SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=29230 LIMIT 1
O Documento - A vida urbana e a rural!

ROMILDO GONÇALVES

A vida urbana e a rural!


Estamos em pleno século 21, e denotamos uma harmonia singular entre o campo e a cidade, o meio rural e meio urbano. Desde que o mundo em mundo e que o ser humano começou a habita-los, há um raciocínio logico e uma lógica sequencial que mostra uma postura de quem deve fazer o que no espaço ambiental urbano ou rural em que vive.

Como se vê a contraposição e as condições políticas e sociais permitiram a divisão sócio espacial desde a antiguidade a mais ou menos quinhentos mil anos no espaço territorial do planeta terra.

Pontua Lefebvre-1969, que a separação entre a cidade e o campo toma lugar entre as primeiras divisões do trabalho = a biológica e a técnica. Ela corresponde à separação entre o trabalho material e o trabalho intelectual, pois à cidade cabe funções de organização, direção, atividades políticas, militares e elaboração do conhecimento científico, cultural...

Assim, afirma o autor, que a filosofia nasce da cidade. Portanto, só será possível, o reconhecimento da diferença e o exercício da reflexão sobre o rural e o urbano, sobre a cidade e o campo, em decorrência da mencionada da divisão do trabalho.

Estabelecer o rural e o urbano a partir dos critérios mencionados, de forma descontextualizadas, sem analisar a historicidade presente nos fatos e processos, parece estático demais. Ainda que se justifique pela finalidade programática, torna-se inadequado para compreender a dinâmica da sociedade.

O rural e o urbano não são como quisera Dhurkheim 1984, que os fatos sociais sejam coisas dadas. São dimensões sociais produzidas no decorrer da história. O espaço urbano, conforme já assinalado no início desse artigo,

embora não tenha sido criado pelo capitalismo, consistente no espaço que historicamente proporcionou o desenvolvimento desse modo de produção.

O que é o rural? Por este viés, rural designa uma condição de vida pretérita, que vem sendo superada material e culturalmente. Essa superação não atinge a totalidade da sociedade, pois se trata de um processo que não está isento das contradições que permeiam o capitalismo.

O que é urbano? Se o rural significa limitação, o urbano representa uma condição social em que, teoricamente, é possível superar a precariedade. Mais do que a precariedade, o urbano deve compreender também a superação do limite do economicismo, do valor de troca de da ideologia do consumo, que gerou a crise da cidade.

Atualmente o que se denota são pequenas e confortáveis cidade de médio e pequeno porte se disseminando pais afora em especial em estado periféricos que a partir da década de sete começaram a investir firme e fortemente na produção agropecuário brasileira com retorno de bons lucros e qualidade de vida.

É o que podemos chamar de uma quebra de paradigma para um futuro grandioso onde a educação aliada a preservação ambiental sustentável vem de maneira continua desenhando esse norte.

Média e pequenas cidades sustentáveis com conforto e qualidade de vida, esse é o caminho essa é a tendência.

 

Romildo Gonçalves é Biólogo, Prof.Pesq. Em ciências Naturais da Ufmt/Seduc. Doutorando em Agricultura Tropical

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.198.23.251) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=29230 ORDER BY id DESC