SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=29522 LIMIT 1
O Documento - Se gritar pega ladrão..........

LICIO MALHEIROS

Se gritar pega ladrão..........

Por: Licio Malheiros

Vivemos em um país, marcado excessivamente pela musicalidade, ou seja, a música  está arraigada em nossas entranhas, pois ela faz parte do nosso dia a dia,  quer queiramos ou não; algumas delas retratam com veemência e clareza o nosso cotidiano, mesmo que este seja: sórdido, vergonhoso e imoral.

Ninguém em sã consciência poderia imaginar que a letra de um samba, composto, por Ary do Cavaco (in memoriam) em parceria com Bebeto de São João, intitulada “Reunião de Bacana”, tendo como refrão “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”, a mesma, se encaixar bem nos dias atuais, marcados por: corrupção, malversação de dinheiro público, peculato e por ai vai.  

Esse samba foi eternizado na voz de Bezerra da Silva, e acabou virando uma das músicas mais tocadas, principalmente pelo refrão, que se aproxima muito da realidade do  nosso país: “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”.

Com relação ao título original da  melodia, “Reunião de Bacana”, poderíamos mudá-la um pouco, trazendo para nossa realidade, ao invés de chamá-la, de “Reunião de Bacana”, poderíamos chamá-la de Reunião de Pilantras, ficaria bem mais sugestivo, tendo em vista, o grande número de corruptos que existem em nosso país.

Não poderíamos deixar de enaltecer, o brilhante trabalho desenvolvido pelos poderes constituídos, que combatem com veemência a corrupção, entre eles: Controladoria-Geral da União (CGU), Departamento de  Polícia Federal (DPF), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Publico (MP), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), estes, são os cinco órgão mais importantes de combate à corrupção.

Entre as operações de combate à corrupção, algumas são mais impactantes, a Operação Lava-Jato deflagrada em 17 de março de 2014, inicialmente foram mais de cem mandados de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva e condução coercitiva, essa operação começou para investigar um esquema de desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, estimado em cerca de R$ 40 bilhões. Agora a referida operação já está na 48.ª (fase), nesta última, detectou-se corrupção na concessão de rodovias federais no estado do Paraná, de crimes relacionados à fraude de licitação e lavagens de ativos, é muita gente envolvida, nesse mar de lama, chamado corrupção. A Operação Lava-Jato avança a todo vapor, com mais de 200 acusados e 23 condenados até o momento.

Em 2015, surge a Operação Zelotes, implementada pela Polícia Federal (PF), investigava um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no país, o esquema em curso, havia privado o Brasil de até R$ 19 bilhões em impostos sonegados.

Isso é apenas a ponta do iceberg; envolvendo um verdadeiro mar de lama, marcado pela  roubalheira exacerbada, que infelizmente assola  nosso  país, o mesmo, apresenta grandes diversidades culturais, com riquezas  naturais  inimagináveis, com extensão  territorial continental, porém, infelizmente quando o assunto é corrupção despontamos de forma negativa, em função, de algumas pessoas, oportunistas, aproveitadoras, que usam o dinheiro público de forma indevida, tais ações, acabam penalizando principalmente os expropriados do capital, a grande maioria da população brasileira.

Pare o mundo, quero descer!

Professor Licio Antonio Malheiros é geografo (liciomalheiros@yahoo.com.br)

 

 

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.80.58.121) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=29522 ORDER BY id DESC
  • 0
    0
    Autor:
    Se "gritar pega ladrão, não fica um meu irmão". Assim está o nosso Brasil, infelizmente. O povo precisa sair às ruas e lutar por seis direitos.