SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=19696 LIMIT 1
O Documento - Importância do bezerro na pecuária é destaque em painel da InterCorte

EM MARÇO

Importância do bezerro na pecuária é destaque em painel da InterCorte

Por: Da Redação
 Tema será abordado em palestra e apresentações de cases na primeira etapa do evento em Cuiabá
Tema será abordado em palestra e apresentações de cases na primeira etapa do evento em Cuiabá
Foto de Assessoria

situação atual da cria na pecuária é um aspecto ainda pouco estudado e valorizado na pecuária, mas de extrema importância para todos os sistemas de produção. O papel do bezerro para a obtenção de uma carne de qualidade será tema de um dos painéis da InterCorte, evento que percorre de forma itinerante há cinco anos os principais polos de produção pecuária do Brasil, e que em 2017 fará sua primeira parada nos dias 8 e 9 de março, em Cuiabá (MT).
A InterCorte, promovida pelo Terraviva Eventos e pela Acrimat - Associação dos Criadores de Mato Grosso, terá quatro painéis para discutir aspectos relevantes ao desenvolvimento da pecuária nacional. Um dos painéis, denominado “O desafio da cria – Ser eficiente”, terá uma palestra do médico veterinário e proprietário da empresa Firmasa Tecnologia para Pecuária, Luciano Penteado da Silva, que apresentará um panorama da criação de bezerros e as tendências de mercado no Brasil.
“A cria é uma fase muito penalizada dentro do sistema produtivo da pecuária, por apresentar custo mais alto e baixa rentabilidade, sendo uma etapa pouco valorizada pelo produtor. Mas, o que poucos se dão conta é que para a cadeia ser completa é necessário que existam os bezerros, que são a base da cadeia produtiva”, afirma o palestrante.
A cria é uma atividade de longo prazo, o que gera menos opções de financiamento e mais riscos, o que diminui a chance de um maior número de produtores entrarem na atividade, além de dificultar quem já atua nessa área a se expandir.
“Muitos produtores, em virtude do alto custo de produção e volatilidade do mercado, acabam optando por investir na engorda. A cria exige alguns pontos de atenção por parte do criador, como a mineralização, pois diferentemente das outras fases, um erro na escolha do produto pode dar prejuízo em toda a cadeia”, explica Luciano.
De acordo com o palestrante, o segredo para conquistar bons resultados nessa fase da produção é apostar no planejamento, prevendo o tempo de cada etapa e, principalmente os investimentos necessários para que o produto final apresente a qualidade esperada pelo mercado.
“O produtor deve se planejar para produzir o melhor bezerro, na melhor época e que vai ser desmamado na fase correta. Diferentemente de culturas como a soja, a pecuária aceitava a ineficiência, já que ao terminar o ciclo, o criador terá um produto final. Hoje a eficiência é obrigação, pois quem não se adaptar vai se perder e ser obrigado a arrendar suas terras para outros cultivos, em busca de rentabilidade”, finaliza Luciano.

Planejamento é chave do sucesso

Há 40 anos atuando na pecuária mato-grossense, a gestão aplicada na Agropecuária Kangayan, sediada em Cuiabá (MT), será destaque entre os cases de sucesso a serem apresentados durante o painel sobre cria. Segundo o proprietário da fazenda, Olímpio Risso de Brito, o planejamento é a chave para atravessar os períodos de baixos resultados.
“É importante que o pecuarista passe a promover em sua propriedade o planejamento baseado em suas realidades e, desta forma, possa se preparar para um eventual período de baixa nos números. Atravessamos épocas de índices não muito bons em nossa propriedade, mas conseguimos sobreviver todos esses anos nos planejando e nos estruturando”, explica Olímpio.
De acordo com o proprietário da Kangayan, outro recurso que auxilia no sucesso da criação é conhecer o mercado de atuação. “Não basta apenas planejar, o pecuarista deve entender o mercado, ter o máximo conhecimento sobre ele, pois não tem sucesso quem não conhece o setor em que atua”, ressalta.
A propriedade, que faz cria, recria e engorda, tem apostado no melhoramento genético como foco atuação nos últimos anos. “O melhoramento genético é um ponto de extrema importância na propriedade e faz parte do nosso planejamento. É necessário entender que não basta apenas se planejar, o importante é colocar em prática o que foi previsto junto com o conhecimento adquirido e, assim, alcançar o sucesso”, finaliza Olímpio.
Ainda no bloco sobre cria, serão compartilhados os casos da fazenda de Marcos Piona e de José Costantini.

Recorde de empresas na feira de negócios
Além das palestras e debates, a InterCorte terá uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor. A InterCorte Cuiabá está com um recorde de empresas participantes da feira de todas as edições do evento.
Estarão presentes as empresas Ourofino, Minerva Foods, Nutron, Marfrig, Biogénesis Bagó, Agro Maripá, Beckhauser, Prodap, Romancini, SBC Certificadora, Agroceres Novanis, Trouw Nutrition, Brutale, Toledo, Casale, Oligo Basics, CRI Genética, DeltaGen, Belgo, Rubber Tank, ABCB Senepol, Acrivale, Eucalipto Santo André, Germipasto, Panucci Pré Moldados, Estância Bahia Leilões, Celeiro Carnes Especiais, Web Gados, Real H, Vanguard, Coroados Carnes Premium, ABCZ e Sindicato Rural de Cuiabá.

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (23.20.100.200) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=19696 ORDER BY id DESC