SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=30411 LIMIT 1
O Documento - Avanços da pecuária são apresentados em evento da cadeia produtiva

MATO GROSSO

Avanços da pecuária são apresentados em evento da cadeia produtiva

Por: Da Redação
Mato Grosso se destaca no ranking nacional e internacional, sendo o sexto maior produtor de gado do mundo
Mato Grosso se destaca no ranking nacional e internacional, sendo o sexto maior produtor de gado do mundo

Mato Grosso é responsável pela maior produção de gado bovino do Brasil, criando mais de 30 milhões de cabeças no Estado. A quantidade equivale a quase 14% do rebanho produzido no território nacional. Além disso, o Estado também se destaca no ranking internacional, sendo o sexto maior produtor de gado do mundo.  

Para discutir os avanços da pecuária no Estado, o governador Pedro Taques participou nesta quinta-feira (12), da abertura oficial da Intercorte, evento que reúne representantes da cadeia produtiva de carne bovina do Brasil.

Entre os destaques está o trabalho do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) para a autorregulamentação do setor em Mato Grosso e também para aumentar a prospecção de negócio no mercado internacional. 

“O instituto tem objetivo de fazer prospecções internacionais, porque não vendemos para o mercado internacional se ficarmos em Cuiabá. Já temos feito isto. Estivemos nos Emirados Árabes, França, Espanha, Estados Unidos e outros países na busca de mercado internacional. Precisamos superar os preconceitos e mostrar que no Brasil produzimos muito e que em Mato Grosso produzimos mais ainda”, disse o governador. 

Dez milhões de hectares do território mato-grossense são utilizados para a criação de gado, segundo o chefe do Executivo, ressaltando que outros sete milhões ainda podem ser utilizados dentro da legalidade. “Além disso, existem 16 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade que podem ser convertidos em pecuária semi-intensiva”, completou Taques.

O presidente do Imac, Guilherme Nolasco, explicou que o instituto busca criar um selo de garantia de origem da carne de Mato Grosso trazendo alguns quesitos de qualidade, tipificação de carcaça, transparência, abate e pesagem ao produtor. 

“Com isto existe uma garantia de produção sustentável socioeconomicamente correta, levando ao mundo o selo da carne de Mato Grosso. Além disso, conseguimos prospectar novos mercados ampliando o negócio, principalmente no mercado de valor agregado.” 

Além disso, o governador aproveitou a ocasião a anunciar a nomeação definitiva da presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Daniela Soares, que até então ocupava o cargo de forma interina. 

Diálogo

Cuiabá sedia pela sétima vez uma edição do Intercorte. Há seis anos, o evento leva informação e tecnologia aos produtores dos principais polos de pecuária do Brasil. Todos os anos um número expressivo de produtores prestigiam o evento, buscando novos conhecimentos que auxiliem no aprimoramento da pecuária no Estado.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Soares, destacou a importância da proximidade do Poder Público com o setor produtivo. “A discussão e a troca de experiência do setor público com o privado melhorou o relacionamento na construção de novas alternativas para o setor”.

Ainda segundo o presidente, o evento conta com 45 expositores e 1.600 inscritos, superando o público do ano passado. “Então, isso mostra que o segmento está atrás de informação, o que na prática precisamos para melhorar a nossa eficiência produtiva”, concluiu Soares.

 

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.224.83.221) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=30411 ORDER BY id DESC