SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=27402 LIMIT 1
O Documento - Varejo e shopping center: o que mudou?

C. CORDEIRO

Varejo e shopping center: o que mudou?


Ah, o Natal. Um dos ambientes que mais refletem essa época do ano é o shopping center. Decorações extravagantes, a presença do Papai Noel, crianças encantadas com os detalhes, sorteio de prêmios e muitas atrações até mesmo gratuitas.

Você já se acostumou com isso? Essa época é aquela que todas essas ações são mais fáceis de visualizar, compreender e participar. O que poucos percebem é que ações como essas fazem parte de um planejamento que está cada vez mais voltado para gerar experiências gratificantes e inesquecíveis para o cliente.

Toda essa magia faz parte durante todo o ano em um ambiente que, hoje em dia, é voltado para o entretenimento, lazer, serviços, sociabilização e para compras.

Isso mesmo, compras fica por último no ranking de prioridade. Hoje o shopping center deixou de ser um ambiente exclusivo para compras e consumo, para virar um ambiente de sociabilização. Não é à toa que estamos percebendo isso na Grande Cuiabá, que vem trazendo a tendência nacional de entretenimento e prestação de serviços de qualidade.

Para quem trabalha diretamente com o marketing a atenção para essa tendência deve ser redobrada, pois atrair o cliente virou uma competição acirrada, em que só um mix de marcas completo já não é mais fator decisivo.

Nesse contexto, é importante propor e acompanhar de perto cada ação afim de buscar permanentemente resultados mensuráveis. Começando por estreitar a relação com o público, que deve enxergar o shopping como uma extensão da vida social de sua cidade.

São calendários de ações culturais permanentes e gratuitas, espaços para compartilhar momentos, como coworking, espaço de leitura, carregadores de celular, ambientes especiais para animais, feiras livres, feira de artesanatos, exposições, mostras de dança e dezenas outras formas de estar mais próximo da comunidade.

Além disso, fatores como a integração entre o "online" e o "off-line", foco total nas necessidades do cliente e, principalmente, a valorização da interação humana são fatores decisivos para bons resultados. A sustentabilidade é mais um fator essencial para que o shopping ocupe o lugar que sempre teve na sociedade, que é de um catalizador de tendências e inovações de mercado.

A fórmula parece simples? Na verdade é um desafio diário, principalmente do marketing, estar à frente e lançar tendências para que o negócio e os lojistas que apostaram nesse formato de empreendimento prosperem.

 

Cláudio Cordeiro é publicitário, diretor da Fenapro, Sinapro/MT, Alap e Abcop.

Presidente da Gonçalves Cordeiro

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.80.219.236) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=27402 ORDER BY id DESC