conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nesta terça

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá fará a abertura oficial da Campanha Nacional contra a Influenza nesta terça-feira (16) às 8h30, no Centro Saúde Dom Aquino. Apesar de a abertura oficial ter sido adiada para esta terça, a Capital está seguindo a calendário nacional e, desde o último dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde já está disponibilizando as doses ao público alvo e seguirá até dia 31 de maio.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina previne contra três tipos de influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A Capital seguirá a estratégia usada em todo o país que pretende imunizar 90% dos grupos tidos como prioritários e de risco onde estão inseridos os idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses a menores de 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade. A definição do público alvo segue critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos.

De acordo com a Responsável Técnica de Imunização, Sandra Horn foram disponibilizadas 34.500 mil doses à Capital provenientes do primeiro de sete repasses que o Estado fará aos municípios ao longo da Campanha. Segundo ela, toda a rede de Atenção Básica do município está abastecida com as doses. “Abastecemos todos os Centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município (exceto as que estão em reformas). Estamos preparados para receber os grupos prioritários e proporcionarmos mais saúde para a população cuiabana”, informou Sandra Horn.

Leia Também:  Alunos fazem “City Tour” por Cuiabá e conhecem a Câmara Municipal

Os que se enquadrarem no grupo prioritário, poderão buscar a imunização em uma das 63 salas de vacinação, e mais três da zona rural, sendo uma em Nossa Senhora da Guia, outra no Rio dos Peixes e a última no Aguaçú. Ainda conforme explicou a RT, as salas de vacina estão inseridas nas 92 unidades básicas de saúde. “Existem diversas unidades físicas que possuem de duas a três Equipes de Saúde da Família (ESF), mas não há necessidade de ter três salas de vacinas porque uma já contempla todas. Dessa forma, exceto por alguma peculiaridade do local, toda a rede básica de saúde está apta a receber e realizar a imunização contra a Influenza” concluiu.

Além da preparação de toda a equipe para receber o público específico dessa fase de imunização, a Secretaria de Saúde fará no próximo dia 04 de maio, o DIA D contra a Influenza.

SINTOMAS, PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça, na garganta e coriza. Além da vacinação, as orientações para evitar o vírus é lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

Leia Também:  Praticidade e democratização do acesso são marcas do novo Portal da Transparência

O vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe e a imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o Ministério da Saúde, não há risco de fazer a vacinação contra e a febre amarela e Influenza.

(Com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil)

SERVIÇO:

PAUTA: Prefeitura de Cuiabá dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nesta terça

DATA: Nesta terça-feira (16)

HORA:8H30

LOCAL: Centro de Saúde Dom Aquino R. Irmã Elvira Paris, S/N – Dom Aquino

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito lança programa Bem Morar e reforça compromisso com a inclusão social

Publicado

Divulgação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lança na noite desta quinta-feira (25), às 19h, no ginásio Dom Aquino, o programa “Bem Morar – A Prefeitura reforma a sua casa”. O projeto é inovador em Cuiabá e vai beneficiar famílias de baixa renda, com recursos que possibilitarão reformar seus imóveis, proporcionando mais qualidade de vida.

O programa também reforça o compromisso da gestão de ampliar as políticas públicas voltadas à habitação, com inclusão social e ordenamento da Capital.  

O prefeito lembra que o programa é parte do processo de reestruturação da cidade. “Estou muito feliz com a consolidação desse programa, pois ele é um sonho antigo e faz parte de uma das políticas públicas mais importantes, hoje, para Cuiabá, visto que a cidade se desenvolveu de forma desordenada. Isso causou uma problemática, pois mais de 50% dos nossos bairros são oriundos de ‘grilagens’, trazendo falta de estrutura básica para as localidades. É um gargalo antigo e que agora, estamos procedendo com essas ações, avançado de forma completa no ordenamento da cidade”, explica Pinheiro.

Já no lançamento, o programa “Bem Morar – A Prefeitura reforma a sua casa” contemplará 300 famílias, dos bairros Jardim Umuarama II, Altos da Serra, Planalto, Vale do Carumbé e Três Barras.

Leia Também:  Mais de 1500 atletas participaram da 2ª Corrida do Legislativo Cuiabano

Essas famílias foram devidamente selecionadas pela equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, onde um dos critérios era residirem em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e já regularizadas. Cada família receberá um cartão reforma, em que o valor é destinado para compra de material e pagamento de mão de obra. O teto máximo do benefício, por família, é de R$ 12 mil.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, explica que a Prefeitura promoveu uma parceria com o setor de engenharia e arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde os professores e estudantes irão fazer o projeto de cada reforma e acompanhar sua execução. O termo de parceria será assinado durante a solenidade de lançamento.

“Fizemos a seleção das famílias destes bairros. Após isso, começamos a desenhar como seria a execução dos trabalhos e a liberação dos valores. Então, em diálogo com a UFMT, conseguimos unir forças ao processo. A equipe da Universidade Federal irá fazer o projeto da área que será reformada e também acompanhar toda obra”, diz o secretário.

Com o relatório de orçamento em mãos, a equipe de Habitação disponibilizará o projeto às famílias, bem como a listagem de materiais, orientações e etapas da obra.  O valor será liberado por semana, a partir do orçamento da equipe de engenharia e arquitetura. “Caso a família não cumpra o cronograma, salvo algumas exceções, a remessa seguinte não será liberada. O beneficiário precisa finalizar a execução semanal para que a Prefeitura possa disponibilizar a outra parte do valor”, acrescenta Praeiro.

Leia Também:  Vereador Abilio discute proposta participativa de medidas anticorrupção junto ao Ministério Público

O cartão poderá ser usado somente pelo titular. Os materiais poderão ser adquiridos nas lojas de materiais de construção credenciadas pelo programa (nos próximos dias, a Prefeitura divulgará uma lista constando o nome dessas lojas).

Na solenidade desta quinta, será entregue somente um cartão provisório, para que o beneficiado retire o definitivo, assim que os orçamentos forem emitidos pela equipe técnica. Esses cartões magnéticos só serão entregues às mulheres.

 “Temos que entregar nas mãos das mulheres. São elas que mais e preocupam com o conforto do lar, da família. São essas guerreiras, que todos os dias, se reinventam para buscar o que há de melhor para seus familiares. Nada mais justo e seguro, assim, do que entregarmos esse benefício a elas”, finaliza o prefeito Emanuel.

Para desenvolver o programa, a Prefeitura de Cuiabá aplicou recursos próprios. 

Serviço:

Assunto: Lançamento do programa Bem Morar

Data: quinta-feira (25)

Horário: 19h 

Local: Ginásio Dom Aquino, Avenida Beira Rio, s/n, Dom Aquino

  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura convoca candidatos aprovados para funções de Professor e TNE

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para candidatos aprovados no processo seletivo simplificado da Educação. A convocação se refere aos candidatos aprovados para as funções de Técnico de Nutrição Escolar (TNE) e Professor. Os candidatos que estão sendo convocados nesses editais devem se apresentar para atribuição nesta quinta-feira (25), às 14h, na Secretaria de Educação do Município (SME), localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes.

Os Editais de Convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

Os candidatos convocados devem conferir a publicação dos editais, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, o candidato que não comparecer no dia e horário previstos será eliminado, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, os candidatos convocados devem levar os documentos pessoais. 

Leia Também:  2ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá é entregue nesta segunda com presença do Ministro da Saúde

Veja anexos o edital de convocação:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana