SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=16825 LIMIT 1
O Documento - Mercedes-Benz revela primeira picape média da marca

CLASSE X

Mercedes-Benz revela primeira picape média da marca

Por: Vitor Matsubara e Péricles Malheiros
Fonte: Quatro Rodas

Foto de Divulgação

Após meses de mistério, a Mercedes-Benz revelou a primeira picape média produzida por uma marca de luxo. Embora seja um conceito, o Concept X-Class antecipa as formas da futura Classe X, que será lançada em vários mercados no final de 2017. No Brasil, a estreia está agendada para 2018.

A Classe X é fruto de um acordo firmado pela Daimler com a aliança Renault-Nissan. Não por acaso, a picape Mercedes-Benz aproveita a plataforma da Nissan Frontier, que também é aproveitada na Renault Alaskan. O design, no entanto, será bem diferente de suas "irmãs". Na frente, a picape tem faróis espichados e uma versão gigante da grade frontal presente nos automóveis de passeio da marca. Na traseira, a marca apresentou dois estilos distintos: enquanto na Adventurer as lanternas horizontais ocupam uma área pequena da traseira, na Stylish Explorer um filete de leds contorna toda a tampa.

Duas versões do conceito foram apresentadas em Estocolmo, na Suécia. A Powerful Adventurer ressalta os atributos fora-de-estrada do utilitário, trazendo acessórios voltados para incursões longe do asfalto - como um guincho para tirá-la de atoleiros, pneus para uso lameiro e outros acessórios. A tampa da caçamba é vazada. Já a Stylish Explorer ressalta a fama da marca alemã no segmento de luxo para "diferenciá-la no segmento premium", trazendo rodas de liga leve de 22 polegadas e um kit aerodinâmico com para-choques exclusivos e saias laterais.

Segundo a empresa, a versão topo de linha da Classe X contará com um motor V6 movido a diesel, equipado com tração permanente nas quatro rodas. Haverá também outros dois motores de quatro cilindros em linha, além de duas motorizações (uma a gasolina e outra a diesel) de origem Nissan. 

A produção para o mercado europeu, australiano e sul-africano começa em 2017 na fábrica da Nissan, em Barcelona, Espanha. Já o mercado latino-americano será abastecido pela fábrica da Renault em Córdoba (Argentina), a partir de 2018.

A escolha pelos nossos hermanos, aliás, não se deu por acaso: uma pesquisa realizada pela Daimler indica que a Argentina é o segundo maior mercado de picapes do mundo. Lá, a categoria responde por 11,6% da frota total de veículos, perdendo apenas para a Austrália (14,1%). No Brasil, a porcentagem de picapes médias rodando pelas nossas ruas é de quase 5%, reforçando a importância do país ressaltada pela própria Mercedes-Benz durante a apresentação.

“Nosso objetivo é oferecer a cada cliente um automóvel adequado para as suas necessidades e, com a picape Mercedes-Benz, preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portfólio. A Classe X será padrão em um segmento em expansão”, afirma Dieter Zetsche, presidente da Daimler AG. 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.81.85.20) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=16825 ORDER BY id DESC