SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=34469 LIMIT 1
O Documento - Vazio sanitário da soja termina no sábado em Mato Grosso

DEFESA

Vazio sanitário da soja termina no sábado em Mato Grosso

Por: Da Redação
Produtores rurais do estado estão autorizados a iniciar a semeadura a partir deste domingo
Produtores rurais do estado estão autorizados a iniciar a semeadura a partir deste domingo

Os agricultores de Mato Grosso estão autorizados a plantar soja a partir do dia 16 de setembro. É que no sábado (15) termina o vazio sanitário no estado, período de 90 dias em que é proibida a existência de plantas vivas de soja nas lavouras.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa é de uma produção de 32,3 milhões de toneladas da oleaginosa, cultivados em 9,5 milhões de hectares no estado.

De acordo com o gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Daniel Pasculli, o plantio não começará massivamente após o final do Vazio Sanitário. O tempo ainda está seco na maioria das regiões do estado e é preciso aguardar a regularização das chuvas, diz.

Pasculli reforça que os agricultores precisam se ater, no início da safra, à qualidade das sementes que estão chegando às propriedades rurais. As condições de transporte e armazenagem das sementes na fazenda são fundamentais para manter a qualidade até a hora da semeadura, afirma.

A Aprosoja desenvolve o programa Semente Forte, que tem o objetivo de coletar sementes, dentro das especificações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para fazer um levantamento de qualidade do insumo que está chegando na propriedade e, também, fazer uma orientação de como deve ser armazenada. O produtor rural que quiser entender mais sobre o programa pode entrar em contato com a gerência de Defesa Agrícola, pelo e-mail defesa@aprosoja.com.br.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.82.79.137) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=34469 ORDER BY id DESC