conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande entrega 28 mil uniformes escolares e autoriza reforma de 23 unidades

Publicado

Com investimentos da ordem de R$ 5,21 milhões em recursos da Educação Municipal de um total de R$ 105 milhões previstos para serem investidos, em 2019, a Prefeitura de Várzea Grande realiza nesta segunda-feira, 15 de abril, às 16 horas, a entrega de uniformes escolares para 28 mil alunos da Rede Pública Municipal.

Este é o terceiro ano consecutivo que Várzea Grande entrega conjuntos de uniformes para os alunos da Rede Pública Municipal, uma ação que a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinaliza cumprir com prazer por demonstra o zelo para com a Educação, o respeito para com a população e a segurança que os uniformes promovem junto a população estudantil.

Durante a solenidade será autorizada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e pelo secretário de Educação, Silvio Fidelis, reforma e manutenção em 23 unidades do setor educacional, sendo 9 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB); 7 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI); o Núcleo Tecnológico e o Ginásio Poliesportivo Jorge Mussa.

Além dessas ações, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, também assina a ordem de serviço para manutenção predial de 6 Escolas Municipais. A meta estabelecida pela administração municipal é de até 2020, ter promovido a reforma de todas as unidades que fazem parte da rede de ensino público da cidade.

“Nosso compromisso não se resume apenas em obras e ações, mas na busca dos resultados práticos, que é permitir que os jovens de hoje tenham uma formação adequada para se tornarem profissionais no futuro”, disse Lucimar Sacre de Campos sinalizando que a administração municipal de Várzea Grande, zela pela qualidade do ensino através de políticas públicas voltadas para o ambiente escolar.

Leia Também:  Várzea Grande implanta nova linha de ônibus do Terminal André Maggi ao Morro da Luz

A prefeita disse ainda que desde que assumiu a Prefeitura de Várzea Grande tem honrado todos os anos, com o compromisso em disponibilizar aos estudantes matriculados, o uniforme escolar. “Mesmo não sendo uma obrigação legal, a entrega desse conjunto de uniforme reafirma nosso compromisso com os alunos da Rede Pública, na garantia e na sua permanência nas escolas. Assumimos essa responsabilidade com os estudantes, por também entender que se trata de um item de extrema necessidade, pois além de ser uma economia para os pais, proporciona a praticidade e, acima de tudo, a segurança dos alunos”.

Já o secretário de Educação, Silvio Fidelis, destaca que, “Ampliar e melhorar a estrutura das unidades escolares tem sido um compromisso da prefeita Lucimar Sacre de Campos, que vem mantendo desde 2015, a política pública de fortalecimento e qualidade do ensino da Rede Pública Municipal”, explicou ele ponderando ainda que,“O uniforme é um peça indispensável para o estudante. É também um item de segurança, pois garante a identidade dos alunos e uma economia para as famílias que não terão de investir em vestuários para seus filhos irem à escola”, destacou o gestor alertando que os uniformes devem ser usados durante horário escolar.

Lucimar Campos assinala também a importância na capacitação dos profissionais da Educação Pública Municipal de Várzea Grande e pondera que o concurso público que em 2018, iniciou-se as convocações, atendeu a todas as áreas da administração pública, com prioridade para as áreas da Educação e Saúde. Já foram convocados e empossados mais de 80% dos aprovados.

Leia Também:  Saúde avança na oferta de serviços e reestruturação da Rede SUS

“Todos os investimentos feitos no setor educacional, no que tange a reforma e construções de novas unidades, capacitação de professores, aquisição de material didático, equipamentos e compra de kits de uniformes estão ajudando a expandir o ensino público municipal e que terá impacto no futuro, uma mudança no perfil dos estudantes da Rede Pública Municipal. Nesta etapa, assinamos a ordem de serviço para a reforma geral de escolas municipais e creches infantis além da reforma de um ginásio poliesportivo. São obras estruturantes que oferecem condições dignas para o aprendizado dos estudantes, além de comodidade e segurança para toda a comunidade escolar”, reafirma a prefeita Lucimar Campos.  

O secretário de Educação, Silvio Fidelis disse que a Educação é um setor prioritário na atual gestão e que os investimentos estão sendo feitos na garantia e fortalecimento do setor educacional. “Ao longo desses anos a Educação alcançou índices positivos, principalmente, na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -Ideb-, e isso muito se deve as inúmeras melhorias que a Secretaria de Educação vêm recebendo nos últimos quatro anos”, destacou Fidelis.

Silvio Fidelis, afirma ainda que as melhorias no setor educacional atestam a responsabilidade que essa gestão está tendo com a Educação Pública Municipal, melhorando a qualidade de ensino, sem esquecer o reconhecimento e respeito a todos os servidores que compõem a pasta, pois um ensino de qualidade exige espaços adequados, profissionais capacitados e zelo por parte do Poder Público.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Fórum da Região Turística Metropolitana fortalece com políticas unificadas

Publicado

Representantes do Fórum da Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram para apresentarem as potencialidades turísticas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Na assembleia o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo e presidente do Fórum, José Roberto Amaral apresentou projetos arquitetônicos da Avenida Alameda Júlio Muller e do Parque Ambiental Bernardo Berneck. O Fórum é composto por integrantes do poder público de Cuiabá, Várzea Grande e iniciativa privada de distintos segmentos. O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo. A pauta, apresentação da diretoria definitiva e aprovação do regimento interno.

O Ministério do Turismo obriga as regiões metropolitanas reunirem com a finalidade de propor diretrizes, apresentar projetos, cabendo também discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e outros marcos legais referentes ao segmento.

Para o secretário, a reunião é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. “Pretendemos consolidar rumos e estreitar as relações dos dois municípios com apoio da iniciativa privada. O Fórum é um órgão colegiado, com atribuições consultivas e propositivas, com a missão de promover e apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo da Região Turística Metropolitana, por meio da articulação e integração dos atores sociais locais e da proposição e análise de políticas, planos, programas e projetos. O que se pretende é fortalecer o turismo local para geração de emprego e renda. Os dois municípios são forte por ter o mesmo ecossistema com potencial de exploração do ecoturismo”.

Leia Também:  Exposição Via Sacra será aberta em Várzea Grande no domingo (14)

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Mais duas escolas municipais são contempladas com o projeto social ‘Na fita Certa’

Publicado

As Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB Faustino Antonio da Silva e Emanuel Pinheiro, localizadas nos bairros Colinas Verdejantes e Cristo Rei respectivamente, vão receber durante o ano de 2019, o Projeto Social Na Fita Certa – NFC , idealizado pela Dra. Elaine Fernandes da Silva, Delegada Titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande – DERFVG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município. Em seu segundo ano de existência a previsão é que o número de alunos contemplados dobre em relação ao ano anterior, passando de 23 para 46 alunos. Inicialmente eram ofertadas apenas duas oficinas sendo elas; Futebol e Artes Marciais, esse ano serão ofertadas também as oficinas de micro padaria comunitária, curso de teatro além do coral.

Para a delegada da DERFVG, Elaine Fernandes da Silva, o projeto esse ano vem com o intuito de que os alunos conheçam o Artigo 5° da Constituição Federal. “Conforme a nossa constituição todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, á liberdade, á igualdade, á segurança e á propriedade”, explicou Elaine.

Leia Também:  Oficina capacita “Amigas Empreendedoras” para produção de chocolate

O projeto tem como principal objetivo a intervenção educativa, bem como direcionar os possíveis potenciais dos adolescentes nas atitudes para o bem, e ainda evitar que os adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade entrem para o mundo do crime.  Todas as oficinas que estão sendo ofertadas serão desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte.

Segundo o secretario de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis , a parceria firmada com a Policia Civil só vem somar com o desenvolvimento de nossas crianças.“ A escola é considerada o caminho correto para que as crianças e adolescentes tenham uma formação adequada, alem de se tornarem adultos responsáveis.” frisou Silvio

Ainda conforme a Delegada, o projeto surgiu da preocupação de tirar os adolescentes do mundo do crime. “Entendemos que deveríamos, enquanto agente da segurança publica, fazer algo para evitar que as nossas crianças e adolescentes se envolvam prematuramente com o mundo do crime, pois acreditamos que lugar de adolescente é na escola e não no mundo do crime”, pontuou Fernandes.

Leia Também:  Três secretarias municipais de Várzea Grande estarão funcionando em endereço novo a partir de segunda-feira (8)

O Projeto Na Fita Certa é idealizado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande – DERFVG-e já tem parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Delegacia Regional de Várzea Grande, Gerencia de Operações Especiais (GOE), Academia de Policia (Acadepol) e o Batalhão Ambiental.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana