conecte-se conosco


Mato Grosso

Seplag cria regras para compra de computadores

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou nesta terça-feira (14) novas regras para compra de hardwares e suas atualizações tecnológicas. A medida visa centralizar a gestão da compra de Tecnologia da Informação, a fim de modernizar, economizar e trazer maior eficiência ao Estado.

Atualmente o Sistema de Aquisições Governamentais (Siag) do Governo tem mais de 100 itens especificados e ativos que deverão ser desativados. Salvo as exceções, que deverão ser devidamente justificadas, a partir de agora, o Estado passa a ter apenas três especificações para compra de computadores e uma para compra de notebooks.

Para se chegar às especificações foi realizado um levantamento por um Grupo Temático de Padronização de Hardware instituído pelo Conselho Superior Estadual de Tecnologia da Informação. Esse grupo é composto por coordenadores de TI de várias secretarias e padronizou três especificações de equipamentos a serem licitados: básico, padrão e avançado.

De acordo com o secretário Basílio Bezerra a intenção é padronizar para comprar em escala e com eficiência, otimizando os recursos existentes, atendendo às demandas internas e consequentemente economizando. “Hoje não temos uma padronização na compra de equipamentos, cada secretaria compra com uma especificação diferente, estamos padronizando para que sejam comprados somente os equipamentos que tiverem dentro dessas especificações”.

Leia Também:  Policia Militar recaptura foragido de Goiás com mais de 10 notas falsas

O secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Cesário Correa, explica que para se chegar a essas três especificações foram realizados levantamentos em todos os órgãos e entidades do Executivo. “Fizemos um levantamento minucioso para chegar a uma especificação mínima, levando-se em consideração a necessidade de cada órgão”.

A Seplag também está trabalhando na criação de regras referente às especificações de requisitos de qualidade, segurança, gerenciamento de riscos e continuidade dos sistemas corporativos no os processos de aquisição, desenvolvimento, manutenção e sustentação dos sistemas. Para isso, será editado um decreto estabelecendo todas as normas e procedimentos para disciplinar as soluções corporativas de TI no âmbito do Poder Executivo Estadual.

“Esta é mais uma medida da Secretaria visando a eficiência da administração e consequentemente a diminuição dos gastos, contribuindo assim com o processo de equilíbrio das contas públicas em consonância com o Decreto 08/2018 que estabelece diretrizes para controle, reavaliação e contenção das despesas em toda a administração direta e indireta”, finalizou Basílio Bezerra.

Leia Também:  Quadrilha é desarticulada e bebê é encaminhado ao Conselho Tutelar

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Defesa Civil de Mato Grosso fará parte do plano de prevenção e combate a incêndios florestais

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar apresentou, nesta quarta (15), o Plano de Operações para Temporada de Incêndios Florestais (Potif 2019) à Defesa Civil de Mato Grosso, com destaque para as ações preventivas, preparatórias para a estação seca que se aproxima em Mato Grosso. Foi dada atenção especial à descrição das principais ações em que a Defesa Civil do Estado está inserida.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do CBMMT propôs a inclusão de uma ação no Plano Plurianual voltada para desastres ambientais com o intuito de fortalecer as ações de Incêndios Florestais e Emergências com Produtos Perigosos. Para aprimorar a efetividade das medidas, foi solicitada a participação efetiva da Defesa Civil nos trabalhos desenvolvidos pelo Centro Integrado Multi-agências de Coordenação Operacional (CIMAN).

A Defesa Civil estadual também foi convidada a participar das ações da Semana de Prevenção e Preparação aos Incêndios Florestais em Mato Grosso (SP2IF), realizada habitualmente num dos municípios com economia baseada no agronegócio.

“A Defesa Civil, apoiará CBMMT no enfrentamento aos incêndios florestais, visto que trata-se de um evento codificado como desastre e que traz graves danos materiais e ambientais e consequentemente, prejuízos econômicos e sociais a Mato Grosso”, afirmou o Cel BM Cesar Viana de Brum, secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil.

Leia Também:  PM prende três e recupera carreta roubada em Rondonópolis

O planejamento e preparação para a temporada de incêndios florestais acontece sempre antes do início da estação seca. “A reunião foi extremamente salutar, pois a Defesa Civil é um órgão importante no planejamento estratégico direcionado para a prevenção e combate à incêndios florestais no Estado de Mato Grosso”, disse o comandante do BEA, ten cel BM Dércio Santos da Silva.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Secel promove primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019

Publicado

Promover interação entre o Estado e os municípios na construção de políticas públicas de cultura, esporte e lazer. Este é o objetivo do primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019, que na próxima sexta-feira (24), no Palácio da Instrução e no sábado (25), na Arena Pantanal, reúne a equipe da Secel-MT e agentes municipais da cultura e do esporte de Mato Grosso.

O encontro, que pretende debater e alinhar estratégias de ação para implantação e implementação dos Sistemas de Cultura, Esporte e Lazer nos municípios mato-grossenses é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT, e almeja reunir representantes de aproximadamente 80 municípios do Estado. 

Na abertura oficial, programada para sexta-feira (24), às 14h, foi reservada uma palestra com o próprio secretário, que dará as boas-vindas e compartilhará com agentes da cultura e do esporte, os desafios estabelecidos para a Secel, nos próximos anos.

“Estamos vivendo um novo ciclo da cultura e do esporte em Mato Grosso e esta é uma ótima ocasião para recepcionar os gestores, produtores e agentes dos setores. Também é uma boa oportunidade para apresentar o que a Secretaria vem planejando e realizando nesses quatro meses de trabalho intenso, além de prestigiar toda a equipe responsável pelas iniciativas, ações e projetos. Serão dois dias muito produtivos para a cultura e para o esporte de Mato Grosso”, adianta Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Equipe gestora da Seciteci visita Escola Técnica de Tangará da Serra

A programação conta com diversos palestrantes, tanto do esporte quanto da cultura, exposição de cases municipais, orientações e apresentações culturais. Confira a programação completa.

24/05 – PALÁCIO DA INSTRUÇÃO 13:00 – Credenciamento
14:00 – Abertura Oficial
14:30 – Desafios SECEL – Allan Kardec – Secretário de Cultura, Esporte e Lazer 
15:30 – Coffee break
16:00 – Diagnóstico e Avaliações em Políticas Públicas do Esporte
Prof. Dr. Wanderley Marchi Júnior – UFPR
16:40 –  Cultura e Cidadania
Fabrício Carvalho – Maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT
17:30 – Eleição CIB – Comissão Intergestores Bipartite 
19:00 – Apresentação Cultural

25/05 – ARENA PANTANAL 8:00 – Credenciamento
8:30 – Colheita de Projetos Esportivos
Alberto Bial – Técnico de Basquetebol do Clube de Regatas do Vasco – RJ
9:30 – Modelo de Gestão Municipal
Wanderson Lana – Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude – Primavera do Leste 
10:30 – Coffee break
11:00 – Visita Arena Pantanal 
12:00 – Encerramento

Fonte: GOV MT
Leia Também:  Ouvidores debatem regulamentação do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana