SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=19929 LIMIT 1
O Documento - Empresários avaliam visita ao Canadá com foco na expansão da mineração

MISSÃO MT

Empresários avaliam visita ao Canadá com foco na expansão da mineração

Por: Da Redação
O principal objetivo da Missão foi alcançado- aproximar mineradores e prefeituras do estado junto aos investidores do setor. Desta forma foi criado um canal de comunicação entre a SEDEC/Desenvolve -MT com investidores e autoridades públicas do setor de mineração do Canadá.
No total foram realizadas 20 reuniões pré- agendadas e algumas reuniões com contatos que foram estabelecidos durante o tour realizado.
No total foram realizadas 20 reuniões pré- agendadas e algumas reuniões com contatos que foram estabelecidos durante o tour realizado.
Foto de Odoc

Integrantes da Missão Mato Grosso realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e Desenvolve – MT retornam ao Brasil, após participarem da Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, no Canadá, local onde os novos negócios da mineração mundial são iniciados.

De acordo com os dados divulgados pela PDAC, o evento deste ano contou com mais de 15 mil visitantes em 4 dias de feira. Importante mencionar que o evento conta com duas áreas de feiras de negócios e tecnologia, e uma área de investidores e palestras que acontecem durante todo o período.

O secretário da SEDEC acredita que a Missão foi importante por reunir o setor público e empresários ligados a mineração para mostrar o potencial de Mato Grosso.

“Abrimos caminho para a atração dos investimentos que tanto precisamos para o desenvolvimento da cadeia  da mineração do estado. Tivemos condições de receber muitas instruções  de tecnologia sobre o mercado mineral no mundo. Desta forma podemos  criar  as melhores politicas e dar todo o apoio que o setor precisa para gerar desenvolvimento, gerar renda e emprego  para Mato Grosso”, afirma Ricardo Tomczyk.

Segundo João Gebara, diretor de projetos da Desenvolve – MT, é impossível discutir atração de investimento em mineração sem considerar participar do PDAC.  “Esta edição 2017 contou com grande público internacional, distribuídos em uma série de pavilhões dos principais países com tradição em  extração, tecnologia e investimento em mineração”, frisou.


Foto de Odoc

A região de Apiacás, a 700 km de Cuiabá, foi representada pelo prefeito do município, Adalto Zago (PSDB). O gestor define a Missão como um avanço para a mineração estadual pelas mudanças sinalizadas através do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho  (PSB), e a experiência trocada com investidores canadenses.

“As mudanças que  o Ministro quer  fazer a respeito do marco regulatório (da mineração) que é antigo, é de 40 anos atrás, nos deixou muito satisfeito.  Vai facilitar a capitação de recursos, de investimentos no setor mineral em nosso país.  Nós  fomos  ao Canadá na esperança de buscar recursos, investimentos, mas aprendemos muito mais do que isso. Aprendemos que nós temos que nos organizar,  mudar a nossa legislação, organizar os mineradores,  garimpeiros do Brasil em forma de cooperativas, em forma de associações pra que venha facilitar o desenvolvimento do estado”, avalia Zago.

O principal objetivo da Missão foi alcançado- aproximar mineradores e prefeituras do estado junto aos investidores do setor. Desta forma foi criado um canal de comunicação entre a SEDEC/Desenvolve -MT com investidores e autoridades públicas do setor de mineração do Canadá.

O grupo encerrou a missão com quatro potenciais negócios em andamento que devem resultar em uma breve visita da equipe contatada ao Mato Grosso.

Nas agendas prospectadas no evento, ganham destaque para as reuniões que as cooperativas de ouro e diamante fizeram com um grande grupo canadense de mineração, que prevê aumento nos investimento para o próximo ano no Brasil.

A delegação do Mato Grosso contou com a participação de 30 integrantes, incluindo o secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) -  Ricardo Tomczyk, o  deputado estadual - Oscar Bezerra (PSB), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Companhia Mato-Grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso (METAMAT), e as prefeituras de Alta Floresta, Apíacas, Juína, Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Jaciara e Rondonópolis, COOGAVEPE, COPRODIL e COOPERATIVA de Poconé.

Os participantes fizeram um tour na feira, visitando os stands das províncias canadenses de Ontario, Columbia Britânica, Quebec e Nova Escócia, onde foi discutido sobre financiamentos para pesquisa e prospecção. Dentre os assuntos discutidos destacam-se licenciamento digital, legislação e formas de tratativas com a população indígena, chamada de First Nations no Canadá.

No total foram realizadas 20 reuniões pré- agendadas e algumas reuniões com contatos que foram estabelecidos durante o tour realizado.

A participação do estado no PDAC já condicionou em uma fusão entre o Consórcio Portal da Amazônia e Vale Teles Pires formando um bloco regional com 17 municípios.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.205.251.237) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=19929 ORDER BY id DESC
  • 0
    0
    Autor:
    O Governo ainda que acabar (extinguir) a Metamat? MT é rico em mineração.