SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=14900 LIMIT 1
O Documento - Homicídios apresenta queda de mais de 40% no primeiro semestre

BALANÇO

Homicídios apresenta queda de mais de 40% no primeiro semestre

Por: Da redação
As operações Bairro Seguro e Carga Máxima são exemplos da atuação da Segurança Pública no combate à criminalidade

Foto de Lenine Martins/Sesp-MT

Sete municípios polo do interior de Mato Grosso registraram queda expressiva nos casos de homicídio no primeiro semestre. Em cinco deles, a redução foi superior a 40%. Os números são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O município de Vila Rica (1.258 km de Cuiabá, na região do Araguaia) obteve o resultado mais significativo: queda de 85%. O levantamento apontou, ainda, que houve retração nos índices dos municípios em Barra do Garças (-42%), Sinop (-29%), Sorriso (-40%), Nova Mutum (-44%), Sorriso (-40%) e Rondonópolis (-19%).

Para o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, o resultado é uma consequência de integração das forças, que têm atuado nos municípios do interior com ações conjuntas. “É uma queda verdadeiramente histórica, graças a um trabalho que está sendo muito bem executado”, disse o secretário.

Rogers citou as operações Bairro Seguro e Carga Máxima como exemplos da atuação da Segurança Pública no combate à criminalidade violenta no período.

A Bairro Seguro, deflagrada pela primeira vez em abril, teve como foco justamente a redução dos crimes de homicídio. A metodologia de ação foi desenvolvida considerando demandas comunitárias e dados de análises criminais.

Desde então, o Estado registra sucessivas quedas nos índices de homicídio em Cuiabá, Várzea Grande e nos principais municípios do Interior do Estado. 

“Atendemos demandas que estavam reprimidas. Tivemos vários pedidos das comunidades para que intensificássemos o policiamento, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas. Alinhamos as demandas comunitárias com as questões técnicas das análises criminais da secretaria”, disse o secretário.


Foto de Gabriel Aguiar/Sesp-MT

INVESTIMENTOS

O projeto de recuperação da Segurança Pública, iniciado nesta gestão, está em pleno andamento. 

Em termos de efetivo, a atual gestão vem conduzindo o maior incremento da história. Até o próximo mês, serão 3.550 novos profissionais de segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros e técnicos da Politec. 

O orçamento das forças também é o maior da história, assegurando investimentos em novas viaturas, armamentos, capacitação e inteligência.

Recentemente, 51 caminhonetes no padrão SUV foram entregues às polícias Civil e Militar. No total, serão 200 novas viaturas, que irão reforçar a segurança em todo o Estado.

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.162.152.232) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=14900 ORDER BY id DESC