SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=23671 LIMIT 1
O Documento - Fávaro inaugura 1ª etapa do aeroporto de Querência com pista asfaltada

INTERIOR

Fávaro inaugura 1ª etapa do aeroporto de Querência com pista asfaltada

Por: Reportagem Local
Vice-governador, Calos Fávaro: O aeroporto de Querência passa a contar com uma pista de pouso e decolagem pavimentada com 1.500 metros de extensão
Vice-governador, Calos Fávaro: O aeroporto de Querência passa a contar com uma pista de pouso e decolagem pavimentada com 1.500 metros de extensão
Foto de Rafael Manzutti

Importante município para a expansão e desenvolvimento da nova fronteira agrícola do estado na região do Xingu e Araguaia, Querência (927 km a Nordeste de Cuiabá) teve a primeira etapa do Aeroporto Municipal inaugurada nesta sexta-feira (21.07). Essencial para o crescimento do agronegócio, a unidade também será fundamental para fomentar o turismo étnico, já que o município é a porta de entrada para o Parque Indígena do Xingu.

Acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, prefeitos, deputados e lideranças locais, o vice-governador Carlos Fávaro participou da inauguração. Ele enalteceu a importância do aeroporto para o desenvolvimento da região, que tem uma economia pujante, por ser destaque na produção de grãos.

“Essa obra não significa só um exemplo de riqueza para que aeronaves venham aqui, essa obra representa a oportunidade de salvar vidas. De trazer investimentos, empresas e gerar empregos e desenvolvimento a região. Nós também estamos preparando para fazermos as mesmas melhorias nos aeroportos dos municípios de Canarana, Juara e Nova Xavantina”, disse o vice-governador.

O aeroporto de Querência passa a contar com uma pista de pouso e decolagem pavimentada com 1.500 metros de extensão, além de uma cerca operacional para dar mais segurança aos usuários e operações diárias.

As obras fazem parte de um convênio firmado entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Seretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), e o Executivo Municipal. A unidade é a primeira a ser inaugurada com o novo modelo de Gestão Aeroportuária da Sinfra, que preza pela atenção aos projetos de infraestrutura e segurança operacional, como também a capacitação do administrador aeroportuário local.

“Se fosse para licitar essa obra, ela passaria de R$ 7 milhões e a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado proporcionou que o investimento não ultrapassasse de R$ 3,3 milhões e sem perder a qualidade. Graças à determinação e o empenho do prefeito Fernando Gorgen, esta obra foi feita em tempo recorde e com qualidade”, ressaltou Carlos Fávaro.

A Sinfra elaborou um novo projeto para readequação e reestruturação do aeroporto. Nele, constam o balizamento, pavimentação da pista e a construção de cerca operacional padrão. O objetivo é modernizar a unidade e preparar para o aumento de uma futura demanda.

“Mato Grosso já deu sinais claros que atingiu a excelência na produção agrícola e, para avançar mais, precisamos ter uma infraestrutura aeroviária melhor. É por meio do aeroporto que chega o investidor, o empresário e que chegará também o médico, sairá o doente e mudará a qualidade de vida de uma região”, pontuou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

Para o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, o aeroporto trará grandes avanços para o crescimento e desenvolvimento econômico da região. Ele lembrou que fez uma proposta de parceria com o governador Pedro Taques para que fizessem a obra juntos.

“Eu propus o convênio para fizéssemos esta obra juntos e desta parceria saiu este aeroporto, que é importante para o município e para a região do Araguaia. Em breve, tenho certeza que teremos linha aérea em Querência. Este é o primeiro passo e é assim que conseguiremos atrair investidores para o município, e estes investidores que vão trazer emprego e renda para a região”, enfatizou o prefeito.

O aeroporto de Querência segue rigorosamente as legislações aeronáuticas pertinentes, conforme prerrogativas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA).

Programa Voe MT

Em Mato Grosso, as obras em aeroportos integram o programa Voe MT, em que a Sinfra e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) atuam em conjunto para melhoria das unidades.

Por meio do Programa Voe MT, o Governo de Mato Grosso ampliou de três para cinco o número de aeroportos que têm voos regulares. As unidades de Barra do Garças e Sorriso entraram em operação nesta gestão. O foco do programa é avançar na infraestrutura dos aeroportos, como ocorreu em Querência.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.224.102.26) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=23671 ORDER BY id DESC