conecte-se conosco


Policial

Veículos roubados e furtados são recuperados na fronteira por policiais do Gefron

Publicado

Três caminhonetes foram recuperadas por policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) neste final de semana. As ações repressivas do grupamento nos 983 km de extensão do Brasil com a Bolívia resultaram na recuperação de 52 veículos nos três primeiros meses de 2019.

A primeira ação aconteceu no final da tarde de sexta-feira (5), no posto Marfil (base do Indea na região). Durante abordagem, os policiais checaram a placa de uma caminhonete F-350, que constatou um Boletim de Ocorrência (BO) por furto, no município de Nobres (a 124 km de Cuiabá).

Já na madrugada de sábado (6), no município de Cáceres (a 234 km de Cuiabá), os policiais servaram a atitude suspeita de uma dupla que estava em uma caminhonete Hilux. Ao determinar a parada do veículo, os dois homens tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais. Ao consultar a placa do carro, foi constatado que o mesmo havia sido roubado na última quinta-feira (4), em Cuiabá. Os dois homens foram presos.

Também em Cáceres, na região de Roça Velha, na madrugada de domingo (7), os policiais encontraram uma caminhonete S10 abandonada. Ao checar a placa, a mesma não conferia com o chassi do veículo. Uma nova checagem foi realizada, desta vez, utilizando o número do chassi e foi constatado que o veículo estava com a placa adulterada, cujo carro era do município de Tangará da Serra (a 245 km de Cuiabá) e continha um Boletim de Ocorrência por roubo.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, destacou que as ações repressivas e preventivas na faixa de fronteira têm sido importantes no enfrentamento à criminalidade.

“Nosso grupamento tem atuado fortemente na fronteira para impedir o êxito nos crimes transfronteiriços. Muitos veículos roubados ou furtados nos municípios do Estado têm como destino a Bolívia, que vai servir de troca por drogas”, enfatizou.

Mais resultados

Nos três primeiros meses do ano, o Gefron já registrou 52 ocorrências e apreendeu mais de uma tonelada de drogas. Outras quatro pessoas foram presas por mandados de prisão em aberto, quatro armas e 149 munições foram apreendidas.

O Gefron passou a operar na repressão aos crimes na fronteira em 13 de março de 2002. Ao todo, 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

A base operacional do Grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa que fica na Sesp, em Cuiabá.

 

 

Leia Também:  Homem é preso após praticar roubo e atentar contra vida de policiais em Barra do Bugres
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Atuação conjunta das polícias fecha pontos de drogas e prende 11 pessoas em Cuiabá

Publicado

Raquel Teixeira | Sesp-MT

Operação integrada das Polícias Civil e Militar desarticulou nesta quinta-feira (25.04) pontos de vendas de drogas e prendeu 11 pessoas em três bairros de Cuiabá sob acusação de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e posse de munições de uso restrito. Em atuação conjunta, policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do 1º Comando Regional da PM fecharam pontos de distribuição de drogas nos bairros Areão, São Mateus e Nova Esperança.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão autorizados pela 9ª Vara de Delitos de Tóxico de Cuiabá. Entre as pessoas detidas está Joanilson de Lima Oliveira, 36 anos, apontado como um dos líderes no tráfico de drogas doméstico. Durante as buscas, policiais encontraram munições de calibre 9mm, de uso restrito, na residência do suspeito no bairro São Mateus. Joanilson será autuado por associação ao tráfico e posse de munição de uso restrito.

De acordo com o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, as investigações apontaram que os pontos de vendas de entorpecentes que funcionam nos três bairros têm ligações entre si e são mantidos por uma facção criminosa. “Representaremos pelo pedido de prisão preventiva dessas pessoas detidas e daremos continuidade às investigações, pois o tráfico doméstico fomenta crimes contra o patrimônio e crimes contra a vida”, pontuou o delegado.

Leia Também:  Diretoria Geral recebe vereador e deputados em buscas de parcerias em prol da instituição

No bairro Nova Esperança, na região sul de Cuiabá, foram detidos seis adultos e apreendidos três adolescentes que estavam em uma casa utilizada como ponto de venda de drogas. No local, o grupo preparava entorpecentes para comercialização.

No bairro São Mateus também foi dado cumprimento a um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá.

No bairro Areão foram detidos Jhonathan de Carvalho, 28 anos e Dhiego Pablo de Almeida, 24 anos. Eles estavam em uma casa também utilizada como ponto de venda de drogas. No momento da abordagem policial, Jhonathan, monitorado por tornozeleira eletrônica, ingeriu uma substância semelhante a entorpecente e passou mal. Ele foi encaminhado a uma unidade de saúde e, após avaliação do quadro clínico, a equipe médica constatou indicação de overdose por uso de substância ilícita.

A operação contou com apoio de policiais do 1º e 24º Batalhões da PM e da Força Tática da capital. “As ações de inteligência se fortalecem com a integração e os resultados positivos vêm principalmente do empenho e profissionalismo dos policiais que estão à frente. A cooperação e ações integradas elevam a efetividade das nossas missões de enfrentamento ao tráfico urbano, dando a tranquilidade merecida à sociedade, retirando de circulação drogas e criminosos nocivos ao convívio social”, pontua o comandante regional de Cuiabá, coronel Wankley Rodrigues.

Leia Também:  Homem é preso após praticar roubo e atentar contra vida de policiais em Barra do Bugres

Foram apreendidos diversos pacotes de entorpecentes, dinheiro, materiais para embalar drogas, arma branca e uma máscara. Os detidos serão ouvidos na Delegacia de Repressão a Entorpecentes e depois encaminhados para audiência de custódia na Justiça.

 

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Policial

Polícia Civil deflagra operação para cumprir mandados contra criminosos no interior de MT

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), iniciou na quarta-feira (24.04) a operação “Progressão I” deflagrada em seis municípios da região Noroeste de Mato Grosso, para cumprimento de mandados judicias contra autores de diferentes crimes como, homicídios, estelionatos, entre outros.

A ação conta com apoio da Secretária de Estado de Segurança Pública (SESP), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A previsão é que os trabalhos continuem até sábado (27.04), nas cidades de Água Boa, Juína, Aripuanã, Querência, Colniza e Canarana.

Com mandado de prisão preventiva em aberto por crime de estupro, J.A.S. foi preso pelos policiais civis de Juína, durante diligências realizadas na cidade de Colniza. Na ocasião, o foragido foi surpreendido com uma arma de fogo.

Diante dos fatos, J.A.S. teve a ordem de prisão cumprida, bem como foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Leia Também:  Homem morre após apontar arma para policiais; fuzil e munições são apreendidos

Ainda visando o combate a criminalidade, a Polícia Civil está apurando denúncias sobre possível atuação ilegal de garimpos, instalados na cidade de Aripuanã.

 

 

Fonte: PJC MT
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana