SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=28859 LIMIT 1
O Documento - Juiz de 1º grau não pode rever nomeação e ministro, diz Temer

CRÍTICA

Juiz de 1º grau não pode rever nomeação e ministro, diz Temer

Por: O GLOBO
Presidente volta a criticar a interferência do Judiciário no caso
Presidente volta a criticar a interferência do Judiciário no caso

Durante entrevista a uma rádio do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, o presidente Michel Temer criticou a interferência do Judiciário na posse da deputada Cristiane Brasil, nomeada por ele como ministra do Trabalho e impedida de assumir o cargo após um juiz de primeira instância conceder uma liminar suspendendo a posse por conta de condenações sofridas pela parlamentar na Justiça do Trabalho.
Temer saiu em defesa da deputada e disse que sua posse não era uma questão de mérito, mas de princípio, e que ele até poderia cometer um "equívoco administrativo", mas que sua decisão não era "revisável por um juiz de primeiro grau":

“Essa questão da deputada Cristiane Brasil não é de uma questão de mérito, é de princípio. A Constituição estabelece que é competência privativa do presidente nomear os seus ministros. Então, quando eu vou nomear eu posso até cometer um erro administrativo ou político, o que não é o caso, porque a deputada é muito competente, muito determinada, trabalhadora e presta bons serviços. Mas eu posso eventualmente cometer um equívoco administrativo. Agora isso não é revisável, especialmente por um juiz de primeiro grau”, disse o presidente.

O presidente alegou preocupação com o precedente que a Justiça poderia abrir em casos de futuras nomeações de outros ministros, caso que pode acontecer em breve, com a expectativa de que muitos ministros deixem seus cargos para concorrer nas próximas eleições. “Você acabou de dizer que eu vou substituir aí uns 12 ou 13 ministros. Imagine a cada ministro que eu nomear, o juiz lá de uma cidade do interior, por mais respeitável que seja, impede a nomeação. Eu acredito que a presidente do Supremo Tribunal Federal logo decidirá essa questão. Porque é uma questão de princípio e é por isso que nós estamos indo até o fim. Não foi bom porque parece que eu cometi um equívoco jurídico, o que não verdadeiro”, afirmou Temer.

Perguntado pelo apresentador se Temer seria candidato, o presidente foi evasivo. “Eu no momento sou candidato a passar na história como alguém que pegou o país e conseguiu fazer as reformas necessárias. Minha candidatura por enquanto é essa”, concluiu em entrevista concedida à “Rádio Guaíba”.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.226.55.151) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=28859 ORDER BY id DESC