SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=32633 LIMIT 1
O Documento - ALMT sedia exposição sobre momentos políticos de Dante de Oliveira

HOMENAGEM

ALMT sedia exposição sobre momentos políticos de Dante de Oliveira

Por: Da Redação
Amostra, que fica logo no saguão de entrada da Casa de Leis, faz uma homenagem ao reunir dezenas de imagens de Dante durante o período em que foi deputado federal, ministro e governador de MT
Amostra, que fica logo no saguão de entrada da Casa de Leis, faz uma homenagem ao reunir dezenas de imagens de Dante durante o período em que foi deputado federal, ministro e governador de MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso abriu na manhã de quinta-feira (5), a 1ª exposição de fotos e objetos do ex-governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, e segue até o dia 12 de julho, próxima quinta-feira.

A abertura foi feita pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), idealizador do evento, e que também concedeu a comenda Dante de Oliveira, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, a 12 personalidades públicas.

A mostra, que fica no saguão de entrada da Casa de Leis, faz uma homenagem ao reunir dezenas de imagens de Dante de Oliveira durante o período em que foi deputado federal e apresentou a emenda das “Diretas Já”, ministro e governador de Mato Grosso. A exposição fotográfica retrata momentos importantes do tucano no cenário da política nacional.

O deputado Wilson Santos enalteceu os trabalhos realizados por Dante em Mato Grosso e no país. “Um estadista. Um homem que sempre esteve à frente do seu tempo. Infelizmente, morreu precocemente aos 54 anos. Um líder nato que faz falta em nossa política”, relatou.

Dante de Oliveira era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou na vida política se filiando ao MDB. Quando voltou a Mato Grosso, disputou sua primeira eleição a vereador por Cuiabá em 1976. Dante, no entanto, foi eleito dois anos mais tarde, a deputado estadual. Em 1982, já no PMDB, foi deputado federal, apresentando no ano seguinte as emendas Diretas Já.

Pelo PDT, Dante foi prefeito de Cuiabá por duas oportunidades (1986-1989/1993-1994). O último partido de Dante foi o PSDB, quando governou Mato Grosso por quase dois mandatos (1995-2002). Dante faleceu em 2006, vítima de pneumonia, agravado pelo diabetes.

Dante Martins de Oliveira, nascido em 1952, em Cuiabá, filho do advogado e ex-deputado estadual Sebastião de Oliveira, o doutor Paraná, que nasceu em Santo Antônio de Leverger, e da poconeana Maria Benedita Martins de Oliveira, ficou nacionalmente conhecido por apresentar a Emenda Constitucional, em 1983, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.81.76.247) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=32633 ORDER BY id DESC