SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=4306 LIMIT 1
O Documento - Escola homenageia Cuiabá com jantar, eventos culturais e históricos. Veja mais 16 fotos

JD ITAMARATY

Escola homenageia Cuiabá com jantar, eventos culturais e históricos. Veja mais 16 fotos

Por: ÉRICA COSTA
Fonte: Editoria de Cidades
O envolvimento e apoio dos professores, técnicos e funcionários fez a Escola fazer uma homenagem bem original a Cuiabá pelos 296 anos
Dança do Siriri e Cururu, ponto alto da festa na EMEB 12 de Outubro
Dança do Siriri e Cururu, ponto alto da festa na EMEB 12 de Outubro

As comemorações alusivas ao 296 aniversário de Cuiabá não ficaram apenas nas inaugurações e eventos oficiais: com criatividade e espírito cívico, a Escola Municipal 12 de Outubro (no Jardim Itamaraty) setor noroeste da Capital fez uma bonita festa envolvendo alunos, pais de alunos, comunidade, professores e técnicos, com o tema “Cuiabá, Cuiabá”. 

A festa realizada no último fim de semana evocou as tradições cuiabanas, a sua história, a cultura e o folclore, como explica a diretora da EMEB, Maria Georgina Guia Pereira Souza: “Em comum acordo com os colegas e com os pais e alunos fizemos uma homenagem à nossa cidade associando cultura, lazer e história. Assim foi fácil e prático passar aos nossos alunos os valores da nossa terra”, explicou ela.

O coordenador Pedagógico da escola, Michelangelo Henrique Batista, disse que levar às crianças e jovens conhecimento, mostrar-lhes as manifestações culturais, a importância do civismo e contextos históricos implica em maior produtividade, em ampliação do saber. Ele destacou o empenho de todos os professores, técnicos, funcionários de todos os setores para uma festa que atraiu dezenas de pessoas da comunidade.

A escola foi toda decorada, de acordo com o tema, por nosso professor e artista plástico Ariovaldo Dutra, juntamente com sua equipe de decoração. Houve apresentações de danças típicas cuiabanas, como Siriri e Rasqueado, totalizando doze apresentações. Mostras culturais, com a cozinha genuinamente cuiabana e mostras artística, com a exposição de arte em tela do artista plástico Ariovaldo Dutra. Além do delicioso jantar, vendido a preço simbólico, que trouxe o seguinte cardápio: farofa de banana, maria-Isabel e baião de dois. 

Projetos

Atualmente a escola trabalha o projeto "Construindo e Contextualizando - Água: fonte de Vida e Conhecimento. E a diretora  Maria Georgina diz que a meta é alcançar o Ideb 7.

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.82.29.141) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=4306 ORDER BY id DESC
  • 0
    2
    Autor:
    Quero agradecer em especial toda equipe ao empenho de todos envolvidos sou grata por fafazer parte da família 12 de Outubro por valorizar a cultura cuiabana e levar a diante toda essa riqueza aos olhos da população cuiabana fico muito feliz.
  • 0
    2
    Autor:
    muito lindo principalmente a dança espanhola a qual minha querida filha e aluna AMANDA BASTOS participou tomara que se repita por muitos....
  • 0
    3
    Autor:
    Parabéns, estavam lindos os alunos, princialmente os meus amores.
  • 0
    5
    Autor:
    Fico feliz, e agradeço ao site pela bela reportagem e por acreditar na educação publica. Me sinto honrada em fazer parte desta equipe maravilhosa da EMEB 12 DE OUTUBRO. Parabéns a todos os profissionais que contribuíram de alguma forma para que esse evento fosse realizado com muito sucesso.
  • 0
    9
    Autor:
    É muito prazeroso ver o resultado de um trabalho realizado com carinho e dedicação. Parabéns a toda equipe da EMEB 12 DE OUTUBRO.
  • 0
    4
    Autor:
    As festividades relacionadas a cultura cuiabana gera um movimento muito importante na escola. As crianças aprendem a respeitar e conviver com a diferença. Música, comida, linguajar mostra a força de uma cultura. Pessoas alegres e receptivas é a marca deste povo . Foram dias de estudo e uma noite de lindas apresentações. Alunos , pais e profissionais da escola festejaram com alegria.
  • 0
    9
    Autor:
    Como professor e atualmente na função de articulador, fico muito feliz, de ter tido a oportunidade de contribuir um pouquinho junto com todos, na organização e realização deste evento. São dez anos que venho junto com esta comunidade escolar , participando e percebendo o esforço que cada educador desta unidade educativa vem fazendo não só na perspectiva de uma educação pública de qualidade, como também, na construção de um espaço de trabalho onde a harmonia a cooperação e a solidariedade, sejam a base de nossa convivência diária. Aproveito para agradecer o apoio e solidariedade da professora Osvanira, colega de longos anos, o seu companheiro Jornalista Jorge Maciel, pela presença em nossa festa e a reportagem feita e a Professora Clarina que durante sua passagem como gestora desta escola, nos deixou exemplos que estamos seguindo. Grato a todos, que de um jeito ou de outro, acredita na educação pública em nosso país.
  • 0
    14
    Autor:
    Parabéns ao Site O Documento por valorizar os trabalhos realizados pelas equipe da escola 12 de outubro e parabenizo também a equipe da escola pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado.