SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=28495 LIMIT 1
O Documento - Empresa de energia da China pode investir em Mato Grosso

ENERGIA

Empresa de energia da China pode investir em Mato Grosso

Por: Da Redação
Chineses estão interessados em parcerias comerciais
Chineses estão interessados em parcerias comerciais

Na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) recebeu a visita de dois representantes da empresa chinesa de energia Corona Energy Technology, Lawrence Liu e Henrique Kao para uma conversa informal sobre a possibilidade de parcerias em novos negócios.

O encontro, que contou com a presença do secretário da Sedec, Carlos Avalone e de representantes da agência Desenvolve MT, serviu para apresentar aos visitantes um pouco do atual cenário econômico mato-grossense, com dados e números que revelam o potencial do Estado.

Entre os objetivos da dupla, consta a intenção de instalar uma fábrica de placas solares em Mato Grosso, já que são oriundos de uma grande companhia especializada na produção de produtos de energia eólica e fotovoltaicos e que também atua na comercialização de equipamentos de energia solar como controladores, inversores, produtos domésticos, energia híbrida, entre outros.

“Nossa intenção é conhecer um pouco mais o Estado, saber como podemos investir e sermos parceiros comerciais. Também temos interesse em outros produtos como carne e café, bem como, na área da piscicultura, e sabemos que Mato Grosso é muito forte na exportação dessas commodities. No mundo todo vem se observando o crescimento das energias alternativas, sustentáveis e queremos explorar isso e atingir os países da América Latina”, explicou o diretor operacional, Henrique Kao.

Ainda conforme Kao, de olho no mercado externo, em 2017, a Corona abriu um escritório de vendas para organizar estratégias, foi então que o mercado brasileiro se tornou um dos seus pontos de foco devido à sua taxa de eficiência energética e ao mercado doméstico de energia. No ano passado, a Corona Technology instalou em São Paulo uma filial brasileira e já começa a fechar negócios, como por exemplo, em Rondônia onde conseguiu montar um sistema de irrigação solar voltada para a agricultura.

Pela vocação natural do Estado no segmento ‘agro’, este ponto chamou a atenção e os chineses fizeram questão de explicar que o sistema pequeno que comporta quatro placas solares pode beneficiar os produtores e agricultores locais, pois tem custo inicial de cerca de R$6 mil.

Ciente de que o grupo já está firmando parcerias em outros Estados, como Rondônia e Pará, Avalone ressaltou algumas características que fazem de Mato Grosso um local oportuno para investir, tanto pela sua localização estratégica tendo como vizinhos, países sul-americanos como a Bolívia e o Paraguai, e as rotas de escoamento do produto que podem ser feitas pelos rios, além da ZPE de Cáceres que está sendo construída e irá facilitar as operações de importação e exportação. “Queremos continuar no radar de vocês, peço que voltem para realizarmos outras conversas futuras e, quem sabe, firmarmos parcerias, pois, apesar do gigantismo nos números apresentados aqui, o atual governo também se preocupa com a questão ambiental e vem atuando para reduzir impactos, é aí onde a energia solar pode ajudar”, avaliou.   

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.80.87.62) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=28495 ORDER BY id DESC