SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=25625 LIMIT 1
O Documento - Museu da Caixa D´água Velha abre espaço para exposição

ARTES

Museu da Caixa D´água Velha abre espaço para exposição

Por: Da Redação
Os artistas podem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para apresentar a proposta de solicitação do espaço público, cedido gratuitamente
Os artistas podem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para apresentar a proposta de solicitação do espaço público, cedido gratuitamente
Foto de Luiz Alves

O Museu da Caixa D´água Velha, ponto turístico de Cuiabá, é também um local aberto para a classe artística fazer exposições. Os artistas podem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para apresentar a proposta de solicitação do espaço público, cedido gratuitamente.

O Museu da Caixa D’Água Velha, patrimônio histórico de Cuiabá, por si só, já é uma grande exposição de arte e atualmente se tornou um dos espaços mais visitados por turistas que buscam conhecer um pouco da historia, como também trabalhos dos artistas locais.

Além das exposições, o local mostra objetos que compuseram a sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água para a população de Cuiabá no século XIX.

A Prefeitura de Cuiabá pretende preencher esses espaços com mostras rotativas, que incluem peças como, por exemplo, obras de arte e fotografias de artistas mato-grossenses.

A orientação é para os artistas ocupar este espaço. Para isso, basta os profissionais procurar a diretoria de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. “Para nós será um grande prazer poder proporcionar aos nossos artistas mais esta opção para exporem suas obras e também para que a prefeitura crie este laço de parceria com todos. Essa será mais uma maneira de reverenciar a arte em um local que recebem pessoas do mundo todo”, disse Francisco Vuolo, secretário de Cultura, Esporte e Turismo. 

Dado histórico  

O Morro da Caixa D’Água durante 142 anos foi o único reservatório de água de Cuiabá. Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água. 

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.91.171.137) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=25625 ORDER BY id DESC