SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=34482 LIMIT 1
O Documento - Nilson Leitão reitera compromisso com a agricultura familiar

CEASA

Nilson Leitão reitera compromisso com a agricultura familiar

Por: Da Redação
Candidato ao Senado visitou o Ceasa e ouviu demandas dos agricultores
Candidato ao Senado visitou o Ceasa e ouviu demandas dos agricultores

Em visita ao Centro de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa/MT) nesta quinta-feira (13), o candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) recebeu as demandas dos cerca de 220 permissionários e 80 pequenos produtores rurais vinculados à sociedade. Mais do que melhorias na estrutura do local de trabalho, os pedidos foram pela ampliação da representatividade do setor e por uma forte atuação no Senado Federal sobre os interesses do pequeno, médio e grande produtor rural. 

Atualmente o Ceasa/MT é responsável pelo abastecimento da maior parte das redes supermercadistas de Cuiabá, Várzea Grande e região. São mais de 100 toneladas de alimentos comercializados diariamente, entre hortifrúti, carnes e cereais. Com isso, a unidade emprega mais de 1,5 mil trabalhadores direta e indiretamente. “Acredito na agricultura familiar e no seu poder de transformação social. Digo sempre que o melhor programa social que existe é o emprego, que gera renda e a oportunidade das pessoas viverem com mais dignidade”, observou Leitão. 

Conhecida como ‘Baixinha’, Marilda Giraldelli é presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá e aproveitou a presença de Leitão para defender, junto aos membros da associação, a ampliação da representatividade política do povo do campo e a luta por mais subsídios para o fortalecimento da agricultura familiar. ‘’Baixinha também apresentou algumas reivindicações referentes à melhorias no local. 

Inaugurado em 2015, o local funciona com sua capacidade plena. Logo, ‘Baixinha’ apresentou a necessidade da construção de um galpão para atender melhor os pequenos produtores. Além disso, ela cobrou a necessidade de instalação de rede de esgoto, visto que o local conta apenas com fossa céptica. “Precisamos também da construção de um centro de seleção de material orgânico e inorgânico, e um centro de reaproveitamento alimentar. Atualmente, atendemos mais de 70 instituições filantrópicas. E, com isso, poderemos ajudar mais pessoas carentes com alimentos”, explicou.

Ao assumir compromisso de trabalhar em prol dos interesses do setor, Leitão lembrou do programa ‘Frutifica Sinop’, que implantou nos tempos em que era prefeito da cidade. A ação visava o fomento da agricultura familiar, dando subsídios e suporte técnico aos pequenos produtores. À época, a Prefeitura também firmou uma parceria com uma indústria local, que ficou responsável pela compra da produção. 

Na Câmara, Nilson destinou emendas parlamentares para a aquisição de patrulhas mecanizadas para os pequenos produtores do Estado. “A Lei do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] é minha, assim como das micro e pequenas empresas individuais. Também apresentei um projeto na Câmara Federal para a criação do Agente Comunitário de Agricultura Familiar. A proposta prevê a visita de técnicos às propriedades rurais dando suporte técnico e capacitando o agricultor”, lembrou.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.196.190.32) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=34482 ORDER BY id DESC