SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=14888 LIMIT 1
O Documento - Sem aparelhos adequados, 30 corpos estão empilhados no IML a espera de necropsia

DESESPERADOR

Sem aparelhos adequados, 30 corpos estão empilhados no IML a espera de necropsia

Por: Reportagem Local
Por meio de nota à imprensa, a Politec informou que já adquiriu sete dosímetros de radiação e que o equipamento está em transporte
Por meio de nota à imprensa, a Politec informou que já adquiriu sete dosímetros de radiação e que o equipamento está em transporte
Foto de ODOC

Segundo números oficiais do Estado, a falta de ‘dosímetros de radiação’ impede que os técnicos de necropsia utilizem o equipamento de raios-X. Também faltam técnicos na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para realizar os exames de antropologia forense. Resultado: ao menos 30 corpos estão empilhados no Instituto Médico Legal (IML) a espera de liberação aos familiares.

Um dos corpos que está retido no IML é o do empresário Fernando Barbosa dos Reis, 55 anos, que foi encontrado morto na sexta-feira (5), na região da Ponte de Ferro, em Cuiabá, e segue sem previsão para liberação para os procedimentos fúnebres.

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) cobrou do governo do Estado uma ação para regularizar o atendimento do Instituto Médico Legal. Ao cobrar uma ação do governo do Estado, o deputado Zeca Viana destacou o descaso do Poder Executivo com a dor dessas famílias, impedidas de enterrar seus entes queridos por causa de um problema de gestão.

“É lamentável esse descaso, é um desrespeito com as famílias. Inaceitável! É uma situação constrangedora não só para as famílias das vítimas, mas para a sociedade como um todo, pois todos nós estamos vulneráveis, amanhã ou depois podemos estar precisar também do IML e o governo deixa chegar num ponto desse”, disse Zeca.

O deputado cobrou ainda uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) para forçar o governo do Estado a regularizar a situação antes que ela se agrave e para identificar o responsável pela falha de gestão.

“O Ministério Público precisa agir rápido e fazer o governo atender esse órgão. É inaceitável, nosso Estado, um estado rico como o nosso e nós passando por um constrangimento em uma coisa tão básica, tão simples de ser resolvida como essa”.

Para o parlamentar, a situação de sucateamento da Politec, responsável pelo IML, é uma amostra da falta de habilidade do governo Pedro Taques (PSDB) para gerir o Estado.

"É culpa de uma gestão que tá sendo muito ineficiente com seus gestores, com seus secretários. Nós precisamos imediatamente dar um choque nessa administração, para que entendam o que é uma máquina do governo, entenda o que é administrar o Estado, porque até agora tá muito pífia essa nossa administração estadual e tá deixando muito a desejar”, argumentou.

“Nós precisamos imediatamente fazer com que o governo acorde, ou que desça do salto, e tome as rédeas e rumos do Estado, porque se não, até o final do ano, se continuar com esse discurso bonito e poucas ações, nós vamos deixar o Estado em uma situação muito difícil para governar nos próximos anos”, completou.

Por meio de nota à imprensa, a Politec informou que já adquiriu sete dosímetros de radiação e que o equipamento está em transporte. Quanto à falta de técnicos, a Politec informou que apenas 3 estão trabalhando, os 20 que são necessários para o funcionamento do sistema.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.144.33.92) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=14888 ORDER BY id DESC
  • 0
    0
    Autor:
    E viva os dirigentes deste estado se não do Brasil, viva a PECs autorizadas, viva a educação, viva a saúde VIVAAAAAAAA espero que os entes de um desses políticos dependa dos serviços do IML, espero que seus filhos estudem em colégios públicos, espero que eles dependa do SUS principalmente se estiverem com uma enfermidade em fase terminal. E viva o país chamada BRASIL
  • 0
    2
    Autor:
    Bom dia, Salve os dirigentes desse estado Salve os governantes do Pais chamado Brasil Salve presidente Temer (aposentador com um valor de $$$$$$$) enquanto brasileiros morre nas filhas de hospitais educação sem um minimo de estrutura e um presidente e todos os governantes desse País abençoado com um simbólico salário de $$$$$$$$$$$ E viva o Brasil.