SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=30362 LIMIT 1
O Documento - Entenda como a tecnologia está revolucionando o mercado financeiro em todo o mundo

BITCOINS

Entenda como a tecnologia está revolucionando o mercado financeiro em todo o mundo

A bitcoin é uma moeda digital, pois ao contrário do dólar, não é impressa e é uma forma de dinheiro que existe apenas no mundo digital
A bitcoin é uma moeda digital, pois ao contrário do dólar, não é impressa e é uma forma de dinheiro que existe apenas no mundo digital
Foto de Reprodução

O século XXI é a época do mundo digital. Em tempos, música era disponibilizada ao público num formato físico, através de CDs e cassetes, e estes precisavam de ser adquiridos em lojas comerciais, no entanto, na atualidade, qualquer indivíduo faz download a partir da internet, ou utilizam plataformas de streaming como o Spotify para aceder aos álbuns dos seus artistas preferidos. Outro exemplo, é o caso dos videoclubes, um local social onde as pessoas visitavam para alugar filmes, mas rapidamente se viraram a tornar relíquias para se encontrar, com diversos serviços online a disponibilizarem séries e filmes. Foi apenas uma questão de tempo até o sector financeiros ser afetado pela digitalização. Hoje vamos falar da introdução de pagamentos digitais através de cryptomoedas, tal como a bitcoin. A bitcoin tem um enorme potencial para uso global, visto as taxas de transação serem extremamente reduzidas ou inexistentes até para transferências internacionais.

O que são bitcoins?

A bitcoin é uma moeda digital pois ao contrário do dólar, esta não é impressa. Esta forma de dinheiro existe apenas no mundo digital, e pode utilizá-la para comprar uma variedade de bens, dado que cada vez mais negócios aceitam esta forma de pagamento.

Esta moeda criada em 2008, começou por valer apenas uns cêntimos, no entanto, em 2017, 1 bitcoin equivalia a 17 mil dólares. Desde então, o valor da moeda tem vindo a decair, mas ainda continua a valer alguns milhares de dólares. O facto de que nenhum banco ou instituição controla esta moeda digital, permite um certo descontrolo sobre o valor que esta possui em comparação com o dinheiro vivo.

Onde pode usar bitcoins?

Se um método de pagamento como a bitcoin pudesse ser implementado a grande escala, bancos e outros serviços não seriam mais necessários. Cada vez mais empresas aceitam este tipo de moeda digital para transações, como Reddit, Microsoft, WordPress, OKCupid, Expedia, Dell e Lionsgate Films. De modo a ser mais conveniente aos seus utilizadores, alguns sites de compras, algumas plataformas de videogames e até mesmo sites como o Ruby Fortune cassino online já estão pensando em implementar moedas digitais como método de pagamento.

Outros problemas para os bancos

Os tempos em que todas as transições teriam de ser inspecionadas pelos bancos já vão longe. Com cada vez mais aderência da população aos smartphones, uma economia partilhada se tem desenvolvido. Dois exemplos deste caso são os Ubers e os Airbnb, duas empresas que acompanharam a evolução. Quando está em tempo de férias, não tem mais de reservar um hotel ou de chamar um táxi no aeroporto, pois tudo isto pode ser resolvido com uns cliques no seu smartphone. É aqui que os bancos normalmente seriam intermediários destas transações, no entanto, isto já não é necessário.

Bitcoins e a economia partilhada não significam obrigatoriamente que os bancos irão acabar. De facto, muitos bancos têm acompanhado a era digital, mas se eles poderão continuar a existir no seu atual formato, é questionável. Adaptar e inovar ao novo mundo digital em que existimos, é a ação que os bancos devem de seguir para continuarem a ser bem-sucedidos no futuro.

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (52.91.245.237) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=30362 ORDER BY id DESC