SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=12119 LIMIT 1
O Documento - Taques condena pré-julgamento e reafirma rigor no combate a corrupção em MT

OPERAÇÃO RÊMORA

Taques condena pré-julgamento e reafirma rigor no combate a corrupção em MT

Por: Emílio de Moraes
Fonte: Da Editoria
Ao lado do secretário estadual de Comunicação, jornalista Jean Campos, governador Pedro Taques reafirmou o compromisso de combater a corrupção no governo do Estado
Ao lado do secretário estadual de Comunicação, jornalista Jean Campos, governador Pedro Taques reafirmou o compromisso de combater a corrupção no governo do Estado
Foto de José Medeiros

O governador Pedro Taques (PSDB) disse na tarde desta quarta-feira (04), em entrevista coletiva, que o ex-secretário de Educação, Permínio Pinto, agiu corretamente ao deixar o cargo para não atrapalhar as investigações do caso envolvendo supostas fraudes na pasta. Permínio foi titular do setor educacional desde o início da atual gestão.

“O secretário Permínio não está sendo investigado, mas ele entendeu e eu assim também entendi que neste momento é melhor que nós tenhamos uma investigação ali dentro da secretaria com total tranquilidade, sem a menor possibilidade de suspeita ou dúvidas”, esclareceu.

Segundo o chefe do Executivo, a atitude do secretário em se desligar do governo, até que se apure o episódio, mostra a boa fé do gestor. “O secretário Permínio pediu o seu afastamento e eu determinei o seu afastamento. Um grande gesto de homem público dele, até que esse fato seja resolvido sem um pré-julgamento”, defendeu Taques.

Os casos suspeitos ocorreram em 23 licitações de obras de construção e reforma de escolas públicas em diversas cidades do Estado, orçadas em R$ 56 milhões. O esquema foi alvo da operação Rêmora, na manhã de terça-feira (3).

Ainda de acordo com o governador, a operação policial desencadeada pela Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), serviu para ampliar a vigilância do estado, aumentando, assim, o controle da gestão pública. “Estes fatos revelam que os mecanismos precisam de melhor controle, apesar desses que já fizemos até agora”, asseverou.

Para Taques, o resumo de todos os fatos envolvendo a investigação criminal na secretaria estadual de Educação, indica uma dupla interpretação do ocorrido. “É um misto de tristeza e alegria. Alegria porque as instituições estão funcionando. Quero aqui parabenizar o Ministério Público. Tristeza porque isso ocorreu, e mostra que outros instrumentos de controle precisam existir”, avaliou.

Ao encerra a coletiva, o governador assegurou que as investigações do Gaeco não vão refletir no pleno funcionamento da imensa “máquina” que é a secretaria de Educação. Ele disse que, inclusive, já nomeou um substituto interino para comandar a Seduc. “É lamentável tudo o que está acontecendo. Mas o estado não pode parar e nossos alunos não podem ser prejudicados. Já nesta manhã, o secretário José Arlindo assumiu interinamente a Seduc e está apurando todos os fatos corridos juntamente com a Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Câmara de Gestão, formada pelas secretarias de Planejamento e Gestão. Além disso, a Secretaria de Cidades irá auxiliar na revisão dos contratos para que as obras tenham os encaminhamentos corretos”, finalizou.

 

 

 

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.204.220.238) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=12119 ORDER BY id DESC