conecte-se conosco


Mulher

12 filmes biográficos sobre mulheres e seus feitos incríveis

Publicado


source

Cada vez mais a indústria cinematográfica tem levado às telonas histórias protagonizadas por mulheres. Entre elas estão os  filmes biográficos, que narram acontecimentos na vida de figuras importantes de diversos períodos da sociedade. Por isso, o iG Delas selecionou 11 cinebiografias sobre  mulheres incríveis e seus grandes feitos. Veja a seguir:


1- Frida Kahlo em ‘Frida’

Salma Hayek foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por papel de Frida Kahlo
Reprodução

Salma Hayek foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por papel de Frida Kahlo


Frida Kahlo  é uma das pintoras mais relevantes e famosas de todos os tempos, tanto por suas obras como por sua história de vida. Em 2002, ela foi representada nas telas em ‘Frida’, uma adaptação da biografia escrita pela norte-americana Hayden Herrera. Ela foi interpretada por Salma Hayek, que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

O longa destaca algumas das principais fases e acontecimentos da vida da pintora, como seu casamento com o artista plástico Diego Rivera, seu romance com Leon Trotski e o sofrimento causado por um acidente sofrido durante a juventude, que deixou sequelas marcantes em sua vida pessoal e em suas obras. 

2- Nise da Silveira em ‘Nise: O Coração da Loucura’

Glória Pires viveu a psiquiatra Nise da Silveira no cinema
Reprodução

Glória Pires viveu a psiquiatra Nise da Silveira no cinema


O longa narra sobre o período da vida em que a psiquiatra Nise da Silveira ( Glória Pires ) trabalhou no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, Rio de Janeiro, na década de 1940. Lá, ela decide ignorar os princípios de psiquiatria da época (consideradas agressivas e ineficazes) e implementar a terapia ocupacional para tratar os internos por meio da arte. Seu tratamento foi tão eficaz que não só melhorou a qualidade de vida dos internos, mas ajudou a revelar diversos artistas.

Nos anos 1950, ela criou o Museu de Imagens do Inconsciente para arquivar e estudar os trabalhos. O filme ainda faz uma homenagem à cantora Dona Ivone Lara (Roberta Rodrigues), que se formou como enfermeira e, na época, trabalhou ao lado de Nise.

3- Ma Rainey em ‘A Voz Suprema do Blues’

Ma Rainey é considerada a Mãe do Blues
Reprodução

Ma Rainey é considerada a Mãe do Blues


Em ‘A Voz Suprema do Blues’,  Viola Davis interpreta uma tarde na vida de uma cantora muito famosa que precisa gravar um disco. Ma Rainey, que existiu de verdade, era lembrada por sua alta disciplina musical, mas também por seu perfeccionismo, arrogância e por ser muito poderosa social e financeiramente.

Ma Rainey fez tanto sucesso que ganhou o título de Mãe do Blues, mas sua história é por vezes esquecida em detrimento de nomes como Billie Holiday, Etta James e Ella Fitzgerald. Além da música, ela também quebrou barreiras e foi considerada como uma mulher a frente de seu tempo. Seu jeito de se portar era  considerado “masculino”, era bissexual assumida e batia de frente contra as leis segregacionistas e o racismo dos Estados Unidos.

4- Billie Holiday em ‘O Ocaso de uma Estrela’

A cantora Diana Ross viveu Billie Holiday em cinebiografia baseada em escritos da própria cantora
Reprodução

A cantora Diana Ross viveu Billie Holiday em cinebiografia baseada em escritos da própria cantora


Enquanto a nova  cinebiografia  sobre a cantora, ‘The United States vs Billie Holiday’, não é lançada, a história da cantora pode ser assistida em ‘O Ocaso de uma Estrela’, de 1972. No longa, Holiday é interpretada pela cantora Diana Ross e retrata episódios narrados na autobiografia que a cantora lançou em 1956.

A protagonista almejava os palcos desde que era criança, mas teve uma infância humilde e precisou trabalhar como empregada doméstica e até mesmo como profissional do sexo. O filme foca nesse passado da cantora e retrata o momento em que tudo muda, quando ela consegue um contrato para cantar jazz em um clube no Harlem, em Nova York.

5- Coco Chanel em ‘Coco Antes de Chanel’

Coco Chanel teve passado pobre, vivido por Audrey Tautou
Reprodução

Coco Chanel teve passado pobre, vivido por Audrey Tautou


Você viu?

Em 2009, a criadora da grife Chanel , a estilista Coco Chanel, ganhou uma cinebiografia chamada ‘Coco Antes de Chanel’, em que foi interpretada pela atriz francesa Audrey Tautou. No filme, acompanhamos o passado pobre da estilista, que trabalhava como cantora de bar, até o momento de sua ascensão com a marca.

O longa também dá foco ao romance dela com Étienne Balsan, parte da nata da sociedade francesa, e à maneira como era encarada por criar modelos e encorajar que mulheres usassem roupas consideradas masculinas, como calças e paletós.

6- Joan Jett e Cherie Currie em ‘The Runaways’

The Runaways conta a história da icônica banda de rock formada por mulheres nos anos 1970
Reprodução

The Runaways conta a história da icônica banda de rock formada por mulheres nos anos 1970


O filme de 2010 narra a formação da The Runaways, uma banda de rock formada apenas por mulheres, entre elas Joan Jett (Kristen Stewart) e Cherie Currie (Dakota Fanning). O grupo foi formado nos anos 1970 e fez grande sucesso principalmente por suas letras que abordam a independência das mulheres. O filme narra ainda o vício de Cherie em drogas e sua relação com Jett.

7- Harriet Tubman em ‘Harriet’

Harriet Tubman, uma das ativistas negras mais importantes no mundo, ganhou uma cinebiografia em 2019
Divulgação

Harriet Tubman, uma das ativistas negras mais importantes no mundo, ganhou uma cinebiografia em 2019


A ativista política e abolicionista Harriet Tubman é uma das figuras mais importantes da história dos Estados Unidos. Nascida escravizada em 1822, ela escapou da escravidão e ajudou diversas pessoas em condições iguais à sua a fugir para o sul do país. Sua contribuição foi muito importante para o movimento de igualdade racial.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, resgatou um projeto que pode colocar o retrato da abolicionista na nota de US$20 . Em 2019, Tubman ganhou uma cinebiografia em que é interpretada pela atriz Cynthia Erivo, que foi indicada aos principais prêmios do cinema, entre eles o Oscar, Globo de Ouro, Critics Choice.

8- Billie Jean King em ‘Batalha dos Sexos’

A tenista Billie Jean King lutou para que mulheres e homens tivessem o mesmo pagamento na modalidade
Reprodução

A tenista Billie Jean King lutou para que mulheres e homens tivessem o mesmo pagamento na modalidade


A tenista Billie Jean King ( Emma Stone ) se tornou muito relevante nos Estados Unidos por ser a primeira atleta da modalidade a cobrar que homens e mulheres fossem pagos de maneira igualitária. Quando escutou que as partidas dos homens eram mais interessantes de se assistir – e, por isso, eram mais caras – ela criou sua própria liga de tênis feminino.

No entanto, ela ficou mais conhecida ainda depois de ser desafiada para uma partida amistosa por Bobby Riggs (Steve Carell), um jogador que a desafiava na televisão se afirmando como um homem machista e que destruiria as mulheres. Depois de muita relutância, Billie aceitou o desafio e o derrotou em todas as partidas.

Além de mostrar os bastidores desses eventos, o filme ‘Batalha dos Sexos’ também aborda o momento em que ela se descobriu uma mulher lésbica, mesmo casada com um homem.

9- Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson em ‘Estrelas Além do Tempo’

Três matemáticas negras trabalharam na NASA durante a corrida espacial e suas histórias são contadas em 'Estrelas Além do Tempo'
Reprodução

Três matemáticas negras trabalharam na NASA durante a corrida espacial e suas histórias são contadas em ‘Estrelas Além do Tempo’


O filme conta a história das três matemáticas negras que trabalharam por trás do lançamento do primeiro foguete da NASA ao espaço, em meio à tensão da corrida espacial da Guerra Fria. O filme também resgata as leis de segregação racial que foram coniventes com diversos preconceitos sofridos por Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), como os banheiros separados das mulheres brancas, a necessidade de autorização para se matricular em uma faculdade ou a descrença do conhecimento dessas mulheres.

10- Olga Benário em ‘Olga’

Camila Morgado vive a alemã Olga Benário em cinebiografia sobre a militante comunista judia
Reprodução

Camila Morgado vive a alemã Olga Benário em cinebiografia sobre a militante comunista judia


Um dos filmes mais comoventes do cinema brasileiro moderno, ‘Olga’ conta a história de Olga Benário (Camila Morgado), uma comunista alemã judia que se apaixona por Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) e, no Brasil, participa da Intentona Comunista, que visava acabar com o Governo Vargas. Com o fracasso da revolução dos militantes comunistas, Olga é deportada para a Alemanha e morre na câmara de gás em um Campo de Extermínio. Em 2005, o filme foi premiado no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema.

11- Mary Shelley em ‘Mary’

Elle Fanning interpreta Mary Shelley, autora que criou o Frankenstein
Reprodução

Elle Fanning interpreta Mary Shelley, autora que criou o Frankenstein


A autora Mary Shelley criou uma das obras de terror mais importantes da literatura, mas precisou se sujeitar a publicar ‘Frankenstein’ com o nome de seu marido e era desencorajada a escrever pela madrasta. No longa de 2017, em que a jovem autora é interpretada por Elle Fanning, acompanhamos os maiores traumas de sua vida, como a perda da mãe, a morte de seu primeiro filho e a indiferença do marido em relação a ela.

Além disso, ‘Mary’ conta a famosa história de como Frankenstein surgiu: presos na casa do poeta Lord Byron durante uma tempestade, os Shelley foram desafiados a escrever uma história de fantasmas.

12- Cheryl Strayed em ‘Livre’

Em 'Livre', uma romancista passa 3 meses em uma trilha de mais de 1.770 km
Reprodução

Em ‘Livre’, uma romancista passa 3 meses em uma trilha de mais de 1.770 km


Estrelado por Reese Witherspoon, ‘Livre’ conta a história da romancista Cheryl Strayed que, depois de um período de depressão profunda, que acarretou no vício em drogas e em sexo, decide fazer a trilha Pacific Crest Trail sozinha. O trajeto de aproximadamente 1.770 km foi feito por Strayed em três meses e foi registrado em uma autobiografia. O longa acompanha a jornada de Cheryl ao se habituar com a estrada, seus obstáculos e sua transformação pessoal.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 18 de abril de 2021

Publicado


source
Mandala
Marcelo Dalla

Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo


ÁRIES 

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstâncias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.


TOURO 

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que pela manhã se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança. 

GÊMEOS 

Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Anote as novas ideias que surgirem, quando o Sol ingressar em seu signo poderá ativá-las. Procure também se resguardar, dormir mais, respeitar os limites do corpo. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas. Continue atento para as novas ideias que surgem. Elas tendem a se tornar produtivas num futuro próximo.

CÂNCER 

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO 

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção a quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar e à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM 

Você viu?

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepção entram em pauta, continue percebendo quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

LIBRA 

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Touro e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO 

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam um bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO 

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO 

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom domingo para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir sobre o que pode aprender, como inovar e aprimorar o serviço que oferece. É importante também regular os horários de sono, alimentação e exercícios físicos. 

AQUÁRIO 

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES 

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, para que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok; conheça o slugging

Publicado


source

Alto Astral

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok
Reprodução: Alto Astral

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok

Novidades no mundo da beleza é o que não faltam. Sempre movimentado por novas tendências, uma área que ganha cada vez mais força é a dos cuidados com a pele – o famoso skincare .

A febre do momento, que viralizou no aplicativo de vídeos Tiktok , se trata se um produto básico, que, até então, nem era tão popular: a vaselina. Com a proposta de continuar cuidando do rosto mesmo durante o sono, o truque chamado “slugging” consiste em passar uma camada generosa do produto na face, deixando mesmo um aspecto bem pegajoso (o que justifica seu nome, que tem a ver com lesma), como uma máscara .


Essa nova skincare gosmenta já virou tendência, por isso conversamos com o médico dermatologista e membro da Doctoralia, Dr. Érico Pampado Di Santis, para conhecer os benefícios e malefícios desse produto para a pele e descobrir quais são suas indicações. Será mesmo que serve para todo mundo?

Vaselina
A vaselina costumava ser usada para hidratar os lábios – Shutterstock

A vaselina sólida também conhecida como petrolatum, é normalmente utilizada em manipulações de alguns produtos quando há a intenção de deixá-lo com aspecto mais amanteigado, segundo o especialista. Além disso, ele explica que sua indicação é para peles excessivamente ressecadas ou acometidas por alguns tipos de psoríase e regiões do corpo que já são naturalmente secas, como pés e mãos. Logo, o uso da substância em peles oleosas ou acneicas não é indicado, pois, poderá desobstruir os poros.

Você viu?

O médico alerta sobre o uso excessivo da substância. “Pode obstruir os poros e a saída das secreções naturais da pele. Em áreas que já produzem sebum (oleosidade natural da pele), o uso pode aumentar essa produção, podendo causar acne ou dermatite seborreica, por exemplo”.

Aderir a essa hidratação noturna não é uma recomendação médica frequente devido à face já ser uma área mais oleosa, conta Dr. Érico. Entretanto, há exceções em casos específicos. “Após a realização de alguns procedimentos como laser ou peelings, ou em casos de acidentes como queimaduras, sob orientação do dermatologista para auxiliar na recuperação”, explica.

Como foi visto, o slugging é considerada a última etapa da skincare, vez que o truque é tratar a pele mesmo durante o sono. Diferente dessa recomendação popular, o dermatologista enfatiza que a vaselina não é um bom hidratante facial de rotina, portanto só deverá ser usada quando receitada por um profissional da área. “O mercado já oferece uma gama diversa de produtos mais compatíveis com a região da face que podem se encaixar na rotina de hidratação diária, conforme o tipo de pele de cada um”, conclui o médico.

Ressaltamos a importância de sempre consultar um dermatologista antes de usar algum produto, porque cada pele reagirá de uma forma diferente. O uso indevido pode não gerar os resultados esperados e causar efeitos colaterais, como alergia, por exemplo.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana