SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=32334 LIMIT 1
O Documento - Fibrilação atrial, um dos principais fatores de risco para o AVC

ALERTA

Fibrilação atrial, um dos principais fatores de risco para o AVC

Por: Da Redação
Segunda fase da campanha ‘O Som do Coração’ alerta para a principal arritmia cardíaca do mundo
Segunda fase da campanha ‘O Som do Coração’ alerta para a principal arritmia cardíaca do mundo

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Ritmo Cardíaco (13), e em plena Copa do Mundo, onde o coração do brasileiro bate mais forte, uma iniciativa de conscientização em saúde alerta para uma doença que aumenta em cinco vezes o risco de AVC e acomete entre 1,5 e 2 milhões de brasileiros¹: a fibrilação atrial (FA). Para reforçar a importância do tema, a Boehringer Ingelheim (BI), com o apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), lança a segunda etapa da campanha digital “O Som do Coração”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre sintomas, riscos, diagnóstico e tratamento da FA.  As ações de 2018 terão como principal foco reforçar a característica peculiar da doença, que faz com que o coração bata de forma irregular, com possível aumento da frequência cardíaca.

“Estudos mostram que os pacientes com fibrilação atrial e que também são portadores de outras doenças (como hipertensão, diabetes etc) têm, ao longo de um ano, cerca de 10% de chance de desenvolver o AVC. Vale ressaltar que os AVCs provocados pela FA¹ podem proporcionar sequelas incapacitantes. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento anticoagulante adequado da arritmia são fundamentais para o bem-estar do paciente”, explica José Francisco Kerr Saraiva, médico cardiologista e professor da PUC Campinas.

Neste ano, a campanha O Som do Coração começou no Dia Mundial do Ritmo Cardíaco (13) e tem como destaque a veiculação de um vídeo que apresenta, em detalhes, as questões mais importantes que envolvem a fibrilação atrial. Clique no link e compartilhe o material com as informações sobre a fibrilação atrial: https://www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil e  www.somdocoracao.com.bR.

Sobre a Fibrilação Atrial

A Fibrilação Atrial é uma doença que altera o ritmo cardíaco e faz o coração pulsar de forma descompassada e irregular. Fazendo com que o fluxo do sangue no coração fique anormal e turbulento, podendo provocar a formação de coágulos – ou trombos – no coração. Estes coágulos podem se deslocar pela circulação sanguínea na direção do cérebro e acabar causando um AVC. 

Em geral, a Fibrilação Atrial está associada a fatores como hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio. Embora possa causar palpitações, dores no peito e falta de ar, muitas vezes a doença passa despercebida por não apresentar sintomas4. No entanto, 63%² dos brasileiros nunca ouviram falar da enfermidade, de acordo com a pesquisa “A percepção dos brasileiros sobre doenças cardiovasculares”, desenvolvida pelo Ibope Conecta em parceria com a Boehringer Ingelheim (BI).

Tratamento

Uma parte é feita com medicamentos que controlam o ritmo cardíaco e a outra realizada com anticoagulantes que afinam o sangue para impedir a formação de trombos e reduzem a chance de um AVC.  No entanto, cerca de 50%² dos pacientes diagnosticados, não usam anticoagulantes em virtude de receios de emergências e sangramentos. Entretanto, já existe um agente reversor específico para a dabigatrana, um dos anticoagulantes disponíveis no mercado, para interromper momentaneamente  o efeito do medicamento em casos de emergência, o que é considerado um grande avanço no tratamento da fibrilação atrial.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2017, obteve vendas líquidas de cerca de € 18,1 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 17% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2018, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. 

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.81.76.247) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=32334 ORDER BY id DESC