conecte-se conosco


Várzea Grande

Secretário de Várzea Grande é reeleito presidente da UNDIME de Mato Grosso

Publicado

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidélis foi reeleito presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) seccional de Mato Grosso, em votação nesta sexta-feira, durante o 14º Fórum Estadual Ordinário que contou com a presença dos presidentes da Nacional, Alessio Costa Lima, Undime/SP, Luiz Miguel Garcia; Marcelo Malmann  Undime/RS e Marcelo Ferreira da Costa Undime/GO.

Fidélis que já respondia pela presidência do órgão desde 2018, com a saída da então presidente Terezinha Assmann de Brasnorte, foi aclamado no pleito em chapa única com 64 componentes para o biênio de 2019/2021, tendo como vice o professor e dirigente Eduardo Ferreira, do município de Canarana.

Como presidente eleito, Sílvio pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no órgão com foco nos 141 municípios do Estado, articulando, mobilizando e integrando os dirigentes municipais de educação na construção e defesa de uma educação pública com qualidade social.

“São princípios básicos da Undime a democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre de todas as esferas” pontuou o secretário.

Leia Também:  TCE determina que DAE/VG inscreva contas de água não recebidas em dívida ativa

Segundo ainda Fidélis, a entidade tem atuado fortemente nos municípios na busca de alternativas para o enfrentamento das dificuldades do dia a dia da educação básica. “Sabemos que temos mudanças e transformações enquanto no governo municipal, estadual e federal, mas é nos municípios que a  demanda é maior e as melhorias devem começar desde uma Assessoria Pedagógica forte até um transporte escolar organizado, eficiente e garantido aos estudantes. Por isso a união entre todos os dirigentes municipais é importante” declarou.

Em sua fala durante a abertura do 14º Fórum Estadual Ordinário, na quinta-feira, em Cuiabá, Sílvio Fidélis destacou a mobilização de todos os dirigentes municipais na construção e na defesa de uma educação pública com qualidade social. O secretário lembrou que é preciso exercer a democracia, na busca de alternativas, e da importância de estarmos consciente das nossas obrigações e, principalmente, das nossas decisões.  Ele agradeceu a participação de todos representantes da Undime, e da parceria da Prefeitura de Várzea Grande, lembrando os grandes investimentos que a gestão vem fazendo na Educação municipal.  “A Undime de Mato Grosso precisa estar sempre no caminho da discussão, no caminho de alternativas, porque nosso objetivo primordial é fazer uma Educação diferenciada”.

Leia Também:  Promoção da Igualdade Racial nas Políticas Públicas de Saúde em Várzea Grande

Sílvio Fidélis concluiu dizendo que  Várzea Grande ganha ainda mais representatividade no cenário estadual com um dirigente do município a frente de uma entidade de vanguarda como a Undime, que desenvolve um trabalho sério sempre na dianteira das discussões em torno das políticas públicas que possam assegurar as melhorias na área educacional de todos os municípios mato-grossenses.   

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Guarda Municipal divulga balanço de ações realizadas em março

Publicado

A secretaria de Defesa Social de Várzea Grande divulgou o balanço das atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal, durante todo o mês de março. De acordo com os dados operacionais foram realizados no mês março 10.209 ações, destas 7.096 foram referentes às notificações de infrações às Leis de Trânsito; 1.161 alunos atendidos pelo programa de Educação para o Trânsito; 1.146 atendimentos feitos pela Junta Militar; 640 rondas preventivas realizadas nas unidades escolares; 119 atendimentos de acidentes de trânsito sem vítimas; 29 atendimentos junto a Defesa Civil e 18 registros de ocorrências policiais.

De acordo com o secretário de Defesa Social e também comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, a atuação da Guarda Municipal  teve um aumento, principalmente, no que tange aos autos de infrações no trânsito. “Embora a Guarda Municipal tenha trabalhando a conscientização, os motoristas ainda não estão respeitando as Leis de Trânsito e acaba cometendo várias imprudências, o que tem ocasionado o aumento das autuações. Várias vias importantes da cidade tiveram mudanças na redução da velocidade, por exemplo, na  Avenida da Feb só pode transitar no máximo a 60km por hora, e ainda assim motoristas desrespeitam o limite de velocidade, fora as outras infrações como dirigir sem usar o cinto de segurança, ou dirigir falando ao celular", destacou.  

Leia Também:  Várzea Grande investe na atenção aos alunos com deficiência

O comandante explicou que a Guarda Municipal tem trabalhado no reordenamento do trânsito, com uso de equipamentos de tecnologia, como o radar eletrônico, operações da ‘Lei Seca’ com o uso de bafômetros, e também punindo os motoristas que insistem em estacionar em locais proibidos como vagas de idosos, ou obstruindo passagem de carros em garagens . “Várias dessas ações são executadas em parceria com as Polícias Militar, Rodoviária Federal e Estadual, e pela Polícia Judiciária Civil”.  

Ainda dentro do reordenamento do trânsito em Várzea Grande, a Guarda Municipal, desta vez em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, tem restringido o tráfego de veículos pesados – caminhões e carretas – dentro do perímetro urbano. A intenção é elaborar um projeto de lei que regulamente o tráfego, e determine os horários e locais permitidos.

“Muitas empresas localizadas no perímetro urbano, não possuem estacionamentos próprios para caminhões para descarga de produtos, daí a necessidade da regulamentação por Lei para definição de horários, para não obstruir o trânsito principalmente na Região Central”.

Leia Também:  TCE determina que DAE/VG inscreva contas de água não recebidas em dívida ativa

A partir de 1º de junho, a fiscalização por meio de radar móvel será estendida à Avenida Aleixo Ramos, mais conhecida como Estrada da Guarita, que também terá monitoramento de velocidade, com o máximo de 60km por hora. Desde o início do ano, as Avenidas da FEB, 31 de Março e Filinto Muller já estão com o tráfego monitorado via radar móvel.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Fórum da Região Turística Metropolitana fortalece com políticas unificadas

Publicado

Representantes do Fórum da Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram para apresentarem as potencialidades turísticas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Na assembleia o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo e presidente do Fórum, José Roberto Amaral apresentou projetos arquitetônicos da Avenida Alameda Júlio Muller e do Parque Ambiental Bernardo Berneck. O Fórum é composto por integrantes do poder público de Cuiabá, Várzea Grande e iniciativa privada de distintos segmentos. O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo. A pauta, apresentação da diretoria definitiva e aprovação do regimento interno.

O Ministério do Turismo obriga as regiões metropolitanas reunirem com a finalidade de propor diretrizes, apresentar projetos, cabendo também discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e outros marcos legais referentes ao segmento.

Para o secretário, a reunião é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. “Pretendemos consolidar rumos e estreitar as relações dos dois municípios com apoio da iniciativa privada. O Fórum é um órgão colegiado, com atribuições consultivas e propositivas, com a missão de promover e apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo da Região Turística Metropolitana, por meio da articulação e integração dos atores sociais locais e da proposição e análise de políticas, planos, programas e projetos. O que se pretende é fortalecer o turismo local para geração de emprego e renda. Os dois municípios são forte por ter o mesmo ecossistema com potencial de exploração do ecoturismo”.

Leia Também:  Fórum da Região Turística Metropolitana fortalece com políticas unificadas

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana