SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=24159 LIMIT 1
O Documento - Governador recepciona e parabeniza grupo por premiação

FLOR RIBEIRINHA

Governador recepciona e parabeniza grupo por premiação

Por: Da Redação
Pedro Taques recebeu o grupo no Palácio Paiaguás
Pedro Taques recebeu o grupo no Palácio Paiaguás

O governador Pedro Taques recepcionou no Palácio Paiaguás, o grupo de siriri Flor Ribeirinha. Eles chegaram a Cuiabá nesta quarta-feira (09), após participarem e vencerem o Festival Internacional de Folclore, na Turquia no dia 5 de agosto. O grupo cuiabano formado por 35 integrantes competiu com 26 países. Esta é a terceira vez que o governo contribuiu para que grupo participasse do festival, que em 2015 foi realizado na Itália e 2016, na Coreia do Sul.

“Precisamos patrocinar e incentivar não só quando ganham, mas em todos os momentos. Nosso governo tem feito isso para valorizar a nossa terra, valorizar o que temos de melhor e vamos continuar ajudando”, ressaltou o governador Pedro Taques.

Para o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, o Flor Ribeirinha é um espelho para os demais grupos, no entanto, nos últimos anos foram formados menos grupos. “A vitória é um processo construído aos poucos e neste momento que o Flor Ribeirinha está vivenciado, temos que trabalhar esta energia no resgate do siriri e também do cururu”, pontuou.

Emocionada, a presidente e fundadora do grupo, Domingas Leonor, agradeceu o apoio dos poderes executivo e legislativo. “Trabalhamos muito lá, fiquei nervosa. Vim várias vezes ao gabinete do governador pedir ajuda, porque não tínhamos recursos para comprar a passagem para todos, e ele nos apoiou”, contou Domingas.

Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, anunciou que para os 300 anos de Cuiabá, o município está preparando uma série de ações para auxiliar os grupos nos quintais de siriri.

“Vamos apresentar um projeto chamado “Quintais Cuiabanos”, que dará estrutura para que estas comunidades possam se manter com melhores condições e chegar ao mesmo patamar do Flor Ribeirinha”, explicou o secretário.

Diretor-executivo do grupo, Jeferson Guimarães, relatou os desafios para que chegassem até a Turquia, como funciona a avalição dos jurados e destacou a emoção de receber o troféu de ouro em uma premiação internacional.

“A dificuldade que a cultura popular mato-grossense passa nesse momento vem de encontro com a necessidade de mostrarmos para o mundo que a nossa cultura, a nossa identidade, é algo tão especial e que vai fazer com que tenhamos mais força. Todos nós que praticamos essa cultura, temos o dever de mostrar, divulgar e manter a nossa identidade”, disse. Também acompanharam as homenagens a mãe do governador Pedro Taques, Eda Taques, o deputado estadual, Eduardo Botelho, e os secretários estaduais, Paola Reis (Casa Civil), Wilson Santos (Cidades), e Kleber Lima (Gabinete de Comunicação).

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.146.50.80) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=24159 ORDER BY id DESC