SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=31204 LIMIT 1
O Documento - Artesãos exibem trabalhos na Praça da República, em Cuiabá

DIA DAS MÃES

Artesãos exibem trabalhos na Praça da República, em Cuiabá

Por: Da Redação
A feira reúne cerca de 120 artesãos, sendo em sua maioria de Cuiabá e os demais vindos Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Poconé
A feira reúne cerca de 120 artesãos, sendo em sua maioria de Cuiabá e os demais vindos Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Poconé
Foto de Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro – PAB,  realiza nesta sexta-feira (11) das 08h às 18h, e no sábado (12) das 8h às 14h, na Praça da República, a Feira de Artesanato Mato-grossense, com sugestões de presentes para o Dia das Mães.

Tanto o Programa de Artesanato Brasileiro, quanto as ações da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, voltadas ao micro empreendedor têm a finalidade de coordenar, fortalecer e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão, elevando o nível profissional, social e econômico, promovendo o negócio para o nível de empreendedorismo.

Nesta ação desenvolvida em conjunto com a pasta do Trabalho e as associações, estão envolvidos cerca de 120 artesãos, sendo em sua maioria de Cuiabá e os demais vindos de Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Poconé criando um intercâmbio cultural na exposição dos mais variados produtos, confeccionados manualmente.

“Fomos procurados pelas associações para realizarmos a feira e trazer mais uma opção de presente para as mães. Este é mais um espaço que a Prefeitura de Cuiabá proporciona para a comercialização do artesanato regional que são bonitos e de excelente qualidade. Esta é a missão da nossa secretaria, ser um facilitador para que o microempreendedor gere renda para si e, para o nosso município”, assegurou Marcelo Pires secretário interino de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Os produtos são os mais diversificados, desde bijuterias, bordados, redes, cerâmicas, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos e apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças. Os preços estão variando entre R$ 5,00 (sabonetes artesanais) a R$ 300,00 (redes e tapetes) com uma grande variedade de presentes para as mães.

A Associação de Homens e Mulheres de Fibras de Cuiabá, presidida por Sônia Aparecida de Freitas, vem reunindo, a cada atividade, um número crescente de associados e, estreitando relações com outras entidades em todo o estado.

“Nada disso seria possível se o prefeito Emanuel Pinheiro não tivesse aberto as portas da secretária do Vinicius e do Marcelo para nós. Desde o início da gestão tivemos oficinas, seminários, cursos de capacitação para que cada vez mais a gente pudesse melhorar nosso atendimento, nosso produto e ainda espaços públicos para que a gente possa vender o que produzimos. Isso é muito bom. Por isso, tivemos a ideia de convidar alguns companheiros de outras cidades para somar com a gente neste evento”, destacou Sônia.  

Também participam da feira a Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres, a Fundação Bom Jesus de Cuiabá (pertencentes à Diocese de Cuiabá) e a Associação Mato-grossense de Arte, Artesanato e Moto Turismo.

“Fizemos um encontro em Cáceres mês passado, onde alguns artesãos de Cuiabá participaram resultando na nossa vinda aqui. Só temos a agradecer pelo convite da secretaria e do PAB por estarmos participando”, disse Suely Tocantins membro da Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres.

“Nós pensamos nessa feira para que todos possam ter a oportunidade de presentear as mães com um produto original, com preço baixo e pensando na base sustentável”, define Antônio Carlos Almeida Rios, o Carlão membro da Associação Mato-grossense de Arte, Artesanato e Moto Turismo.

 

 

 

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.166.203.17) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=31204 ORDER BY id DESC