SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=20717 LIMIT 1
O Documento - Estudo mapeia frutas que curam doenças do coração

INFARTE

Estudo mapeia frutas que curam doenças do coração

Por: Reportagem Especial

Uma alimentação saudável é o caminho para a boa saúde. Todo mundo sabe disso. Mas há alimentos que além de melhorarem a resistência do organismo, têm o poder combater doenças. Uma pesquisa feita pela Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, revelou que frutas com caroço, como pêssego, ameixa e nectarina contêm compostos bioativos capazes de combater a chamada síndrome metabólica, doença que altera as taxas de glicose, triglicérides, colesterol, pressão e peso. 

O cientista de alimentos Luis Cisneros-Zevallos, do centro de pesquisas AgriLife da universidade, explica que essas frutas apresentam compostos fenólicos, antioxidantes que agem contra inflamações, diabetes tipo 2 — relacionada à obesidade — e doenças cardiovasculares. 

As principais substâncias encontradas nesses tipos de frutas são antocianinas, ácido clorogênico, derivados de quercetina e catequinas. Elas atuam em células dos tecidos conjuntivo, vascular e gorduroso, controlando diferentes expressões de genes e proteínas. Cisneros-Zevallos sustenta que essa é a primeira vez que compostos bioativos de frutos mostram potencial para trabalhar em diferentes frentes contra uma doença. 

Os resultados serão apresentados à Sociedade Americana de Química em agosto, na Filadélfia. 

População

A comerciante Helena Shim apukuro trabalha há 17 anos no Mercado Municipal de Campinas vendendo frutas, verduras e legumes e conta que o consumo desses produtos aumentou muito nos últimos anos. “Deus nos deu uma farmácia na natureza. Os remédios são as frutas, verduras e legumes”, afirmou. 

O médico nutrologista Paulo Henkin, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica que diversos estudos científicos comprovam a importância dos alimentos para a saúde. “A alimentação intrauterina irá determinar a saúde na vida adulta. Mães que se alimentaram bem durante a gravidez terão crianças mais saudáveis. E uma boa alimentação prolonga a vida e preserva a saúde”, afirma o especialista. 

De acordo com Henkin, os consumidores não devem pensar em alimentos isolados para melhorar a saúde do coração. “Um conjunto de alimentos garante a saúde das artérias do coração. Frutas, verduras e legumes são indispensáveis, mas também é importante cortar gorduras trans e consumir carnes com moderação”, afirma. 

A dona de casa Ideilde dos Santos Costa tem uma grande preocupação com a alimentação que oferece à sua família, para preservar a saúde. 

“Escolho sempre os melhores tipos de alimentos. A base é fruta, verdura e legumes e só consumo cereais integrais. O melhor remédio é a alimentação. Quem come bem tem uma resistência maior às doenças”, explica.

Uma porção de chocolate que previne infartes

Pesquisa recente feita na Austrália mostrou que comer 100 gramas diárias de chocolate escuro ajuda a prevenir infartes. O chocolate é rico em flavonóides, poderosos antioxidantes naturais que limitam o estresse e diminuem o risco de doenças cardiovasculares, cânceres e outras doenças. 

O estudo foi realizado pela Universidade Monash, de Melbourne (Austrália), e publicado no British Medical Journal. 

Os benefícios são aplicados ao chocolate com alta concentração de cacau e menos açúcar. A pesquisa diz que o consumo diário de 100 gramas de chocolate com 70% de cacau poderia evitar 70 ataques cardíacos mortais e 15 de menor intensidade em cada 10 mil pessoas com risco de sofrê-los. 

“Nossas conclusões indicam que o chocolate escuro poderia ser uma alternativa ou um complemento aos tratamentos médicos das pessoas que têm alto risco de sofrer doença cardiovascular”, afirmou a pesquisadora Ella Zomer. 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.159.66.70) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=20717 ORDER BY id DESC
  • 0
    1
    Autor:
    Beleza pura, além de gostoso, curativo não é legal?