SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=21036 LIMIT 1
O Documento - Silval troca advogados, delata e ficará em prisão domiciliar a partir de maio

EXCLUSIVO

Silval troca advogados, delata e ficará em prisão domiciliar a partir de maio

Por: Da Editoria
Ex-governador Silval Barbosa troca advogados de defesa, delata esquemas de corrupção ao MP e cumprirá prisão domiciliar
Ex-governador Silval Barbosa troca advogados de defesa, delata esquemas de corrupção ao MP e cumprirá prisão domiciliar
Foto de ODOC

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB), preso há mais de 19 meses no Centro de Custódia da Capital (CCC), acusado de liderar organização criminosa que teria saqueado os cofres públicos, durante a gestão dele (2010/2014), apostou todas as suas “fichas” na renomada família de advogados Lins e Silva para conquistar a liberdade.

Com a nova estratégia de colaboração a Justiça, o ex-governador substituiu a banca jurídica dele, patrocinada pelo advogado cuiabano, Valber Mello. “Deixamos a clássica defesa da negativa. O ex-governador se dispôs a passar toda esta história a limpo”, revelou um dos advogados que assinou, junto com Silval, os termos de colaboração premiada ao Ministério Público Estadual (MPE).   

Os depoimentos do ex-governador a promotora de justiça Ana Cristina Bardusco, que atualmente coordena o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) no Estado, além de dois representantes do Ministério Público Federal, estão bem adiantados. “A delação do Silval vai vingar. Ele traz luz aos fatos, elucidando pontos cruciais da nossa investigação. Ele tem se mostrado muito colaborativo”, revelou uma fonte do MP.

 Pelo acordo de colaboração premiada, Silval se comprometeu a revelar novos episódios sobre desvios de corrupção durante o mandato dele, apontando comparsas beneficiados com estes esquemas criminosos. O ex-governador vai ainda devolver R$ 250 milhões ao estado, sendo 50% em patrimônio (imóveis) e R$ 125 milhões (dinheiro), parcelados em até 48 meses.

Em troca, o ex-governador terá diversos benefícios, assegurados pela Lei 12.850, de 02 de agosto de 2013, como 2/3 de redução nos processos criminais a que responde, cumprimento de futuras condenações em três regimes: de imediato (domiciliar); à partir de 2019 (semi-aberto) e em 2021 (aberto).

Pela tratativa, o ex-governador poderá ainda requisitar a juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, a prisão domiciliar no dia 16 de maio, data em que ele será interrogado pela magistrada, acerca da Operação Sodoma que apura desvios de recursos públicos através de vendas fraudulentas de áreas públicas do estado. “O Silval quer homologar a delação à juíza Selma, antes da instrução da Sodoma. Com isso, a defesa dele poderá pedir o benefício da prisão domiciliar ao término desta audiência”, finalizou a mesma fonte. 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.161.75.128) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=21036 ORDER BY id DESC
  • 0
    1
    Autor:
    Agora também vamos ver se o TCE esta isento de toda essa roubalheira ,porque aprovaram todas as contas do governo silval, segura conselheiros a casa esta caindo ........
  • 0
    1
    Autor:
    Agora vc agiu com inteligencia Silval, trocou sua defesa, voçe só estava levando f.....rro com aquela turma de advogados, não vai querer segurar sozinho todo pepino! O tal do Rabaneda o que ele ganhou na suas custas (ou da nossa) não foi brincadeira.....Eu acho...kakakak
  • 0
    4
    Autor:
    DEPUTADOS DE PLANTÃO .... A CASA VAI CAIR....