente para o papel de poder de decisão diante de uma sociedade ainda machista.

“Eu concordo com a primeira-dama nesse sentido, porque temos um projeto semelhante em São Paulo que oferece a mulheres vítimas de violência, vagas de emprego em multinacionais e grandes empresas como Riachuelo, Magazine Luiza e isso realmente faz sentido, pois 27,5% dos casos de violência doméstica que chegam até nós tem esse perfil de dependência de seus companheiros”, associou Gabriela.

A deputada federal pelo Amapá, Aline Gurgel, propositora do evento, foi outro exemplo da relação de poder e decisão da mulher com cursos de qualificação profissional. A parlamentar conta que engravidou aos 19 anos, desencadeando uma depressão pós-parto e foi justamente nos cursos de qualificação que teve a oportunidade de aprender técnicas de produção de salgado, que contribuiu no seu primeiro negócio.

“Eu fiquei grávida adolescente e eu tinha todo um planejamento de fazer faculdade de Direito e de repente, estava grávida. Foi um choque. Eu tive depressão pós-parto, passei por muitas tribulações. E descobri que eu tinha talento para culinária quando fui no Senai e Senac, depois abri uma linha de crédito, fiz cursos de capacitação e abri uma lanchonete para poder sustentar meu filho. Então esse também é um grande exemplo que nós mulheres, precisamos correr mais atrás e ter mais poder de decisão”, contou.

O programa Qualifica Cuiabá 300 anos, da Prefeitura de Cuiabá e de idealização da primeira-dama é voltado a levar cursos diretamente aos bairros da Capital, por meio dos Cras, de forma gratuita de inclusiva, uma vez que, as aulas são praticadas nos Centro de Referência em Assistência Social presentes nas comunidades, próximos a casas dos alunos.  

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Núcleo da primeira-dama Márcia Pinheiro homenageia monitoras do Siminina pelo Dia dos Professores

Publicado


VICENTE AQUINO

Clique para ampliar

O Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, prestou uma homenagem, nesta sexta-feira (15), para as 40 monitoras do Programa Siminina em comemoração especial ao Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, as monitoras desempenham uma função tão importante quanto à do professor convencional da rede educacional por estarem direcionando o futuro de centenas de meninas.

“A gente tem uma ideia muito restrita do professor, mas essas mulheres são professoras da vida, pois nossa sociedade contemporânea é assinalada de transformações e isso reflete claramente na educação, e nesse ponto de vista nossas monitoras são fundamentais porque toda essa mudança de conceito no âmbito contemporâneo se faz necessário levar o ensino-aprendizagem além dos espaços escolares”, classificou Márcia.

A primeira-dama ainda lembrou que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro mudou o regime de contratação das monitoras, o que acarretou no aumento salário e nos ganhos dos direitos trabalhistas como férias e décimo terceiro.

“Nós agradecemos o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama pela sensibilidade e valorização com as nossas profissionais que educam e norteiam a vida das nossas meninas em Cuiabá. Elas também são professoras que procuram ensinar coisas da vida, como o respeito, o amor e os conteúdos que oferecemos em nosso programa”, explicou Dalma Beatriz, coordenadora do Siminina.

O programa conta com aulas de informática básica, pedagogia, fanfarra, dança, artes marciais e mais uma série de processos educativos que formam o maior conjunto de ações da história dos 25 anos do Siminina.

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito lamenta falecimento de servidor da Secretaria Municipal de Habitação

Publicado


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamenta o falecimento do servidor público municipal Hemes Alves da Costa, aos 64 anos. Funcionário de carreira desde o ano de 2013, Hemes morreu na noite desta sexta-feira (15), vítima de um infarto. 

O servidor da Prefeitura de Cuiabá atuava na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, onde colaborava com o desenvolvimento da Capital. Hemes Alves da Costa deixa dois filhos adultos e seu velório será realizado na cidade de Araputanga, interior de Mato Grosso. 

“É sempre triste receber esse tipo de notícia. Nesse momento de angústia, nosso desejo é que o conforto do nosso Deus alcance todos os familiares e amigos. Ninguém está preparado para a partida de um ente querido e somente nosso Senhor pode dar as forças necessárias para suportar tamanha dor”, diz o prefeito. 

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana