SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=20101 LIMIT 1
O Documento - O elétrico que te dá asas a imaginação

TESLA

O elétrico que te dá asas a imaginação

Por: Reportagem Especial

Por isso, ela apresentou o Model X em 2015 como um dos pilares para transformar a empresa do Vale do Silício de promissora em realidade no segmento premium – o outro é o Model 3, sedã que a marca americana pretende vender por US$ 30.000 a partir de 2018.

As primeiras unidades do Model X começaram a ser entregues no fim do ano passado. Assim como o Roadster e o Model S, o X foge do convencional.

Nem tanto pelo porte descomunal (são 5,09 metros de comprimento e 1,99 metro de largura, mais que um Toyota SW4, de 4,80 e 1,86), e sim pelas portas traseiras com abertura para cima, chamadas de Asas de Falcão – se você acha que já viu isso nas portas asas de gaivota da Mercedes, acertou.

Equipadas com sensores que impedem a abertura se houver obstáculos nas laterais (pilares, paredes, carros), elas que dão acesso às duas fileiras de bancos de trás, já que há opção de escolha entre seis ou sete lugares.

Falta espaço para adultos na última fila, mas os assentos individuais centrais (que são dois ou três, dependendo da configuração) podem se deslocar longitudinalmente, abrindo mais espaço para pessoas ou bagagem.

Dominando o interior há um enorme tablet de 17 polegadas, que agrupa várias funções, como ar-condicionado e sistemas de condução autônoma. Ele divide a atenção com o gigantesco para-brisa que vai até o banco de trás – lembrando o Zenith do Citroën C3.

Sorte que a cavalaria não faz falta, ainda mais no modo Ludicrous Speed: são necessários só 3,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h, mais rápido que Porsche 911 Carrera 4 (4,2) e pouco menos que Lamborghini Huracán (3,2).

De tão imediata, a aceleração vira uma divertida forma de assustar passageiros desavisados. Nessa condição, o Model X tem números dignos dos melhores super­esportivos do mundo mesmo pesando 2,5 toneladas.

As retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são realizadas em 1,7 segundo e 2,2 segundos, respectivamente. A explicação está no torque bestial, o ponto forte dos motores elétricos: 98,6 mkgf no total.

Não é só a performance que faz o Model X se afastar dos outros SUVs: a suspensão não deixa a carroceria inclinar excessivamente nas curvas, a direção é direta e os freios atuam de forma precisa para parar o brutamontes.

Na hora de completar as baterias, a Tesla promete 100% dacarga em até nove horas se plugado em um carregador de 400 volts dos postos de recarga rápida instalados pela marca nos EUA. Isso garante uma autonomia divulgada de 414 km – com apenas 30 minutos na tomada dessa estação já seria capaz de rodar 275 km.

O PREÇO DO PROGRESSO

Moderno e imponente, o Tesla X teria boas chances de roubar clientes de Porsche Cayenne e Range Rover Vogue por aqui. Pena que está distante de nós. Porque, embora o presidente Elon Musk tenha sugerido na apresentação do Model 3 que venderá carros oficialmente no Brasil, nenhum anúncio foi feito desde então.

E mesmo nos EUA o X é caro: US$ 115.500 na versão avaliada, ou 20% mais que um Cayenne GTS, de 450 cv.

Veredicto

Design e preço afastam o Tesla X do comprador típico de SUV. Ele foi feito mesmo para quem gosta de tecnologia.

Ficha técnica – Tesla Model X P90D

  • Preço: US$ 115.500 (nos EUA)
  • Motor: bateria de íons de lítio, 90 kWh, dois motores (um para cada eixo), potência combinada de 539 cv, torque combinado de 98,6 mkgf
  • Câmbio: automático, uma marcha, tração integral
  • Suspensão: duplo A (diant.); multilink (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 265/35 R22 (diant.) / 285/35 R22 (tras.)
  • Dimensões: compr., 503,7 cm; alt., 168,4 cm; larg., 199,9 cm; entre-eixos, 296,4 cm; peso, 2.468 kg; autonomia, 414 km; porta-malas, 2.180 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 3,4 s, vel. máx., 250 km/h

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.158.248.167) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=20101 ORDER BY id DESC