SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=25461 LIMIT 1
O Documento - Feira de produtos da agricultura familiar chega ao bairro Ipase

VÁRZEA GRANDE

Feira de produtos da agricultura familiar chega ao bairro Ipase

Por: Da Redação
Todas as sextas-feiras, nas quadras de esporte do bairro Ipase a comunidade local terá uma diversidade de produtos hortifrutis da feira itinerante
Todas as sextas-feiras, nas quadras de esporte do bairro Ipase a comunidade local terá uma diversidade de produtos hortifrutis da feira itinerante

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, abre mais um ponto de acesso à população aos produtos da agricultura familiar. Todas as sextas-feiras, nas quadras de esporte do bairro Ipase a comunidade local terá uma diversidade de produtos hortifrutis da feira itinerante . Com o novo local de funcionamento, Várzea Grande passa a oferecer cinco pontos de acesso à população. Os pontos estão localizados na praça do bairro Jardim Glória II, no Paço Municipal , no Várzea Grande Shopping, na Central de Abastecimento de Agricultura Familiar na Avenida Mario Andreazza e agora no bairro Ipase.

O projeto “Nossa Feira Itinerante VG”  têm papel de destaque no escoamento da produção advinda da agricultura familiar, que tem grande representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) do município. São 911 famílias que vivem e sobrevivem do ambiente rural no município garantindo toda semana a chegada de frutas, verduras e legumes frescos na mesa do Várzeagrandense. Conforme dados da Secretaria, a localidade rural que possui maior movimentação econômica atualmente é o Distrito do Limpo Grande. Além da liberação dos espaços e estrutura física de barracas personalizadas aos feirantes, feito pela Prefeitura, o Município também auxilia na comercialização e assistência técnica a essas famílias.

“A feira livre pode ser considerada a mais significativa opção disponível para os pequenos agricultores de base familiar comercializarem seus produtos. Temos que levar em consideração aspectos relacionados a fatores climáticos, sazonalidade do produto, preços dos produtos e regularidade da oferta. Os agricultores familiares, que optam pela feira livre, têm como principais condicionantes a questão do relacionamento direto com os consumidores, onde os mesmos criam vínculos sociais, criam-se oportunidades para conversas e negócios  entre o produtor e o consumidor final, além de oportunizar as famílias acesso a produtos frescos e mais barato”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.

A secretária Helen explica que considera-se a agricultura familiar um meio de produção importante por sua função ambiental, econômica e social. “Ambientalmente, a forma de utilização da terra tem efeitos benéficos ao meio pela produção orgânica; sob os aspectos econômicos, a agricultura familiar atua como um meio de sobrevivência das famílias, sendo fonte de trabalho e renda, em relação ao aspecto social ela pode garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas por se tratar de produtos orgânicos e de base agroecológica”.

Segundo dados da Secretaria, a agricultura familiar é responsável pela geração de mais de 80% da ocupação das áreas rurais do município e, por cerca de 50% da produção agrícola que é direcionada à mesa do várzeagrandense. “Atualmente a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos várzeagrandenses vem das pequenas propriedades. A agricultura familiar favorece emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivo e o menor uso de insumos industriais”, menciona Helen Farias.

O projeto “Nossa Feira Itinerante VG” é hoje um incentivo à agricultura familiar. “Esse projeto baseado na agricultura sustentável e, principalmente, nos agricultores familiares, não é apenas uma proposta de política publica para o setor rural, mas também uma necessidade como condição de sobrevivência para a economia de um grande número de famílias. Isso sem falar na inclusão desses produtos orgânicos na merenda escolar das escolas municipais de Várzea Grande. O  setor rural também  contribui para o desenvolvimento da cidade”, conclui a secretária.

Na feira itinerante de produtos da agricultura familiar encontra-se de tudo,a exemplo  melancia, ,abacate,laranja, mexericas, tamarindo, abacaxi, abóbora, batata doce e inglesa, couve, alface, tomate, temperos, salsinha, cebolinha,maxixe,jiló,rúcula,entre outras além de  produtos naturais como mel, ovos, galinha, queijo, doces artesanais, plantas medicinais e uma infinidade de itens a exemplo dos quitutes preparados nos locais, como os famosos pastéis que garantem o sustento de famílias inteiras.

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.227.127.109) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=25461 ORDER BY id DESC
  • 1
    0
    Autor:
    Horário da feira??