SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=21049 LIMIT 1
O Documento - Secretarias de Educação emitem alerta em MT sobre jogo da Baleia Azul

BRINCADEIRA MORTAL

Secretarias de Educação emitem alerta em MT sobre jogo da Baleia Azul

Por: Silvana Bazani
Fonte: Especial para o Documento
 Mato Grosso já registou uma morte e diversos adolescentes foram identificados como participantes do jogo
Mato Grosso já registou uma morte e diversos adolescentes foram identificados como participantes do jogo
Foto de Reprodução

Diante da ameaça à segurança e integridade física de crianças e adolescentes com a disseminação de “brincadeiras mortais” nas redes sociais, as secretarias de Educação começaram a emitir alertas. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) repassaram orientações à comunidade escolar.

A preocupação com crianças, adolescentes e jovens foi potencializada após a difusão entre esse público de um jogo popularizado como Baleia Azul e que já provocou vítima no Estado. Na quarta-feira (19), foi enviado à imprensa local alerta sobre mensagens instantâneas que induzem crianças a colocarem em risco a própria vida e de familiares. Trata-se de fotomontagem sobre um jogo denominado Fada do Fogo.

No jogo Baleia Azul os participantes – adolescentes e jovens – são convidados a cumprir 50 desafios propostos por um “curador”. O último desafio consiste em tirar a própria vida. Originalmente russo, o jogo se espalhou pelo Brasil e desencadeou investigações em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba e Rio de Janeiro. Em Mato Grosso, uma estudante de 16 anos foi encontrada morta em uma represa no município de Vila Rica (a 1,270 quilômetros de Cuiabá). Segundo a Polícia Militar, há indícios de envolvimento da jovem no jogo mortal. Outros 10 adolescentes e jovens mato-grossenses foram identificados pela Polícia como participantes do Baleia Azul, sendo que outra jovem já estaria na fase final do jogo, prestes a cometer suicídio. Os desafios são compartilhados por meio de aplicativos no celular. Os jogadores também compartilham vídeos de suicídio.

Outro perigo disseminado por aplicativos de mensagens instantâneas é “batizado” de Fada do Fogo. Consiste em uma fotomontagem (meme) com uma fada do universo do desenho Clube das Winx, contendo instruções macabras espalhadas inicialmente pelas redes sociais da Rússia. Basicamente, o “meme” instrui as crianças a ligarem o gás de cozinha durante a madrugada para, então, se tornarem fadas. Diante do risco de disseminação dessa atitude, a Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (Asmirg) enviou comunicado chamando a atenção para o problema.

A Seduc informou que aderiu à campanha de conscientização para a prevenção do suicídio na adolescência. Orienta os professores e coordenadores para que fiquem atentos a qualquer mudança comportamental nos estudantes. “Caso isso ocorra, a família do estudante deve ser avisada e orientada a buscar atendimento profissional adequado, visando ao bem-estar do adolescente”, diz trecho do comunicado.

Na Capital, a SME adota medida semelhante e repassa orientações às equipes gestoras das escolas para ajudar a prevenir o problema. A coordenadora de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Carmem Cinira, encaminha, na próxima semana, uma convocação dos gestores das 81 Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) para participarem de uma ação proposta pela pasta.  A intenção é promover a conscientização para a prevenção do suicídio nas escolas da rede municipal. O público alvo da campanha são os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Fundamental (4ª ao 8ª ano), enquadrados na faixa etária de 10 a 15 anos, que estão na pré-adolescência, fase em que as mudanças emocionais estão em pleno processo de desenvolvimento. 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.161.75.128) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=21049 ORDER BY id DESC